domingo, 11 de outubro de 2009

Ganhadores do Prêmio Nobel 2009






A nível de complementação quanto ao Prêmio Nobel de 2009, já que postei acerca da Premiação da Paz, os vencedores das outras categorias foram:

. Física: Foram três vencedores. Charles Kuen Kaopor por suas pesquisas sobre transmissão da luz através de fibras para fins de comunicação ótica; Willard Sterling Boyle e George Elwood Smith, pelo invento, em 1969, de um circuito semicondutor para imagens, chamado sensor CCD (Charged-Coupled Device). O referido sensor viabilizou outras novas tecnologias, desde as câmeras digitais até a captura de imagens do espaço, que abriu um novo campo de pesquisa em Astrofísica.

. Química: Diferentemente do Prêmio Nobel de Física, nesta categoria, o trio premiado trabalham juntos: Venkatraman Ramakrishnan, Thomas A. Steitz e Ada E. Yonath. Eles conseguiram decifrar o funcionamento dos ribossomos, que produzem as proteínas necessárias para manter com vida o DNA.

. Medicina: Elizabeth Blackburn, Jack Szostak e Carol Greider conquistaram o Prêmio pela descoberta e identificação da telomerase, enzima que renova um revestimento na extremidade do cromossomo cujo desgaste natural pode levar ao envelhecimento ou ao câncer.

. Literatura: a vencedora foi a escritora romena, radicada na Alemanha, Herta Müller. Autora do romance "O Compromisso" (2004, Editora Globo), cujo título original é "Wär ich mir lieber nicht begegnet". O mais interessante é que é o primeiro livro da escritora.

No livro "O Compromisso", gênero romance, a escritora retorna ao passado e às suas próprias experiências na Romênia, onde viveu de 1953 a 1987, para retratar as adversidades e humilhações por que passou na no país sob o regime totalitário, comunista, de Nicolae Ceausescu, que governou o país entre 1974 e 1989.

O livro descreve a rotina de uma ex-operária da indústria têxtil que é interrogada pelo major Aldu, da polícia secreta da Romênia, por ser suspeita de trair a pátria desde que foram descobertos bilhetes enfiados nos bolsos das calças de ternos masculinos, que seriam enviados para a Itália, os quais foram costurados por ela.

. Economia: como esta categoria não foi estabelecida por Alfred Nobel, a premiação pertence ao Prêmio Sveriges Riksbank de Ciências Econômicas (em Memória de Alfred Nobel) e, sendo assim, sem vínculo à Fundação Nobel.

2 comentários:

  1. Sabia que você esqueceu do Óbviu, o prêmio nobel da paz!Barack Obama Baby...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por comentar, mas se você tivesse lido a postagem anterior acerca do Prêmio Nobel teria visto que eu já postei a respeito dele.

    Mas, de qualquer maneira, valeu o comentário.

    Abraços!

    ResponderExcluir