sábado, 4 de outubro de 2008

III CNIJMA: Fogo


Na terça-feira, dia 30 de setembro, a palestra da III CNIJMA foi sobre o elemento Fogo (energia), tendo como palestrante o Prof. Roberto (Ciências).

O início da Programação do dia, coordenado pela Profa Sueli Vieira, contou com a exibição de alguns filmes, como por exemplo, sobre os Créditos de Carbono e da Biomassa.

Profa Sueli Vieira dando abertura ao quarto dia da IIICNIJMA


Imagem cedida pela Profa Sueli Vieira

O Prof. Roberto iniciou a sua palestra falando sobre a história do fogo retomando desde a sua concepção na Mitologia Grega.

Palestrante Prof. Roberto




Imagens cedidas pela Profa Sueli Vieira

Ele abordou sobre as diferentes fontes de energia, tanto as convencionais, as de maior impacto ambiental, como os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral etc) quanto as fontes alternativas, consideradas limpas, de fraco impacto ambiental, como a solar, a eólica etc.

De todas as fontes de energia, o referido professor destacou a questão do impacto ambiental, tendo em vista que, até mesmo, as consideradas limpas produzem níveis impactantes no meio ambiente.

Ele destacou, como por exemplo, a energia hidrelétrica que requer uma área alagada (lago artificial), onde há a retirada da população, de espécies animais e vegetais.

Sua palestra contou com apresentação, de cada fonte de energia, em Power Point .

O professor escolheu duas músicas bastante interessantes. A do Paulinho da Viola, que aborda o diálogo entre duas pessoas, enquanto a outra, de Clementina de Jesus, fala do progresso e seus efeitos.

Achei bastante interessante, principalmente, a segunda música, devido o seu contexto com a temática da III CNIJMA.


Intervenção e contribuição da Profa Margarida


Depois, o referido professor desenvolveu uma dinâmica centrada nas diferentes fontes de energia abordadas na palestra.

Os alunos se organizaram e cada grupo selecionou um tipo de energia alternativa, a qual considerassem mais apropriada para a nossa comunidade.






Dinâmica com os grupos dos alunos

Imagens cedidas pela Profa Sueli Vieira


Após a escolha da melhor opção, os componentes do grupo enumeraram as vantagens e, também, as desvantagens das demais em relação à escolha.

Cada grupo apresentou um orador que foi até a frente para expor as conclusões do seu grupo.



Imagem cedida pela Profa Sueli Vieira

Após o intervalo, a Profa Sueli Vieira apresentou, em Power Point. a proposta da II CNIJMA, ocorrida em 2005, e todo o processo evolutivo acerca do que foi feito em relação ao rio de Ramos.
Mais uma vez foi exibido o clipe da música Você faz Parte, a qual foi cantada de forma entusiasmada por todos.

A aluna Karolina, da turma 1803, também cantou sozinha, depois. Eu sai, logo em seguida, para resolver um problema na Secretaria e não pude acompanhar a sua apresentação.


A aluna Karolina cantando a música-tema da Conferência

Imagem cedida pela Profa Sueli Vieira


Nenhum comentário: