domingo, 9 de agosto de 2009

Origem do Dia dos Pais

Imagem capturada na Internet



Hoje, segundo domingo do mês de agosto (dia 09) se comemora o Dia dos Pais. Infelizmente, eu não posso abraçar o meu, pois este já se encontra em outro plano. Mas, posso estar com ele e desejar-lhe muita luz através de orações.

Meu pai faleceu em dezembro de 1992, vítima de assalto. Na verdade, tiraram-lhe a vida...

Hoje, eu vou dormir na casa da minha mãe e, com certeza, este estará junto de nós (minha mãe, eu, meu marido e minha filha) na hora do almoço.

Pesquisei na Internet a respeito da origem do Dia dos Pais, já que não postei nada referente a isso, neste espaço, no ano passado.

E de acordo com o quê pude levantar, sua origem remonta o ano de 1909, em Washington, Estados Unidos, quando Sonora Louise Smart Dodd, ao ouvir um sermão voltado às mães, teve a idéia de festejar também o Dia dos Pais.

O pai de Sonora Louise, John Bruce Dodd, era viúvo e um veterano da Guerra Civil dos EUA. Ela queria homenageá-lo, pois este havia perdido sua esposa e a mãe de Sonora, em 1898, ao dar a luz ao sexto filho do casal.

Sozinho, seu pai criou o filho recém-nascido e seus outros cinco.

Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome verdadeiro do pai de Sonora é William Jackson Smart.

Já em idade adulta, Sonora se sentia orgulhosa pelo seu pai, visto que este havia superado todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém.

Por isso, em 1910, ela enviou uma petição acerca da criação da data comemorativa aos pais à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washington (EUA), solicitando, também, auxílio a uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade.

Pedido atendido, o primeiro Dia dos Pais nos EUA foi comemorado em 19 de junho do mesmo ano, data de aniversário do pai de Sonora. E, como símbolo do evento, foi escolhido a rosa, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.

A partir daí a comemoração se difundiu da cidade de Spokane para todo o estado de Washington.

Em 1924, o presidente Calvin Coolidge apoiou a idéia de haver um Dia dos Pais em todo o território nacional. Todavia, somente em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o 3° Domingo de junho como o Dia dos Pais.

Alguns autores, no entanto, alegam que a data foi oficializada mesmo pelo presidente Richard Nixon, em 1972.

No Brasil, a idéia de festejar o Dia dos Pais foi do publicitário Sylvio Bhering e a primeira comemoração em nosso país se deu no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. Esta data foi alterada para o 2º Domingo de agosto por motivos comerciais.

De uma maneira geral, a data em que se comemora o Dia dos Pais não coincide com as que foram estabelecidas em outros países. Vejamos alguns casos, que constam na Internet:

. Itália e Portugal: é comemorado no dia de São José, 19 de março, considerado o "padroeiro das famílias";

. Reino Unido: é festejado no 3° Domingo de junho, sem muita festividade. Em geral, os ingleses não costumam se reunir em família, como é a tradição dos povos de origem latina, na Europa (Portugal, Espanha, Itália e França) e, também, a quase totalidade dos países da América Latina, como o Brasil. É comum os filhos agradarem os pais com cartões e, não, com presentes;

. Grécia: a comemoração do Dia dos Pais é recente no país e se baseou na existência do Dia das Mães. É festejado no dia 21 de junho;

. Alemanha: não há uma data fixa para se comemorar o Dia dos Pais, pois esta é festejada no dia da Ascensão de Jesus, data que varia conforme a Páscoa. Os pais alemães e suas respectivas famílias costumam sair às ruas para andar de bicicleta e/ou fazer piquenique;

. Rússia: no país não existe, especificamente, o Dia dos Pais. Os russos comemoram o seu dia em 23 de fevereiro, o qual é chamado o "dia do defensor da pátria" (Den Zaschitnika Otetchestva);

. Austrália: é festejada no 2° Domingo de setembro, com muita publicidade;

. África do Sul: comemora-se no 2° Domingo de agosto, tal como é no Brasil, só que neste país, a data não é nada tradicional;

. Canadá: é comemorado no dia 17 de junho. A festividade tem um cunho mais comercial, não havendo muitas reuniões familiares;

. EUA: conforme foi dito acima, a data é comemorada em 19 de junho;

. Argentina: a data é festejada no 3° Domingo de junho, com reuniões em família e presentes;

. Paraguai: é comemorada no 2° Domingo de junho. Há reuniões em família e a entrega de presentes;

. Peru: é comemorado no 3° Domingo de junho, porém esta não é uma data muito especial para os peruanos.


Fonte de Consulta:

. Portal da Família

. Outros

Nenhum comentário:

Postar um comentário