quarta-feira, 29 de abril de 2009

Curiosidades: Endemia ≠ Epidemia ≠ Pandemia


Imagem capturada pela Internet


Estas terminologias são bastante utilizadas e, muitas das vezes, causam confusões. Em razão da atual Gripe Suína se ouviu muito a expressão pandemia. Mas, qual a diferença entre estas terminologias?

Vamos ver... Mas, vale ressaltar aqui que todas estas expressões se referem a doenças infecto-contagiosas, tendo várias formas de transmissão, podendo o homem ser - inclusive - o vetor ou não (podendo ser um outro animal). Vamos ver a diferença:

. Endemia: esta expressão é utilizada quando uma determinada doença ocorre, apenas, em uma área específica. A malária, por exemplo, é uma doença endêmica grave, de ocorrência comum na região amazônica.

.Epidemia: a doença passa a ser tratada como epidemia, quando a sua transmissão e avanço ocorrem em outras populações, infestando mais de uma cidade ou região. A dengue é um exemplo, uma vez que passou a acometer um maior número de pessoas, avançando para outras cidades e estados do país.

. Pandemia: se utiliza esta expressão, quando uma determinada epidemia se alastra - de forma descontrolada - pelos continentes, afetando várias regiões do mundo. Nos últimos cem anos, a humanidade enfrentou três pandemias: a Gripe Espanhola (1918-1919), que matou cerca de 50 milhões de pessoas; a do do vírus H2N2 (1957), que se originou em aves e matou dois milhões de pessoas e, a última (1968), do vírus H3N2, cujo número de mortes totalizou cerca de um milhão de pessoas. A rapidez com que vem ganhando a atual Gripe Suína, esta pode ser transformada em pandemia.
 
 
Observação: Hoje, por conta dos meios de transporte e do trânsito de pessoas em países de diferentes continentes, a transmissão e os avanços das doenças infecciosas ocorrem de forma mais rápida, favorecendo com que a epidemia se alastre, transformando-se em uma pandemia.

Um comentário:

Tamiris Neves *--* disse...

Professora, gostei, muito interesante. Pois eu mesma não sabia a diferença das três, agora já sei (:

Tamiris - 1801 .