quarta-feira, 24 de setembro de 2008

III CNIJMA: Terra

Terra: Biosfera/Biosdiversidade/ Desflorestamento
Tema do segundo dia da IIICNIJMA
Imagem cedida pela Profa Sueli Vieira



Ontem aconteceu o segundo dia da III Conferência Nacional Infanto Juvenil sobre Meio Ambiente na E. M. Dilermando Cruz e, ao mesmo tempo, deu-se início à série de palestras e discussões acerca dos quatro temas da Conferência: Terra, Ar, Fogo e Água.

No corredor do Auditório recebi, finalmente, a minha pasta e o crachá de identificação, uma vez que no primeiro dia, o da Abertura da Conferência, ocorrido no dia 18 o mês em curso, eu não pude participar.

Assinei a ficha de presença e pude perceber que cada aluno do NAM (Núcleo dos Adolescentes Multiplicadores) estava responsável por uma ou duas letras referentes aos nomes dos alunos participantes.

A Profa Sueli Vieira, que está responsável pela realização e organização do evento, montou uma estrutura bastante similar do que a gente vê em outros similares, voltados para um público adulto.



Imagens cedidas pela Profa Sueli Vieira


O Auditório estava lotado. Realmente, o número de alunos inscritos foi bem maior em relação ao evento de 2005. A professora Sueli Vieira abriu um maior número de inscrições este ano.


Auditório lotado
Imagens cedidas pela Profa Sueli Vieira

Isso representa muito mais o que um simples aumento no número de inscritos, pois significa, sobretudo, que o perfil de muitos alunos já começa a mudar.

Fiquei muito feliz ao ver muitos alunos de minhas turmas, principalmente, os da Turma 1805. Adorei ver, entre os de tantas outras turmas, a Tamires Eduarda, o Wilson, o Victor e o Ruan.

É muito bom ver que vocês estão se envolvendo, cada vez mais, em outras esferas de participação de âmbito no ambiente escolar. Valeu! Como vocês, mesmos, dizem!

A primeira temática versou sobre o tópico Terra e tivemos dois convidados: a profa Angélica da Secretaria Municipal de Educação (SME) e o engenheiro florestal Sérgio da Secretaria de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro (SMAC), que ministrou sobre o tema do dia.

Antes de serem iniciados os trabalhos, propriamente ditos, todos os presentes cantaram o Hino Nacional e, logo depois, um aluno leu uma mensagem sobre o Incêndio na Floresta, cuja leitura foi acompanhada por todos os alunos, professores e convidados participantes.



Momento do canto do Hino Nacional
Imagens cedidas pela Profa Sueli Vieira



Aluno participante da IIICNIJMA lendo a mensagem do dia
Imagens cedidas pela Profa Sueli Vieira


Dando continuidade a este primeiro momento, os alunos integrantes do NAM (Núcleo de Adolescentes Multiplicadores), sob a coordenação da própria professora Sueli Vieira, fizeram uma apresentação musical intitulada "Aquecimento Global, o que posso fazer".

Além da música, o grupo relatou - sob a forma de poesias - os problemas de degradação e as soluções, bem como o quê a escola anda fazendo em termos das questões ambientais.

Segundo a Profa Sueli Vieira, a apresentação musical constitui uma produção do grupo no âmbito do Projeto Tecendo Redes por um Planeta Terra Saudável, da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), do qual a escola se encontra associada através do Núcelo dos Adolescentes Multiplicadores (NAM).

A apresentação foi muito bonita e os efeitos das laternas, no início e no final, foram lindos! Os alunos estão de parabéns, assim como a professora.

Não falo isso pelo simples fato dela ser minha irmã, mas qualquer um que a conhece e sabe do seu trabalho, reconhece o quanto ela se dedica a tudo que se envolve e acredita.

Realmente foi muito bonito!








Imagens cedidas pela Profa Sueli Vieira

Foram exibidos, ainda, alguns filmes, como o da Chuva Ácida e outras apresentações realizadas no âmbito do trabalho desenvolvido pela referida professora com o NAM.

Dando prosseguimento a programação, a profa Angélica teceu algumas palavras sobre o evento em si e o papel que a escola vem desenvolvendo nesta linha de trabalho, principalmente, através da profa Sueli Vieira.

Depois, o engenheiro florestal Sérgio tomou a palavra e, posteriormente, conduziu a temática do dia sob a forma de dinâmicas, sendo uma antes do intervalo do recreio e, a outra, após o retorno da pausa para a merenda escolar.



Sr. Sérgio (Engenheiro Florestal) iniciando seu debate



Professoras Margarida (Lingua Estrangeira) e Sandra Amadeu (História)
Imagens cedida pela Profa Sueli Vieira


A primeira dinâmica versou sobre "a poluição sonora na escola" e constou de textos, os quais foram entregues aos alunos.

Os alunos, organizados em grupos, discutiram a respeito do tema e do material textual recebido, formularam as razões da ocorrência deste tipo de poluição no ambiente escolar e, depois, um aluno de cada grupo foi até a frente, relatar os pontos destacados por eles mesmos.

Na verdade, até mesmo no próprio ambiente da Conferência, houve momentos em que a agitação e o aglomerado de quase 100 alunos mais professores e convidados fez com que a mesma (poluição sonora) transparecesse in loco.

Após o retorno do intervalo, a segunda dinâmica desenvolvida pelo engenheiro florestal foi direcionada para que os mesmos grupos confeccionassem um cartão, com a escolha de uma imagem que estivesse de acordo com o texto impresso na folha do cartão.









Imagens cedidas pela Profa Sueli Vieira


Além da leitura e da escolha da imagem, cada grupo deveria levantar propostas voltadas para um meio ambiente mais equilibrado.

O passo seguinte consistiu na escolha de um representante, que foi até a frente para defender as propostas de seu grupo. Abaixo, postei apenas as imagens de dois alunos, embora a Rayanne do NAM (imagem abaixo) tivesse lido mais de um rol de propostas devido a timidez de muitos, cada grupo teve expostas, oralmente, as suas propostas.


Imagens cedida pela Profa Sueli Vieira



Antes do encerramento, a Profa Sueli Vieira exibiu o clipe da música Você faz Parte. A euforia foi geral. Esta música acabou sendo escolhida como música-tema da Conferência, deste ano, pelos próprios alunos.

3 comentários:

  1. Marli!
    Fiquei emocionada em ler o seu blog em relação ao 2° dia da Conferência. Obrigada pelos elogios e falo também pelos meus alunos. Sem eles não teria dado certo. Mas não posso deixar de relatar que sem o apoio dos professores: Marli, Sandra, Margarida, Roberto, Alessandra, angélica( amiga desde a proposta da IICNIJMA) , Sr Sergio, Marcia e direção,o evento não sairia como saiu. A proposta já está escolhida...vamos por em prática!!!
    Gostaria de relatar que desde a I CNIJMA estamos juntos, posso ficar responsável pela organização( eu e o NAM) mas sem vocês nada seria especial, maravilhoso ,rico e fantastico. É um momento onde damos a oportunidade dos alunos participarem das questões da vida. parabéns para todos.

    ResponderExcluir
  2. Todos os projetos nos quais a profª Sueli envolve-se em prol da Educação, são garantia de SUCESSO.
    Não poderia passar por aqui, sem registrar a minha total admiração pelo trabalho que a querida professora vem desenvolvendo há anos.
    Gostaria de agradecer, em nome das pessoas sérias que tratam das questões educacionais em nosso Município, pelo trabalho grandioso
    e initerrupto que a professora Sueli vem realizando até agora.
    Sinto-me uma pessoa privilegiada de, num Universo de dimensões incomensuráveis, numa linha de tempo infinita, compartilhar a mesma época e o mesmo momento com educadora de tal gabarito e excelência.
    A professora cita colaboradores importantes, com toda a justiça, porém, se não fosse o seu empenho e dedicação, as coisas não aconteceriam desta forma.
    Parabéns, Profª Sueli Vieira.

    ResponderExcluir
  3. Que legaal ver essas fotos agora.. como todo mundo está tão diferente hoje em dia! Como eu melhorei também (era muito feia) rs!
    Foi muito boa a Conferencia, lembrança que vou levar pra sempre da Dilermando Cruz !!
    Eu fiz parte do nucleo (NAM) em 2008.
    Bj .. Kamyla Galdeano

    ResponderExcluir