sábado, 1 de agosto de 2009

Chuvas em Santa Catarina: Estado de Emergência no Município de Ilhota

imagem capturada da Internet



Mais uma vez, as condições meteorológicas voltam a preocupar a região Sul do país, mais especificamente, no estado de Santa Catarina, que no ano passado sofreu com as enchentes e deslizamentos de terras no Vale do Itajaí, principal área afetada pelas chuvas em 2008.

Inclusive, na época, eu escrevi a respeito e postei artigos sobre as fortes chuvas que castigaram a região e suas graves consequências (deslizamentos, enchentes, desabrigados, mortos etc).

De acordo com o site G1 (Globo.com), devido às últimas chuvas vários deslizamentos e escorregamentos de terra já foram registrados em seis municípios do Vale do Itajaí e Litoral Norte do estado.

Dos municípios do Vale do Itajaí, o de Ilhota decretou - hoje - situação de emergência em razão das chuvas. Só no Morro do Baú foram registrados mais de 30 deslizamentos de terra.

De acordo com a Defesa Civil do estado, na tarde deste sábado (dia 1° de agosto), o rio Itajaí-Açu subiu 5,56 metros acima do seu nível normal.

Na região de Blumenau, em 24 horas, choveu o equivalente a um mês.

A preocupação tem razão de ser devido a relação entre as condições meteorológicas versus a ocupação humana em áreas de grande instabilidade (declivosa, sem cobertura vegetal). Além desta, não podemos esquecer da ocorrência do rio Itajaí (e sua bacia), o qual assoreado implica em riscos à população devido à enchente.

No município de Ilhota, as encostas já mostram várias pontos de deslizamentos de terra e famílias inteiras desabrigadas e outras isoladas, aguardando o resgate.

A previsão do tempo é que chova forte à partir de amanhã, ainda de madrugada, em todo o estado de Santa Catarina.



Imagem capturada da Internet (Foto de Gilmar de Souza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário