segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Refletindo sobre a Política 2: A Campanha x O Dever


POLÍTICOS APÓS A MORTE


Autoria desconhecida

Um senador estava andando tranqüilamente pela rua, quando foi atropelado por um caminhão e morreu. A alma dele foi para o Paraíso e, lá, ele deu de cara com São Pedro na entrada.

- Bem vindo ao Paraíso! – disse São Pedro. Antes que você entre, há um probleminha. Raramente vemos parlamentares por aqui, sabe, então não sabemos bem o que fazer com você.

- Não vejo problema algum... É só me deixar entrar. – respondeu o antigo senador.

- Bem que eu gostaria, mas tenho ordens superiores. Vamos fazer o seguinte: você passa um dia no Inferno e um dia no Paraíso. Ai, você pode escolher onde quer passar a eternidade.

- Não precisa, já resolvi. Quero ficar no Paraíso – diz o senador.

- Desculpe-me, mas temos as nossas regras...

Assim, São Pedro o acompanhou até o elevador e o senador desceu, desceu, desceu até chegar no Inferno. A porta abriu e ele se viu no meio de um lindo campo de golfe. No fundo, havia um clube e na frente deste estavam todos os seus amigos e outros políticos que haviam trabalhado com ele. Todos estavam felizes e em traje social.
O senador foi cumprimentado e abraçado por muitos. Todos começaram a falar dos bons tempos em que ficaram ricos às custas do povo. Jogaram uma partida descontraída e depois comeram lagostas e caviar.

Quem também estava presente era o Diabo; um cara muito amigável que passava o tempo todo dançando e contando piadas. Todos se divertiram muito até que, já era a hora de ir embora.
O senador e seus amigos se despediram e acenaram, enquanto o elevador subia, subia, subia até que a porta se abriu novamente. São Pedro estava esperando pelo senador.

- Agora é a vez de visitar o Paraíso.

O senador passou 24 horas junto a um grupo de almas contentes, que andavam de nuvem em nuvem, tocando harpas e cantando.
Tudo ia muito bem e, antes que ele percebesse, o dia havia se acabado. São Pedro retornou e o chamou.

- E aí? Você passou um dia no Inferno e um dia no Paraíso. Agora, escolha a sua casa eterna.

O senador pensou um minuto e respondeu:
- Olha, eu nunca pensei, mas... O Paraíso é muito bom, mas eu acho que vou ficar melhor no Inferno.

Então, São Pedro o levou de volta ao elevador e ele, novamente, desceu, desceu, desceu até o Inferno.
A porta se abriu e ele se viu no meio de um enorme terreno baldio cheio de lixo.
Ele viu todos os amigos com as roupas rasgadas e sujas catando lixo e colocando em sacos pretos. O Diabo foi até ele e passou o braço pelo seu ombro.

- Não estou entendendo – gaguejou o senador – ontem mesmo eu estive aqui e havia um campo de golfe, um clube, lagostas, caviar e nós dançamos e nos divertimos o tempo todo. Agora, só vejo esse fim de mundo, cheio de lixo e os meus amigos arrasados...

O Diabo olhou para o senador, sorriu e disse:
- Ontem, nós estávamos em campanha. Agora já conseguimos o seu voto!


Observação: Não preciso nem comentar, né?

Um comentário: