domingo, 22 de março de 2009

22 de março: Dia Mundial da Água


Imagem capturada da Internet



A criação do Dia Mundial da Água foi cogitada durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), realizada na cidade do Rio de Janeiro, em junho de 1992.

Este evento ficou mais conhecido como ECO-92, Rio-92, Cúpula da Terra ou Cimeira da Terra e as premissas básicas da criação da data comemorativa seguia as recomendações estabelecidas, neste, junto ao Capítulo dos Recursos Hídricos (Cap. 18) da Agenda 21 (programa de ação que visa promover um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica).

No ano seguinte, a data foi instituída pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) através da Resolução A/RES/47/193 de 22 de fevereiro de 1993, ficando determinado que o dia 22 de março será comemorado o Dia Mundial da Água.

Infelizmente, a postura do homem - perante a este valiosíssimo recurso natural - pouco ou nada mudou, nestes últimos 16 anos, desde a criação da referida data pela ONU.

E ignorar a importância da água significa o mesmo que negar a vida, pois a sobrevivência humana e de todos os demais seres vivos (vegetais e animais) dependem da sua disponibilidade, acesso e conservação.

Embora cerca de 71% da suerfície terrestre seja constituída de água, sabemos que a maior parte desta é imprópria para o consumo humano, pois 97,5% correspondem às águas salgadas (oceanos e mares), restando - apenas - cerca de 2,5% de água doce.

E deste total de água doce, as geleiras e as águas subterrâneas representam cerca de 2% e 0,5%, respectivamente, enquanto os rios e lagos, que são as principais fontes naturais de abastecimento de água, pronta para consumo, correspondem aproximadamente 0,01%.

Além disso, a sua distribuição no planeta é bastante irregular, havendo regiões onde há escassez de água e outras com maior abundância. Verificando, ainda, a existência de água imprópria para o consumo devido a poluição dos grandes centros urbanos ou por agrotóxicos e outros, nas áreas rurais.

Dai a importância do uso racional da água, pois a sua escassez em determinadas regiões do planeta associado a outros fatores, como por exemplo, o crescimento demográfico, o mau uso e a contaminação dos recursos hídricos já são fatos e podem agravar - mais ainda - a disponibilidade de água potável se mantivermos a mesma postura.

A previsão da Organização das Nações Unidas (ONU) é que a população mundial, que hoje é superior a 6,5 bilhões de habitantes, chegue a 9 bilhões de pessoas em 2050, acarretando um aumento significativo no consumo da água.

Hoje é o último dia do 5° Fórum Mundial da Água, que começou na última segunda feira, dia 16/03, em Istambul, capital da Turquia.

As temáticas propostas para este evento, que acontece a cada três anos, voltaram-se para discussões acerca dos problemas da escassez de água, dos riscos de conflito por enfrentamentos entre países por rios e lagos e a melhor maneira de proporcionar água limpa a milhões de pessoas.


Os resultados ainda serão divulgados, mas uma coisa é certa: nós, enquanto cidadãos comuns precisamos deste recurso natural - a água - e, por isso devemos tomar certas atitudes em relação ao seu uso a fim de se evitar o seu desperdício e a sua contaminação (poluição).

Se cada um fizer a sua parte, a diferença será sentida por cada um de nós e pelas gerações futuras.

Nas próximas postagens irei disponibilizar alguns textos que as turmas, principalmente do oitavo ano irão trabalhar.



Planeta Terra - Planeta Água

Imagem capturada da Internet



PLANETA TERRA:

. Área Total : 510 milhões de Km²

. Terras Emersas: 149 milhões de Km² (29%)

. Água: 361 milhões de Km² (71%)



IMPORTÂNCIA DA ÁGUA

Ciclo da Água

Vida animal e Vegetal

Consumo Humano

Fonte de Recursos e Alimentos

População Ribeirinha

Lazer e Balneabilidade

Produção de Energia Elétrica



DISTRIBUIÇÃO DA ÁGUA:

. Água Salgada – 97,5 %

. Água Doce – 2,5 %



ONDE ENCONTRAMOS ÁGUA:

Oceanos

Mares

Geleiras

Rios

Lagos

Lagoas

Água Subterrânea (Aquífero e Mananciais)

Atmosfera


Obs.: Os seres vivos (vegetais e animais, inclusive, o homem), também, retém água no organismo.


DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA SALGADA:

- Oceanos e Mares (96,6%)

Obs. Alguns depósitos de água subterrânea (0,9) e lagos (0,006) apresentam grande concentração de cloreto de sódio (sal).


DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DOCE

- Água subterrânea (0,514 %)

- Rios e lagos (0,006 %)

- Geleiras (1,979 %)

- Atmosfera (0,001 %)



CONSUMO DE ÁGUA SUPERFICIAL

- doméstico (10%)

- industrial (21%)

- agricultura (69%)


FONTES NATURAIS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA:

- Água da chuva

- Águas superficiais (rios, arroios, lagos)

- Águas subterrâneas (aquíferos, mananciais)

Nenhum comentário: