quarta-feira, 29 de julho de 2009

Gripe H1N1: Prorrogação do Recesso Escolar no Rio de Janeiro



As últimas notícias acerca da Gripe H1N1, que circularam nas mídias, afirmam que o reinício das aulas neste segundo semestre vai ser adiado, não só no Rio Grande do Sul, como também no Distrito Federal e nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Em nosso estado (RJ), a rede estadual foi a primeira a prorrogar o recesso escolar, adiando o reinício das aula para o próximo dia 10 de agosto.

A medida foi tomada tanto para o segundo segmento do Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio e escolas técnicas.

Estava prevista para hoje, à tarde, uma reunião com as Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, mas a emissora do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) já anunciou que a decisão do prefeito Eduardo Paes é acompanhar as medidas tomadas pelo Governo do Estado.

Em consequência disso, tanto os alunos da rede estadual quanto da rede municipal deverão retornar às aulas somente no dia 10 de agosto.

Uma das medidas preventivas sugeridas pelos médicos é evitar aglomerações e ambientes fechados e, realmente, a sala de aula é um espaço bastante propenso e facilitador à contaminação geral.

Em geral, as salas de aulas das escolas públicas - principalmente - são lotadas, em torno de 45 a 48 alunos. E, por isso, a vulnerabilidade é muito grande.

Além disso há de se considerar que os alunos são agentes multiplicadores, tendo em vista seu trajeto diário casa-escola-casa, entre outros percursos.

Como eu sempre recomendei aos alunos, devemos acompanhar diariamente a evolução da doença no país e tomar as medidas preventivas. Não custa nada e, melhor, pode salvar as nossas vidas e de terceiros.


6 comentários:

  1. Nossa professora, nem eu sabia desse, eu ouvi falar que as escolas do ESTADUAIS não teriam aula até o dia 10. Tanto que hoje, por exemplo, eu fui em Madureira com minha irmã e mãe, fomos desbloquear meu Rio card, que por eu não usar muito parou, ai minha mãe queria testar mesmo pra ver se tava desbloqueado e o cobrado disse que só pode depois do dia 3, dia em que começa as aulas.Nem ele sabia. rs

    Beijos :D

    ResponderExcluir
  2. Tamiris, eu soube primeiro da rede estadual. Sabia que a Secretária de Educação do município participaria de uma reunião, à tarde, mas logo depois a minha irmã me ligou dizendo que o SBT havia transmitido a decisão do prefeito em seguir a mesma medida tomada pelo governador do estado, Sérgio Cabral.

    Preste atenção nas notícias locais e vamos confirmar se será mesmo no dia 10 ou 17. Beijos.

    Fiquei feliz em lhe "ver" (virtual) novamente no Blog!

    ResponderExcluir
  3. * e, eu tinha sumido porque tava sem internet :x

    ResponderExcluir
  4. Ok! Mas, de qualquer jeito, saiba que fico feliz com o seu retorno neste espaço! beijos

    ResponderExcluir
  5. Aii so sabia do estadual mais isso e certo? vai começa dia 10 mesmoo ? Poxa se a senhora colocasse aki nem ia saber!!

    ResponderExcluir
  6. Jheniffer, já saiu em vários jornais televisivos e impressos.

    O reinício está previsto para o dia 10 (mesmo!)e nós, professores, teremos uma reunião no próximo dia 5.

    Acredito que esta seja para nos dar orientações a respeito da Gripe com relação às turmas. Não sei ao certo, mas deve ser isso.

    Beijos

    ResponderExcluir