quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Dengue: Ciclo Biológico do Mosquito

Imagem capturada na Internet



Como muitos sabem, a epidemia do Dengue em nosso município diminuiu, mas não passou. Muitas pessoas ainda estão sendo infectadas e, por isso, medidas preventivas devem continuar.

Devemos evitar o acúmulo de água nos pratos de plantas, garrafas abertas e pneus expostos às chuvas. Aprenda como é ciclo biológico do mosquito transmissor da Dengue, o Aedes Aegypti.

O Dengue é uma doença viral febril aguda, causada por vírus, e de sintomas muito semelhantes aos de outras doenças, sendo confundido como uma gripe, rubéola, sarampo, etc. Sua evolução pode ser benigna, na forma clássica, e, grave, quando se apresenta na forma hemorrágica.

O transmissor do Dengue é mosquito Aedes aegypti, que também transmite a Febre Amarela. A transmissão se faz pela picada da fêmea do mosquito.

Imagem capturada na Internet

O vídeo abaixo apresenta o ciclo biológico do mosquito Aedes Aegypti. Vale a pena conferir como se dá o desenvolvimento deste para entender, inclusive, o perigo do acúmulo de água.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Devemos tomar bastante cuidado. Por que você pode está fazendo sua parte como: tirando água nos pratos de plantas etc.
    mais seu vizinho ou outras pessoas não esta nem aí. Você corre o risco de pega dengue também!
    Então vamos alerta os seus vizinhos, amigos... Cada um fazendo sua parte acaba com a dengue...
    Eu faço minha parte e você?

    ResponderExcluir