domingo, 3 de janeiro de 2010

Dica de Livro: 100 Animais Ameaçados de Extinção no Brasil - E o que você pode fazer para evitar





Imagem capturada na Internet


Gostaria de compartilhar e indicar, ainda mais sabendo que 2010 foi escolhido como o Ano Internacional da Biodiversidade, o livro do Pesquisador e Professor da Universidade Federal Fluminense - UFF, Doutor em Medicina Veterinária e com Mestrado em Ciência Ambiental, Sávio Freire Bruno, intitulado "100 Animais Ameaçados de Extinção no Brasil - E o que você pode fazer para evitar" da Ediouro (2008).
 
Eu tive a oportunidade de conhecer o referido pesquisador - através de e-mails trocados - por conta de uma matéria que fiz acerca do pato-Mergulhão (publicada em julho de 2009). O referido professor e pesquisador contribuiu muito, retificando alguns dados desatualizados e fornecidos na Internet, dos quais me serviram - a princípio - como fontes de pesquisa.
 
Para a integridade do Blog e de minhas pesquisas, sua revisão e contribuição foram fundamentais. Agradeço muito a sua participação.
 
A referida obra (eu a comprei) vai além do simples rol de animais ameaçados de extinção, tanto a nível de território nacional como de outros países; ele descreve as principais características dos animais e de seus habitats, bem como as razões dos riscos eminentes de sua extinção e de que forma (s) podemos ajudar.
 
No início do livro há uma breve descrição de nossos ecossistemas (Cerrado, Caatinga, Campos, Banhados, Pantanal, Mata Atlântica e os escossistemas integrados que compõem a Amazônia).
 
O foco das imagens é impressionante e ilustram muito bem cada animal referenciado na obra. Outro aspecto que achei interessante foi a citação quanto à distribuição mundial e no Brasil dos animais, bem como o emprego de mapas em cada uma das fichas.
 
Nunca vi um trabalho tão completo em termos de informações e dados acerca de animais em extinção em nosso país. Pode ser até que tenha e eu desconheça, mas o trabalho do Pesquisador Sávio Freire Bruno - independente de conhecê-lo virtualmente - eu recomendo.
Sem dúvida nenhuma é completo e educativo, sendo de grande valia - como este mesmo cita na capa atrás: "Este é um livro para quem ama e respeita os animais".
 

Um comentário:

  1. Oi Marli, parabéns pelo seu blog.
    Vou adicionar no meu blog, como sugestão de blogs.

    ResponderExcluir