sexta-feira, 2 de outubro de 2009

02 de outubro: Escolha da Cidade-Sede dos Jogos Olímpicos de 2016

Imagem capturada na Internet

Hoje , às 14 h, em Copenhague (capital da Dinamarca) vai ser anunciado o nome da cidade vencedora para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. As quatro cidades concorrentes e finalistas são: Rio de Janeiro (Brasil), Chicago (Estados Unidos), Madri (Espanha) e Tóquio (Japão).

Não vou negar que tenho uma opinião formada sobre o evento esportivo face a necessidade e prioridade de altos investimentos em outros setores da sociedade, mas para não dar uma de “contra”, eu sei que todos os investimentos vão ficar para a cidade e envolvem ganhos definitivos não só para esta. Além disso, o evento em si vai gerar renda excedente durante a sua realização e empregos diretos e indiretos para a população.

Por isso, estou na expectativa da minha cidade sair vencedora. Hoje, tanto o governo municipal quanto o estadual decretaram Ponto Facultativo nas repartições públicas. Eventos na praia de Copacabana estão programados, todos nesta grande corrente positiva para a cidade-sede dos Jogos Olímpicos seja aqui, no Brasil, na Cidade Maravilhosa.

Assisti, hoje pela manhã, a apresentação e o discurso do nosso presidente no "Bom Dia Brasil" e, não vou negar (mais uma vez), que me emocionei com o vídeo que o Comitê organizador apresentou.

Realmente, o Rio de Janeiro tem um povo bastante receptivo (e simpático), sem preconceito e discriminação de raças, de nível social, de opção sexual, religioso, de nacionalidade, entre outros.

O vídeo apresentado após o discurso do presidente mostrava as pessoas andando e unidas em prol da escolha da cidade do Rio de Janeiro, em divervos pontos da cidade.

O que mais me chamou a atenção, foi o grande destaque dado, através das imagens, quanto à receptividade do povo carioca, da integração de raças, de deficientes físicos e de estrangeiros, apresentando alguns estrangeiros declarando o seu amor e união pelo Rio.

Realmente, foi muito bonito! Procurei o referido vídeo no Globo.com (Bom Dia Brasil), mas não consegui encontrar. Vale a pena revê-lo!

O discurso do Lula foi muito incisivo sobre a importância da escolha da cidade para sediar os Jogos Olímpicos (2016), não só para o povo brasileiro, mas para toda a América do Sul, que nunca recebeu uma edição do evento.

Ele ressaltou que "De todos os países que são candidatos hoje, somente o Brasil não recebeu uma edição dos Jogos Olímpicos. Para os outros, será apenas mais uma Olimpíada. Para nós, será 'a' Olimpíada".

Estamos na torcida!

3 comentários:

  1. É professora, o sonho se tornou realidade, finalmente a América do Sul vai poder receber um evento tão grandioso
    como um Olímpiada. Eu tô mais feliz ainda por saber que onde ela vai acontecer vai ser na minha cidade, na "cidade maravilhosa"
    . E nós que ganhamos com isso, que como a senhora disse vão surgir muitos empregos, e eu talvéz até esteja dentro deles,pois pretendo fazer turismo no ensino médio, e com a copa e a olímpiada aqui vai ser ótimo pra mim :D
    O Brasil ganhou bonito , 66 x 32 , a festa em copacabana foi maravilhosa , com a grande bandeira com uma
    imagem do Cristo Redentor. E o vídeo foi muito bonito, e não é porque é minha cidade mais foi o mais bonito, tinha VIDA , [os outros vídeos mostravam muito predio, o do Rio era mais NATUREZA]. Tô muito feliz com essa conquista brasileira. :D

    ResponderExcluir
  2. eu achei o vídeo :DD

    http://www.youtube.com/watch?v=Z00jjc-WtZI

    ResponderExcluir
  3. Tamiris, realmente foi emocionante! Fico feliz por saber das suas intenções em seguir a área de turismo, ainda mais em nossa cidade.

    Quanto ao vídeo, não é este! Eu gostei muito do que foi exibido após o discurso do presidente Lula.

    Ele apresentava as pessoas caminhando, algumas abraçadas, algumas cumprimentando... gente de todas as raças, de todos os níveis sociais, cadeirantes, estrangeiros e muitos - principalmente - os estrangeiros declarando o seu amor e união ao Rio. Gostei muito deste, mas do que o primeiro (o qual você indicou o endereço).

    Beijos

    ResponderExcluir