sábado, 20 de setembro de 2008

III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente







Tal como comentei, anteriormente, embora esteja inscrita no III CNIJMA da Escola Municipal Dilermando Cruz, inclusive, como palestrante, eu não participei da Abertura do mesmo, ocorrida no último dia 18/09 (quinta-feira), pois o horário coincidiu com a palestra sobre o tema "O Continente Africano: do Século XVIII ao XXI", o qual faz parte do Ciclo de Palestras sobre a "História e Cultura Afro-Brasileira", promovida pela Secretaria Municipal de Educação (RJ) - Departamento Geral de Educação.

A palestra foi proferida pela Professora Doutora Edna Maria dos Santos (UERJ) e vou ser sincera, a palestra foi M A R A V I L H O S A!

A referida professora domina muito, pois além de trabalhar diretamente com o tema, ela conhece a realidade do continente africano (já fez muitas viagens para a África) e as obras de escritores africanos (os mais conhecidos), entre os quais, alguns já vieram para o Brasil.

Ela conseguiu prender a atenção de todos desde o início até o final da palestra. Pena que o tempo acabou e o assunto não se esgotou... Nem teria como, diante da riqueza e diversidade cultural que imprime ao continente e a história dos povos africanos. Povo, não! Povos, mesmo!

A próxima palestra será no dia 23 do mês em curso, com a mesma palestrante, mas o horário não coincide com o da Conferência. Por isso, com certeza, estarei participando dos dois eventos.

Com relação à III Conferência Nacional Infanto-Juvenil do Meio Ambiente soube, através da professora Sandra Amadeu, que a Abertura foi ótima! Segundo a mesma, o número de alunos foi superior ao da Conferência anterior (2005).

Ela disse que todos os alunos se mostraram interessados e com ótima participação no primeiro dia. Gostei de saber disso, embora saiba que - em geral - quem se inscreve neste tipo de evento, mesmo sendo da faixa de adolescente, é porque tem interesse e, realmente, quer participar para aprender mais.

A professora responsável pela realização e organização da mesma, Sueli Vieira (por sinal, minha irmã), cedeu e enviou-me algumas fotos, as quais aproveito para postar neste espaço.

Credenciamento: entrega do material e dos crachás aos alunos e professores participantes
Imagem cedida pela profa Sueli Vieira

Canto do Hino Nacional

Depois do Hino Nacional, das palavras da Direção e da Coordenação Pedagógica

os alunos acompanharam e cantaram a música "Você Faz Parte"

A aluna Rayanne do Núcleo de Adolescente lendo a letra da música

Coordenadora Márcia Ruggi junto com as professoras Sueli Vieira (ao seu lado) e

Sandra Amadeu (História, lado direito)



Fala da Coordenadora Márcia Ruggi




Formação de grupos de alunos de acordo com os temas terra, ar, água e fogo,
sob a orientaçào de um professor (discussões e levantamento de atitudes positivas)


Um comentário:

  1. Senti muito a sua falta, pois estamos juntas ( Sueli;Marli, Sandra e Roberto) nas três conferências. a primeira em 2003, a segunda em 2005 e a terceira 2008. O primeiro dia foi mesmo maravilhoso e fiquei feliz com os alunos.

    ResponderExcluir