quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Todos pela Paz e pela Não-Violência

Imagens capturadas na Internet

Ontem comemorou-se o Dia da Árvore e o Dia Internacional da Paz. Hoje, o Dia Mundial Sem Carro...

É uma pena que muitas destas datas e Campanhas promovidas ainda não tenham obtido um resultado mais concreto de conscientização e prática diária em prol de um mundo melhor.

Mas, uma coisa temos que admitir, a cada ano que se passa a adesão aumenta.

No próximo dia 02 de outro teremos o início da Marcha Mundial pela Paz e pela Não-Violência, em Wellington, na Nova Zelândia, com a chegada prevista para 02 de janeiro de 2010, ao pé do monte Aconcágua, em Punta de Vacas, na Argentina.

Para quem desconhece, no dia 7 de setembro de 2001, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu que o período comprendido de 2001 a 2010 fosse aclamado como a Década Internacional da Cultura da Não-Violência e da Paz para o Futuro.

Nesta perspectiva, cabe a cada um, grupos de pessoas ou chefes de Estado criar - de forma individual e/ou coletivamente - mecanismos capazes de estimular não só a reflexão, mas também a uma prática sob às bases da Cultura pela Paz e pela Não-Violência.

E é, justamente, sob este mesmo enfoque e propósito de grande relevância nos dias de hoje, que um dos trabalhos deste bimestre versará, ou seja, “Todos pela Paz e pela Não-Violência”.

Cada grupo deverá focar o tema, sob diferentes formas de apresentações (cartazes, poesia, paródia de música), assim como pesquisas digidas sobre os conflitos atuais e a biografia de personalidades famosas.

As turmas iniciais ao invés de trabalhar acerca dos conflitos atuais, deverão buscar um maior aprofundamento sobre Bullying, tão comum nos estabelecimentos escolares.

2 comentários:

  1. Minha turma vai fazer õ/
    sorteio é amanhã,
    Espero que minha bela mente me ajude e que eu e meus colegas de grupo consigamos fazer um parodia :D

    ResponderExcluir