quarta-feira, 15 de julho de 2009

15 de julho: Dia Internacional do Homem

Imagem reproduzida através do Photoshop

Hoje, à tarde, quando ainda me encontrava na E.M. Dilermando Cruz, completando os Relatórios dos Alunos (Coeficiente escolar baixo), o professor Haroldo entrou na sala, cumprimentou a todos e dizendo que, hoje, se comemora o Dia Internacional do Homem.
 
Eu fiquei surpresa, pois nunca ouvi falar sobre a existência desta data comemorativa. E olha que, há anos, trabalho com as datas referentes ao Dia Internacional e Nacional da Mulher, que são 08 de março e 30 de abril, respectivamente e nunca soube desta.
 
O professor Fábio (Matemática) acessou a Internet na hora e confirmou da data. Em casa, procurei saber a origem da referida data, mas não há muitas informações quanto a esta e, o pouco que se tem, denota certa contradição de datas.
 
Muitas fontes afirmam que o Dia Internacional do Homem é comemorado no mês de novembro, aparecendo divergências quanto ao dia, para alguns a data é 03 de novembro e, para outros, 19 do mesmo mês.
 
De acordo com a Wikipedia, “O Dia Internacional do Homem é um evento internacional celebrado em 19 de novembro de cada ano. As comemorações foram iniciadas em 1999 pelo Dr. Jerome Teelucksingh em Trinidad e Tobago, apoiadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), e vários grupo de defesa dos direitos masculinos da América do Norte, Europa, África e Ásia.
A diretora da Secretaria de Mulheres e Cultura de Paz da UNESCO, Ingeborg Breines, disse que a criação da data é "uma excelente idéia para equilibrar os gêneros".
 
Os objetivos principais do Dia Internacional do Homem é melhorar a saúde dos homens (especialmente dos mais jovens), melhorar a relação entre gêneros, promover a igualdade entre gêneros e destacar papéis positivos de homens. É uma ocasião em que homens se reúnem para combater o sexismo e, ao mesmo tempo, celebrar suas conquistas e contribuições na comunidade, na famílias e no casamento, e na criação dos filhos.
A data é oficialmente celebrada em Trinidad e Tobago, Jamaica, Austrália, Índia, Estados Unidos, Cingapura, Reino Unido e Malta, mas o apoio global à data é amplo."
 
Bom, confiável ou não, todos nós sabemos que a Wikipédia é uma enciclopédia on line, escrita de forma colaborativa, ou seja, por várias pessoas comuns (ou não), que contribuem transcrevendo artigos ou documentos originais, bem como modificando-os.
 
Na própria Wikipedia, a data 15 de julho é, realmente, referenciada como o Dia Internacional do Homem no Brasil.
 
No meu entender, se é Dia Internacional, este deveria seguir a data dos demais países, tal como a aprovação pela ONU, ou seja, em novembro.
 
Se em nosso país é em julho, o melhor seria que este fosse tratado como Dia Nacional, não?
 
Talvez seja até por estas divergências quanto às datas, que a mesma não seja tão divulgada e, por isso, desconhecida por muitos.
 
Mas, divergências à parte, é bom saber que a data comemorativa existe... Afinal, os homens também merecem ser lembrados em datas específicas, tal como nós - mulheres - somos!
 
Na imagem, acima, tentei reunir algumas personalidades humanas que admiro e admirei, visto que já morreram. Muitos outros, com certeza, eu poderia ilustrar, mas o tempo é pouco para buscar novas imagens.
 
Parabéns aos homens! E, perdõem-me, ao mesmo tempo, pois vou aproveitar para concluir com um pouco de humor... sobre vocês!


2 comentários:

  1. Parabéns pela inciativa de, não somente lembrar que existe o Dia Internacional do Homem, como também reconhecer que é digno de ser comemorado. Pois as pessoas devem ser valorizadas como seres humanos, e não por serem deste ou daquele gênero.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal... Não sabia que tinha Dia Internacional do homem. To sabendo agora! e a senhora descobriu isso na nossa escola =)*-* Shirlayne T. 1903

    ResponderExcluir