domingo, 15 de novembro de 2009

Uso de Bermudas permitido para Professores e Funcionários das Escolas da Rede Municipal de Ensino - Rio de Janeiro

Imagem capturada na Internet - Revista Paradoxo

Imagem capturada na Internet - Imagem Shack


Como não haveria de ser, o bom senso mais uma vez prevaleceu. A Secretária Municipal de Educação, Claudia Costin - diante dos inúmeros pedidos - concedeu o uso de bermudas aos professores e funcionários da rede municipal de Ensino, tanto para o sexo feminino quanto masculino.

A medida passa a valer à partir de 3ª feira. Só não entendi o motivo de ser na terça e, não, na 2ª feira... Mas, tudo bem! O que importa é que a medida foi tomada e vai durar até o final do verão.

Apesar de não estarmos ainda no Verão, que tem início em 21 de dezembro e se estende até 20 de março, as altas temperaturas têm deixado muitas pessoas de mau humor, indispostas e impacientes, como eu, devido à alergia ao suor.

Como é o normal nesta época e no verão, eu tenho alergia ao calor. Sou carioca da clara (só o meu pai é carioca, minha mãe é paulista), mas como um Dermatologista falou há alguns anos, quando morei em Santa Catarina, eu sou "mulher" de zona temperada, ou seja, mulher branca de regiões de clima mais ameno (Zonas Temperadas do Norte e do Sul).

Os alunos e colegas de profissão sabem do eu estou falando, pois desde segunda feira passada, eles viram como o meu estado... Fui ao médico e já estou tomando medicamento, assim como passando pomada específica nas lesões do pescoço e das dobras dos braços, mas de nada adianta ao sair na rua ou ficar em sala de aula, pois a transpiração excessiva face ao calor natural agregada às atividades físicas acabam agravando as mesmas (vermelhidão, coceira e, pior, "queimação").

Bom, problemas pessoais a parte, a medida foi tomada e a considero muito válida.

5 comentários:

  1. Porque não serve para alunos também ? :|
    Ta muito calor aqui no Rio, mesmo com ventilador não dá. Fora que, os ventiladores não batem em mim na sala de aula, isso é um absurdo :\

    ResponderExcluir
  2. Tamiris, boa pergunta! Por que vocês não levam isso à Direção. Aproveitem para discutir em cima da medida concedida aos funcionários e professores pela SME.

    Agora, lembre-se que é permitido bermuda. Algumas alunas esquecem e insistem em andar com short nas dependências da escola.
    Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Por isso que nao deicham professora! muitas alunas abusam e vai até de shortinhos pequenos!
    E foi a opção que eu dei pra D. Margarida de nao deixar entrar!

    Muitos alunos como eu , pagam por isso . A gente sofre no calor! Fora que sala no 2 andar como a minha, faz mt calor e nao passa vento:/

    Beijos :D

    ResponderExcluir
  4. Bruna,

    Infelizmente, uma parte dos alunos não segue as regras. A escola até compreende a situação dos alunos, mas fica difícil - muitas das vezes - repreender, pois a própria Comunidade Escolar não entende as razões das limitações e condena as regras impostas.

    Se houver compreensão e respeito às regras, acredito que seja possível. É só o alunado pensar que ele só tem a ganhar com isso.

    O verão ainda não começou e nós já estamos sentindo os efeitos das altas temperaturas na sala de aula.

    Beijos,

    Marli Vieira

    ResponderExcluir