quinta-feira, 31 de julho de 2008

Informes aos Professores e/ou graduandos













SIMPÓSIO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ensinar e aprender no tempo do Ser criança

23 de Agosto de 2008

Endereço: Colégio Pedro II - Auditório Mario Lago
Rua Campo de São Cristóvão, 177, São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ
(em frente ao Centro de Tradições Nordestinas)


INSCRIÇÃO E INFORMAÇÃO:
http://www.wakeditora.com.br/

(21) 3208-6113 / 3208-6095

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Olhar Japonês: Série especial do Jornal da Globo

(Imagem capturada na Internet)

Pesquisando na Internet, descobri vídeos na Globo.com de reportagens sobre a cultura japonesa, que foram ao ar, no Jornal da Globo, no mês de junho.

Fazendo parte das comemorações dos “Cem Anos de Imigração Japonesa”, as reportagens fazem parte de uma série especial, intitulada “Olhar Japonês”, que foi exibida na semana de 09 a 13 de junho.

As reportagens mostram aspectos da cultura nipônica, enfocando desde a moda tradicional e a contemporânea, principalmente, em termos de vestuário e calçados, aos estilos musicais, o karaokê, os poemas, a arquitetura e os simbolismos existentes na relação casa e natureza configurados nos jardins.
Quem não assistiu, pode acessar e testemunhar, mais uma vez, a diversidade da cultura japonesa.

. A
primeira reportagem (Tempo: 6:23 min) retrata a moda no país, mostrando a versatilidade do emprego do tradicional e do contemporâneo. Este último sob a forte influência do mundo ocidental sobre o comportamento atual dos japoneses, principalmente, em termos de vestuário e calçados.

Você se arrisca em se vestir como uma “Lolita”, acompanhando o movimento Gothic Lolita, um dos maiores símbolos do Japão? Ou prefere o estilo “decora”, termo alusivo à árvore de Natal? Ou, ainda, prefere o vestir-se de forma tradicional, usando o Kimono?

Assista ao vídeo e opte...

. A
segunda reportagem
(Tempo: 6:37 min), com certeza vai agradar um número significativo de leitores, principalmente os da faixa infanto-juvenil, pois mostra o mundo das famosas histórias em quadrinhos (mangás) e das animações (animês).

. A terceira reportagem (Tempo: 6:16 min) da série mostra a arquitetura japonesa, construções e interiores que traduzem a cultura milenar sob a mistura de linhas simples e simbolismos, que traduzem serenidade, tal como o povo oriental se caracteriza.

Construções sólidas e, ao mesmo tempo, de estrutura flexível, de alta tecnologia, em razão da instabilidade tectônica, que responde por constantes terremotos e maremotos no país.

Além desses aspectos, destacam-se os jardins, com os seus elementos simbólicos de integração da casa com a natureza.

. A
quarta reportagem (Tempo: 5: 46 min) trata do Haikai, que é definido como um poema da sugestão, pois você não diz , apenas sugere. O mesmo, no Séc. XVII, foi associado ao pensamento budista (zen), ganhando e sugerindo a busca pelo equilíbrio.

Até, no Brasil, o Haikai influenciou alguns poetas e escritores.
A última reportagem da série (Tempo: 05:07 min) mostra a música moderna japonesa, resultante da absorção das influências do estilo musical ocidental, além do famoso Karaokê japonês.
Semana que vem, com a proximidade da Abertura dos Jogos Olímpicos, na China, vou postar alguns tópicos sobre este país emergente, o mais populoso e o terceiro maior em extensão territorial do mundo.

Esclarecimentos quanto à Campanha de Solidariedade - 2008


Obs.: A data apresentada na imagem está incorreta (Erro no sistema da máquina)
Imagem cedida pela aluna Vitória Moraes de Andrade


Gostaria de informar a todos, que ainda não postei nada a respeito do Concurso do Logotipo da Campanha de Solidariedade realizada na E. M. Dilermando Cruz e nem sobre o repasse das doações às duas Instituições beneficiadas (Hospital Mário Kroeff e Casa de Apoio à Criança com Câncer São Vicente de Paulo) em função de que muitos alunos ainda não me entregaram a Autorização de Imagem.

Estou aguardando o início do segundo semestre letivo, no próximo dia 04 de agosto, para receber os documentos que faltam e, assim, poder publicar, na íntegra, todo o processo de sufrágio do concurso do Desenho, da separação e da entrega das doações.

Começamos a tratar sobre os aspectos que deram certo e/ou errados na Campanha deste ano, solicitei um relatório à equipe principal e fiquei de marcar um novo Encontro para discutirmos a respeito destes.

Estive, também, conversando com a profa. Eliane de Castro Santos (responsável pelo processo inicial do espírito solidário na escola) sobre os resultados e a participação da Comunidade Escolar e ela, como sempre bem sensata, deu algumas sugestões a serem avaliadas pelo grupo e tomadas para a próxima Campanha.

terça-feira, 29 de julho de 2008

Mudanças no Espaço do Blog

Como muitos sabem, o meu domínio em relação a Blog (ou Weblog) é pouco e recente. A minha primeira experiência com este tipo de registro foi através e sob a forma de atividade em cursos de EAC (Experiência em Aprendizagem Colaborativa) da Escola Conectada (blog individual e coletivo).

Por minha condição de eterna aprendiz, estou sempre pesquisando na rede através de sites específicos com dicas acerca do mesmo, buscando sempre o seu aperfeiçoamento.

Além destes, pude contar com as orientações da minha amiga Cybele Meyer, que me deu a maior força, assim que o iniciei, respondendo e elucidando algumas dúvidas.

Em razão desta minha condição de aprendiz, a todo o momento, descubro recursos e novas ferramentas, dos quais posso aplicar e melhorar o meu Blog. Por isso, constantemente, faço e refaço o seu espaço.

Sendo assim, quero esclarecer aos leitores do meu Blog, que excluí a seção das enquetes por três motivos, a saber:

- as mesmas ocupam um grande espaço na parte lateral do Blog;
- este mesmo tipo de pesquisa (enquete) é feito na minha Comunidade do Orkut;
- a participação dos leitores votantes, sempre, se configurou muito baixa.

Diante desta minha decisão, sem consulta prévia aos leitores, estou registrando - sob a forma de gráficos - os resultados das três enquetes realizadas, as quais versaram sobre:
1. A quem deve pertencer a área da Floresta Amazônica? Concluída em 11/06 (às 14:19h);



2. Você lê quantos livros por ano? Concluída em 13/07 (às 20:16h);



3. A instabilidade tectônica, evidenciada pelos últimos terremotos, coloca em risco a segurança dos próximos Jogos Olímpicos a serem realizados na China? Concluída em 21/07 (às 16:55h).
 
Marli Vieira

Mangá: O Vento do Oriente (IBGE)

Título do Livro: O Vento do Oriente - Uma viagem através da imigração japonesa no Brasil

Código: 8987

Peso: 120g

Preço: R$ 10.00
 
Número de páginas: 96

Para quem demonstrou interesse e/ou curiosidade pela cultura nipônica, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publicou, em homenagem aos 100 anos de Imigração Japonesa, um mangá sobre a vinda dos imigrantes japoneses, dos seus sonhos, seu trabalho, sua cultura e sua sabedoria.
Escrita por André Uesato e Renata Corrêa, com ilustrações de Lícius Bossolan e Martha Werneck, a referida publicação se apresenta sob duas versões, simbolizando os dois lados da amizade (Brasil e Japão).

Lendo no sentido ocidental (Brasil) e folheando tal como estamos acostumados a fazer, vocês vão encontrar um pequeno resumo sobre a história da Imigração Japonesa no país e um guia sobre a arte do origami, inclusive, com passo a passo para fazer dois presentes diferentes.
 
Lendo no sentido oriental (Japão), de trás para frente, vocês vão encontrar um mangá que traduz a história de Tatá e Bruno, dois amigos que são transportados – em uma viagem ao tempo – percorrendo os principais acontecimentos que envolveram a comunidade japonesa em nosso país, desde a chegada dos primeiros imigrantes em 1908.

O mangá pode ser adquirido nas livrarias do IBGE ou em sua loja virtual, bem como em lojas conveniadas, como a Livraria da Travessa, no Centro do Rio, que o disponibiliza, também, através de seu endereço on line.
 
(Imagem capturada na rede)

domingo, 27 de julho de 2008

Vídeo: A Libertação de Ingrid Betancourt e a História das Farc

Em função do vídeo "A História das FARC" (Vídeo Globo.com), indicado por mim na postagem do dia 06/07 ("FARC: Sua História e sua Gente"), se encontrar indisponível, por não mais pertencer ao catálogo da Globovídeos, estou indicando um novo vídeo da mesma empresa, porém mais recente.

Além de enfocar os últimos acontecimentos envolvendo a guerrilha e a libertação de Ingrid Betancourt e mais 14 reféns, ele retoma a história das FARC, contida no vídeo anterior, cuja explanação é do Prof. Francisco Carlos Pereira (História Contemporânea, UFRJ).

Quem não chegou a assistí-lo, tem nova oportunidade e, quem o assistiu, pode revê-lo com dados mais recentes. Espero que gostem.


sexta-feira, 25 de julho de 2008

26 de Julho: Dia dos Avós

(Imagem capturada na rede)
 
Amanhã, dia 26 de julho, é comemorado o Dia da Avó ou, melhor, Dia dos Avós.

Na verdade, quando se fala em Avó, faz-se em referência às comemorações do Dia de Sant’Ana, pois é o dia da Mãe de Maria e Avó de Jesus Cristo.

A história religiosa conta, segundo diferentes fontes bibliográficas, que Ana e Joaquim, pais de Maria, viviam em Nazaré e eram donos de uma boa fortuna, o que lhes permitia dividir as rendas anuais em três partes: duas eram destinadas aos pobres e ao templo, sendo a terceira parte, reservada para eles mesmos.

Embora fossem felizes, estes viviam aflitos por não ter um filho. E, em razão disso, sempre rezavam pedindo ao Senhor que lhes desse a graça de ter uma criança.

Apesar da idade avançada do casal, o milagre aconteceu... tanto Joaquim quanto Ana tiveram uma revelação, por intermédio de um anjo, acerca do atendimento as suas preces.

O anjo do Senhor apareceu e comunicou que eles teriam a graça de ter uma menina, abençoada, a quem – mais tarde – foi batizada de Maria.
Por este milagre, Sant’Ana é considerada a protetora das mães e das mulheres grávidas.

Ana morreu quando sua filha Maria tinha apenas 3 anos. Suas relíquias se encontram na França, em Apt, na Diocese de Avignom.

No Brasil, a devoção à Sant’Ana foi trazida pelos colonizadores portugueses, sendo alimentada e transmitida às gerações subseqüentes.
A Igreja de Sant'Ana, no município do Rio de Janeiro, foi construída em 1814 e o seu endereço é Praça Dom Sebastião Leme, 11 - 20230-200 - Centro - Tel 2224-0710. Esta praça fica na rua do antigo e famoso prédio "Balança, mas não cai".
(Imagem capturada na rede)
As comemorações do Dia 26 de julho são, também, estendidas a São Joaquim, ou seja, são dedicadas aos Avós de Jesus, pois a Igreja Católica Apostólica Romana, em 1969, após a reforma litúrgica do Concílio Vaticano II, juntou – em um único dia (26 de julho) a comemoração dos pais de Maria (Sant’Ana e São Joaquim) à antiga festa de Sant’Ana.

Daí a razão de ora encontrarmos referências acerca desta data como Dia da Avó (Dia de Sant’Ana) ora como Dia dos Avós (Sant’Ana e São Joaquim).

E sendo assim, os avós de Jesus - São Joaquim e Sant’Ana - são considerados os padroeiros dos avós.

Apesar do seu significado estritamente religioso, a data vinculada aos avós vem ganhando, aos poucos, um sentido maior, comercial, através do incentivo à compra de presentes para os avós.

Devo destacar aqui, também, a diferença existente entre os papéis exercidos, principalmente, pelas avós. Lê-se muito acerca destas não terem nenhum compromisso em educar, sendo tratadas como aquelas cuja função é, exclusivamente, de deseducar.

Eu discordo, em parte, pois conheço avós que agem diferentemente. Por isso, eu as classifico como “avó-avó” e/ou “avó-educadora”.

Seguindo a premissa básica, a avó verdadeira (avó-avó) seria aquela que "estraga" toda a educação que os pais ensinam, mimando e deixando os netos fazerem o que quiser em casa. Enquanto, a “avó-educadora”, embora não deixe de paparicar, sabe intervir no momento certo de forma a educá-los corretamente.

Outro aspecto interessante e perceptível em nossa sociedade reside no fato da Taxa de Fecundidade do país apresentar distorções em relação à média de idade de reprodução, na escala mundial, tendo em vista o crescente número de gravidez precoce.

Meninas abaixo da idade média de reprodução (15 anos) já sendo mães e, concomitantemente, muitas avós assumindo a responsabilidade de criação e de educação em face à imaturidade da genitora menor.

Estes aspectos merecem discussões mais profundas, mas o meu objetivo principal é ressaltar a data de amanhã, o Dia dos Avós.

Por isso, finalizo, deixando uma poesia e os meus votos de um dia muito especial, em família, cheio de Paz, Amor e União a todos os avós. E, em especial, aos avós de minha filha Ana Carolina: Walter Pinto (in memorian) e Edith Fontes (avós maternos), Severina Alexandre e José Francisco (avós paternos).
Marli Vieira


QUERIDOS AVÓS

A vocês
que nos cercam de muito carinho,
de muito amor.

Que nos fazem todas as vontades.
Que nos dão tudo sem nada pedir.
Que nos amam mais que a si próprios.

A vocês, meus queridos avós,
que Deus os abençõe cada dia mais.

Que nos dê a bênção
de sempre tê-los conosco,
nos dando muito amor,
nos passando experiências,
nos ouvindo com carinho,
nos "dengando",
nos orientando,
nos aconselhando,
nos suportando
sempre com muita paciência.

Vocês são para nós, seus netos,
um grande exemplo de experiência,
de trabalho,
de honestidade,
de paciência,
de fé,
de firmeza,
e principalmente de muito amor.

Amamos vocês...
Sandra Mamede

A Arte em Papel e Papelão


Como justifiquei na postagem anterior, a razão da ausência no Blog e na Comunidade Geografia em Foco (Orkut) esteve atrelada ao término do primeiro semestre do ano letivo e outros problemas particulares.
 
Espero poder neste final e na próxima semana atualizar as minhas postagens, os tópicos dos fóruns e as enquetes, assim como resolver os meus problemas particulares (rsrsrs).

Bom, em razão do recesso escolar, gostaria de compartilhar com vocês três tipos de trabalhos que considero magníficos e de alta capacidade de criatividade e competência. São trabalhos, cujas matérias-primas são o papel e o papelão.

A primeira seqüência de imagens trata dos trabalhos de Peter Callesen feitos em Papel. Seus trabalhos já foram expostos em várias Galerias de Artes.

Eu mesma só conheci o trabalho do referido artista através do Blog da Cybeler Meyer, onde ela compartilha uma mostra dos trabalhos dele na exposição da Galeria de Arte Moderna de Hirshorn em Washington DC.

Falar de Cybele Meyer, que é professora, escritora, psicopedagoga, artista plástica, advogada e palestrante, é um eterno prazer...

Além do Blog Educar Já, Cybele também tem um site. Vale a pena conhecer o seu trabalho. Ela é ótima, principalmente para nós, educadores!

Este ano, eu tive o prazer de conhecê-la (pelo menos de modo virtual)através de um curso on line do Instituto Ayrton Senna (EAC da Escola Conectada). E, vou ser sincera, Cybele Meyer é maravilhosa tanto como profissional quanto pessoa.

De uma competência sem igual e, ao mesmo tempo, de uma simplicidade e humildade que nos coloca a refletir, constantemente, sobre valores ligados a solidariedade, cooperação, compartilhamento e doação. Sentimentos estes, nada individualistas...

Sempre que posso divulgo o seu trabalho.

Os trabalhos abaixo e outros podem ser encontrados no site do autor, Peter Callesen. Eles são de uma delicadeza impressionante e sob diferentes dimensões. Vale a pena conferir!


































Na seqüência da Arte no Papel encontrei outros que, também, impressionam pela delicadeza do traçado. Neste grupo, destaco o da Paper Carfts Yamaha, onde são oferecidos downloads para a montagem de animais e outros com papel.

É evidente a diferença entre os trabalhos de Peter Callesen e os que a Yamaha apresenta, mas a delicadeza dos trabalhos é algo comum entre eles. Vale a pena verificar, também.


















A seqüência abaixo, diferentemente das anteriores, usa o Papelão como matéria-prima e, igualmente, a arte, a criatividade e a delicadeza dos trabalhos se destacam. Trata-se dos trabalhos do inglês Chris Gilmour. São fantásticos!!
















segunda-feira, 21 de julho de 2008

Planeta Água: Ciclo da Água

Os alunos dos sexto ano de ambas as escolas que, recentemente, estudaram sobre:

→ a superfície terrestre;
→ a sua constituição (terras emersas e imersas/coberta de água);
→ a razão da Terra ser denominada de Planeta Água ou Planeta Oceânico ou Planeta Azul;
→ cantaram as músicas Filhos da Terra (Michael Sullivan e Paulo Massadas) e Planeta Água (Guilherme Arantes);
→ o Ciclo da água,

Estou disponibilizando dois vídeos para auxiliar e fixar bem o funcionamento do Ciclo da Água. Acessem e, depois, podem comentar aqui e/ou na sala de aula.


 
2. Ciclo da Água (espanhol)

domingo, 20 de julho de 2008

20 de julho: Dia do Amigo II

Hoje, além de ser um dia especial, pois é um dia dedicado ao amigo, Eu e a Sandra Amadeu (professora de História e minha grande amiga) iremos com os alunos da Turma 1701 ao CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), conforme já comentei anteriormente que ganhei, em sorteio, este passeio e ônibus.

Deixaremos nossas famílias na parte da manhã, mas retornaremos para o almoço ainda (nem sempre, aos domingos, o almoço sai cedo).

E, para homenagear a todos que fazem parte do meu círculo de amizade, deixo uma outra mensagem que considero linda.

Pode ser que um dia deixemos de nos falar...
Mas, enquanto houver amizade,
Faremos as pazes de novo.

Pode ser que um dia o tempo passe...
Mas, se a amizade permanecer,
Um do outro há de se lembrar.
Pode ser que um dia nos afastemos...
Mas, se formos amigos de verdade,
A amizade nos reaproximará.
Pode ser que um dia não mais existamos...
Mas, se ainda sobrar amizade,
Nasceremos de novo, um para o outro.
Pode ser que um dia tudo acabe...
Mas, com a amizade construiremos tudo,
Cada vez de forma diferente,
Sendo único e inesquecível cada momento
Que juntos viveremos e nos lembraremos prá sempre.


Há duas formas para viver sua vida:
Uma é acreditar que não existe milagre.
A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre.

Albert Einstein
 
O verdadeiro Amigo é aquele que, mesmo ausente, não lhe esquece e nem sai do seu pensamento.

É aquele que você sabe que pode desabafar, falar demais (abobrinhas), chorar e se expor ao ridículo...

Que estando certo ou errado, ele sempre vai lhe orientar ou dar um conselho.

O verdadeiro Amigo não nos deixa a sensação de desamparo no mundo.

Nunca estamos sós, pois só o fato de saber que ele existe, a vida - mesmo em desalinho - ganha outro sentido.

Marli Vieira

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Campanha da Solidariedade 2008: Entrega das Doações


(Imagem capturada na rede)


Estive um pouco ausente, pois esta semana foi muito atribulada (provas, trabalhos e final de Campanha de Solidariedade em uma escola, fechamento das médias finais e dos Diários devido o Conselho de Classe em outra, além de problemas particulares). Mas, hoje, não poderia deixar de postar...

Amanhã, Dia da Caridade (19 de julho), iremos repassar à Associação Brasileira de Assistência aos Cancerosos (Hospital Mário Kroeff) e à Casa de Apoio à Criança com Câncer São Vicente de Paulo, ambas no município do Rio de Janeiro (RJ), a arrecadação feita através de doação da Comunidade Escolar da E. M. Dilermando Cruz.
Os endereços das Instituições são:
 
. Associação Brasileira de Assistência aos Cancerosos - Hospital Mário Kroeff
Rua Magé, nº. 326, Penha, Rio de Janeiro (RJ)
. Casa de Apoio à Criança com Câncer São Vicente dePaulo
Estrada do Colégio, nº. 1185, Irajá, Rio de Janeiro (RJ)

Até o período da tarde de hoje, o total arrecadado foi: 762 gelatinas (294 saquinhos e 468 caixinhas), 06 latas de leite integral (400 gr) e 32 sacos de leite integral (400 gr) e diversos brinquedos.

A separação e a contagem do material foram feitas na parte da manhã, tendo ajuda de alunos da turmas 1701 e 1802. Após o término do primeiro turno dividimos o total arrecadado para as duas Instituições.

Apenas os brinquedos não foram separados ainda. Devido o adiantado da hora e a necessidade dos alunos irem embora, deixamos para fazer amanhã, bem cedo, antes da entrega.

Iremos em dois grupos, cada qual composto por dois funcionários e três alunos.

Ah, como falei em uma das primeiras postagens acerca da Campanha, a data da entrega das doações era para ser no dia 20 (domingo), Dia do Amigo, mas antecipamos para o sábado, que coincidentemente comemora-se o dia da Caridade. E, só a nível de enriquecimento, no Brasil, o Dia da Caridade foi instituído no ano de 1966, em plena ditadura militar, sob a vigência do governo do presidente Humberto Castelo Branco, através da Lei nº. 5.063 (Datas).

segunda-feira, 14 de julho de 2008

20 de Julho: Dia do Amigo


Apesar de saber que amigo é “para toda hora”, neste mês, há um dia especial só para comemorar a Amizade.
 
Trata-se do dia 20 de julho, domingo próximo, que é o Dia do Amigo.
Pesquisando na rede, descobri que esta data surgiu em Buenos Aires, capital da Argentina, através do Decreto nº. 235/79, sendo posteriormente adotado por vários países no mundo todo, assim como o Brasil.

Quem teve essa idéia foi o argentino Enrique Ernesto Febbraro, inspirado com a chegada do homem à Lua, que ocorreu no dia 20 de julho de 1969 (conquista real ou fraude?).

Este fato não o marcou apenas em termos de conquista aeroespacial (dos EUA), mas pelo sentido de expandir os laços de amizade em outras partes do universo.
 
Pois bem, o Brasil também adotou o dia 20 de julho para comemorar o Dia do Amigo. E aproveitando a proximidade da data, vou compartilhar um texto que achei muito interessante, pois nos faz refletir sobre a importância de sabermos falar e ouvir o outro, principalmente, aqueles que consideramos amigos de verdade. Espero que gostem.
 
(Imagem capturada na rede)

SER AMIGO É UMA HONRA
Autoria desconhecida

Uma noite, estava sozinho em minha casa. Eram umas 23 horas quando recebi o telefonema de um querido amigo. Seu telefonema me deixou muito feliz e, a primeira coisa que ele me perguntou foi:

"Como você está?".
 
E eu lhe respondi: "Muito só...".
 
"Você quer conversar?".
 
Eu respondi que "sim".
"Você quer que eu vá até a tua casa?".
Eu respondi que "sim" novamente...
Desligou o telefone e em menos de quinze minutos lá estava ele tocando a minha campainha.
 
Eu comecei falando por horas de meu trabalho, minha família, minha namorada, meus problemas e dúvidas e, ele, atento me escutava.
Naquela noite eu estava muito cansado mentalmente e, a sua companhia me fez muito bem.
Além do mais, do começo ao fim ele me escutou, me apoiou e me aconselhou. Assim, quando ele notou que eu estava melhor ele disse:
"Bom, agora preciso ir trabalhar...".

Surpreso eu lhe disse:
- Amigo, porque não me disse antes que teria que ir trabalhar, veja que horas são, você não conseguiu dormir nenhum pouco, eu roubei seu tempo por toda noite.

Ele sorriu e disse:
- Não tem problema, para isso existem os amigos!

Ao ouvir isso fiquei feliz em saber que podia contar com um amigo assim. Eu o acompanhei até a porta de minha casa e quando ele caminhava até o seu carro, gritei:
"Psiu... amigo, porque me telefonastes tão tarde? O que você queria?"

Ele voltou e falou-me com voz baixa: - É que eu queria desabafar um pouco... te dar uma notícia...

E eu perguntei:- O que aconteceu?
- Fui ao médico e seu diagnóstico é que tenho uma doença incurável, assim, só posso esperar...

Naquele momento fiquei mudo. Ele sorriu e despediu-se: - Tenha um bom dia, amigo! Entrou em seu carro e se foi...

Precisei de um bom tempo para assimilar a situação e, até hoje me questiono:
"Porque quando ele me perguntou como eu estava, eu esqueci dele e só falei de mim? Como ele teve força para sorrir, ouvir-me e dizer tudo o que disse?A partir daquele dia minha vida mudou.
 
Deixei de ser tão crítico com meus problemas e de me preocupar somente comigo. Agora, aproveito o meu tempo para estar mais perto das pessoas que amo, perguntar como elas estão e me interessar mais por elas, sem esperar nada em troca. Tento sentir mais profundamente aqueles que estão a minha volta e aqueles que passam por minha vida...

Fazer um amigo é um dom!
Ter um amigo é uma graça!
Conservar um amigo é uma virtude!
Agora, você ser um amigo é uma HONRA!
 

domingo, 13 de julho de 2008

Eleições 2008: Teste os seus Conhecimentos


Teste os seus conhecimentos sobre às próximas eleições municipais (2008).

Faça o teste do Globo.com e avalie o seu conhecimento.

(Imagem capturada na rede)

Novidades no Blog: Seção de Jogos e Mapas

Criei duas seções novas no Blog, específicas, para o atendimento em termos da temática geográfica.

Uma oferece diferentes sites (para pesquisa escolar) que disponibilizam mapas, tanto geográficos (político, físico ou temático) quanto de serviço (localização de ruas, por exemplo).

A outra seção é de Jogos voltados, exclusivamente, para a temática da disciplina (Geografia), já que o Blog oferece uma outra seção, a de Sites Educativos Infanto-Juvenil, que oferecem jogos também, porém mais diversificados.

A nova seção oferece jogos que envolvem o conhecimento acerca das bandeiras (países e estados brasileiros), a localização geográfica, acidentes geográficos, entre outros.

Esta seção ainda está em construção, mas - que tal - já começarem testando os seus conhecimentos? Vamos ver quem mais acerta?

Os jogos são:

. Acidentes Geográficos Litorâneos
. Álbum de Férias
. Identificando as Bandeiras dos Estados do Brasil
. Identificando as Bandeiras dos Países
. Jogo da Forca
. Jogo dos Mapas
. Meio Ambiente: Ecologia Urbana
. Montando o Brasil



sábado, 12 de julho de 2008

Últimas Notícias do Caso FARC e o Resgate da ex-senadora Ingrid Betacourt

FARC ACUSAM DE TRAIÇÃO OS GUERRILHEIROS
QUE CUIDAVAM DE INGRID BETANCOURT

Agência Brasil
11/07 20:25h
 

Brasília - As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) acusaram de traição os guerrilheiros que cuidavam da ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt e de mais 14 reféns, resgatados pelo Exército da Colômbia na semana passada.
Disseram também que na verdade não houve resgate, e sim uma fuga. As informações são da BBC Brasil e da Agência Telam.A fuga dos “prisioneiros de guerra” foi conseqüência da “depreciável conduta de César e Enrique”, afirma um comunicado assinado pelo Secretariado das Farc. Gerardo Antonio Aguilar, conhecido como "César", e Alexander Farfán, apelidado de "Gafas” ou "Enrique", vigiavam o cativeiro dos reféns e foram presos pelo Exército.
Apesar de falar em traição, a carta não menciona um possível pagamento de recompensa de US$ 20 milhões (cerca de R$ 32 milhões), conforme uma rádio suíça divulgou. O governo colombiano negou.
Na primeira comunicação desde o resgate, as Farc afirmam que o governo colombiano terá de assumir "as conseqüências" se insistir com os resgates.
Hoje, os presidentes da Colômbia, Álvaro Uribe, e da Venezuela, Hugo Chávez, se reuniram na Venezuela para uma reaproximação. A relação entre eles se desgastou na época em Chávez realizou mediações com a guerrilha e se agravou quando o Exército colombiano invadiu território equatoriano para atacar um acampamento das Farc, atitude rechaçada duramente pelo venezuelano.
A mediação de Chávez resultou na libertação das ex-parlamentares Clara Rojas e Consuelo González.



Leia a entrevista de Clara Rojas
(Imagem capturada na rede)

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Cultura Nipônica: Mangás e Animes


Continuando sobre a cultura japonesa, vou falar de algo que minha filha gosta muito e os alunos, em geral, também: mangás e animes.

Os Mangás constituem as histórias em quadrinhos japonesas, enquanto os Animes (ou animês) são os desenhos animados (TV e cinema).

Este último apresenta conotações distintas para os japoneses e para os ocidentais, isto é, na visão do japonês, o anime é todo e qualquer desenho animado (estrangeiro ou nacional). Em compensação, para os ocidentais, o anime é o desenho animado proveniente do Japão.

Entre as principais características dos seus personagens (mangás e animes) se destacam os olhos, os quais - diferentemente dos orientais - são muito grandes, de traçados firmes, podendo aparecer sob diversas formas, arredondados ou rasgados, de modo a expressar o humor ou não do personagem.

Segundo pesquisa realizada, a razão mais aceita sobre estas carcaterísticas dos olhos reside na influência dos antigos desenhos da Disney e, também, da crença japonesa de que "os olhos são a janela da alma".

Entre as séries de mangá e de anime de maior sucesso, no mundo todo, temos o Naruto.

O Naruto foi criado, sob a forma de mangá, em 1999, por Masashi Kishimoto, com publicação, semanal, na revista Shonen Jump.

Em 2002, este foi adaptado para animação, sendo produzido - como anime - pelo Studio Pierrot e exibida pela TV Tokyo.

Em fevereiro de 2007, uma segunda série animada, Naruto: Shippuuden, passou a ser exibida na TV, assim como a segunda parte do mangá.

No mês de janeiro de 2007, o Brasil passou a exibir o referido desenho, através da TV por Assinatura, no canal Cartoon Network. No final do primeiro semestre do mesmo ano (julho), o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) também passou a exibir a série.


Fonte: Wikipédia, A Enciclopédia Livre
(Imagem capturada na rede)


Selecionei dois vídeos para a "galera" que curte o Naruto... Espero que gostem (apesar das músicas não serem originais)!

1.Naruto La Historia de Las Colas del Zorro



2.Naruto and Hinata









quarta-feira, 9 de julho de 2008

Dica de Site: Cultura Nipônica

"GEOGRAFIA"

Como falei anteriormente, a exposição sobre os 100 anos de Imigração Japonesa está chegando ao fim.

Quem tiver interesse em visitar a mostra para apreciar as diversas peças de porcelanas, quimonos, vestimentas e armas de samurais, pipas, ikebanas, bonzais, mangás, entre outras peças artísticas e culturais do Japão tem até o póximo domingo, dia 13/07, para o ir ao CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil).

E, aproveitando o assunto, como muitos alunos mostraram interesse sobre a cultura nipônica, em sala de aula e no Fórum da Comunidade Geografia em Foco do Orkut, gostaria de compartilhar um site bastante interessante sobre o Japão: made in Japan

Só tenham cuidado, que as recomendações são bem claras, em termos de cópia e reprodução do conteúdo do mesmo: "Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Editora JBC."

Vocês podem traduzir o nome de vocês para o katakana (alfabeto japonês). As traduções nem sempre correspondem ao mesmo significado, pois são feitas por um sistema automático, sem interferência de tradutores humanos.

De qualquer maneira, arrisquem...

domingo, 6 de julho de 2008

Encontro Educativo no CCBB

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL
 
Sábado retrasado (28/06), pela manhã, eu e a profa Sandra Amadeu (História) nos encontramos em uma das portas de entrada do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), na Av. Presidente Vargas, Centro do Rio.

Fomos participar de um Encontro Educativo promovido pelo CCBB, no qual alguns professores da E. M. Dilermando Cruz se inscreveram.

Estes encontros educativos sempre acontecem no último sábado de cada mês e qualquer educador, gestor de projetos sociais e afins pode participar.

No primeiro momento do Encontro, um ator e integrante da equipe de Arte-Educadores descreveu o trajeto e o efeito das bombas nucleares sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão.
 
Sua atuação e representação da história do Japão durante os bombardeios foram ótimas! De grande impacto sobre o emocional das pessoas.

No final do Encontro foram sorteados alguns livros e ônibus para visitação de alunos no CCBB.
 
Eu e Sandra ficamos até o final dos sorteios, pois tínhamos esperança de ganharmos - pelo menos - um ônibus para a Turma 1701, que devidos às chuvas torrenciais do ano passado, inclusive, com desmoronamento de terra no trajeto ao Jardim Botânico (local de nossa visitação), o passeio cultural foi adiado por três vezes.
 
Sairam os livros, os primeiros ônibus e nada! A cada papelzinho retirado da caixa e após a leitura do professor ganhador, eu ficava chateada e, acredito que a Sandra, também.
 
O último sorteio veio e a esperança... Não Morreu! Pois, não é que saiu o meu nome: Marli Vieira de Oliveira. Bingo!
 
O passeio será no dia 20 de julho (Domingo) e o horário previsto das atividades no interior do prédio do CCBB é das 10h às 12 h.
 
A turma já está sabendo, assim como alguns responsáveis. Os alunos que foram para o período da tarde, também, terão o seu direito assegurado. A premiação da gincana do ano passado demorou, mas saiu...
 
Bom, retornando ao Encontro... Ao término de tudo, eu e Sandra fomos visitar a mostra que está sendo realizada no local.
 
A exposição é sobre os 100 anos de Imigração Brasil-Japão, a qual teve início no dia 27 de maio e termina próximo dia 13 de julho.

A exposição retrata a cultura japonesa, sob os aspectos mais tradicionais até o mais contemporâneo através das artes, decoração, vestimentas, armaduras e espadas de samurais, entre outras manifestações artísticas e culturais.

Segundo o informativo do CCBB, a mostra é composta de cerca de 300 peças entre cerâmicas, pipas, vestuário, telas, ikebanas, cartazes de animês, armaduras de samurai, espadas, bonzai e outros objetos.

Vale a pena ver!









O endereço é:

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
Rua Primeiro de Março, 66 - Centro
De terça-feira a domingo das 10h às 21h
Informações pelo telefone (21) 3808-2020
Entrada Franca