sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Dica de Site: EOUrbana




Imagem capturada na Internet


Como todos sabem, o conceito de Espaço Geográfico envolve a relação do homem com a natureza mediado pelo trabalho, ou seja, é o espaço construído e modificado pelo homem ao longo do tempo.

E o poder do homem sobre a natureza se expandiu à partir do domínio da técnica e o desenvolvimento das ciências e da tecnologia.

Para nós, geógrafos, perceber a evolução da ocupação e apropriação do espaço pelo homem, bem como os efeitos negativos e/ou positivos das mudanças neste é fundamental na compreensão de sua dinâmica ambiental.

Através da minha amiga, profa. Sandra Amadeu (História), conheci o site EOUrbana que oferece “ um passeio no tempo”, à partir de uma data específica, nos Arcos da Lapa (1750-1991), na Praça XV (1580 – 2002), no Largo da Carioca (1608-1999) e no Porto do Rio (1608 - 2002)

Além deste, podemos acompanhar o mesmo, sob vista aérea, através de imagens (mapas) do Maracanã, Centro, Marina da Glória., Lagoa, Copacabana, Zona Portuária e Corcovado, inclusive, demarcando as áreas que sofreram aterros.

Para ter uma visão das opções no “Passeio no Tempo” e nos “Mapas”, direcione na parte inferior, à esquerda e clique no mapa do site, ‘selecione um item e, depois de aberta a janela, clique na setinha.

É impressionante o grau de mudanças! Vale a pena conferir! Acesse AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário