domingo, 28 de junho de 2009

Resultado da Enquete da Comunidade Geografia em Foco/Orkut

Eu já havia esquecido de postar o resultado da Enquete, que mais causou dúvidas. E muitos erraram... Alguns ficaram em dúvida e ao invés de pesquisarem, resolveram assinalar uma das duas opções. Vamos à questão, ao resultado da votação e à resposta certa.


Enquete: Qual é o produto de maior valor monetário?

Em meio aos produtos de consumo há alguns que apresentam fatos bastantes interessantes associados à origem dos mesmos, a forma de confecção ou de elaboração, a matéria prima utilizada e, até, o seu processo de produção. A nível de curiosidade estou criando esta enquete só para averiguar como vocês andam em termos de noções de preço.

Resultado da Enquete:

. Opção: 1 garrafa de Whisky Escocês 21 Anos Royal Salute (8 votos - 53%);

. Opção: 1 aparelho DVD Player Portátil c/ Tela LCD de 7" (4 votos - 27%);

. Opção: 1 Kg kopi Luwak/café (2 votos - 13%);

. Opção: 1 Patinete Hot Wheels 2176 Bandeirante (0 voto - 0%);

. Opção: 1 Kg de bacalhau do Porto (1 voto - 7%);

. Opção: 1 Impressora de Jato Tinta HP D2460 (0 votos - 0 %).

Resposta Correta: O produto de maior valor monetário é o “Kopi Luwak”, que é considerado o café mais saboroso, raro e caro do mundo.

Ele é cultivado na ilha da Sumatra (Indonésia) e o processamento dos seus grãos envolve a presença de um animal, mamífero, a chamada civetas (Luwak) que são parecidas com o gambá. Alguns afirmam parecer um gato, mas eu não acho (vejam a imagem).

O processamento dos grãos do café se dá da seguinte forma: as civetas comem os frutos mais doces, maduros e avermelhados do café. Os grãos sofrem fermentação através do sistema gastrointestinal (ação dos ácidos gástricos) e, depois, estes são excretados junto com as fezes dos animais.

Como os grãos saíam intactos, os agricultores passaram a coletar as fezes das civetas e a separar os grãos, a fim de se evitar o desperdício. Depois, descobriu-se que o seu sabor é único, considerado o mais saboroso do mundo.

O quilo do café Kopi Luwak varia de R$ 1.200,00 a R$ 1.500,00. Por isso, sem dúvida nenhuma, este é o produto mais caro dentre as opções assinaladas na enquete.

A nível de curiosidade, no Brasil, mais especificamente no estado do Espírito Santo, há também produção de café especial, cujo processamento envolve um animal. No entanto, este - longe de ser um mamífero - é uma ave: o Jacu.

A exemplo do café da Sumatra (“Kopi Luwak”), o Jacu Bird Coffee foi introduzido à partir de uma experiência baseada no modelo desenvolvido na Indonésia.

O produtor de café percebeu que a ave aparecia de madrugada e comia o café. Depois, defecava e junto com as fezes vinham os grãos.

Ele fez um teste baseado na experiência da Sumatra e deu certo. O café Jacu, que é raro e caro, é exportado para a Europa e os Estados Unidos.

Se quiserem ler mais a respeito, eu recomendo:

. Cafeicultura: A Revista do Agronegócio Café

. Globo Rural

. Veja Rio

Imagens capturadas da Internet

"Kopi Luwak”












Fezes com os grãos




"Jacu Bird Coffee"









Fezes do Jacú com os grãos

Um comentário: