segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Rede Municipal de Ensino: Primeiro dia letivo de 2010


Imagem capturada na Internet (Google)


Hoje teve início o ano letivo na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Eu já sabia que a maioria das turmas que eu peguei neste ano são de alunos novos, com exceção de duas turmas (1901 e 1903) e de alguns alunos, que acabam trocando de turmas.

E, justamente, hoje, eu tive horário com estas duas turmas que vêm me acompanhando desde a antiga 5ª série (atual 6° ano).

Conversei acerca dos resultados do final do ano (2009) sob o impacto da extinção da chamada "Promoção Automática". Alguns alunos retidos no 9° ano, também, estão nestas duas turmas e, por coincidência, eu tmabém fui professora deles nos anos anteriores (com execção de 3 alunos novos).

Achei super legal que dois alunos pediram para conversar comigo no final da aula e um deles acabou confessando que se havia se arrependido de ter levado os estudos na brincadeira.

Que ele percebeu, no período das férias, o quanto ele foi prejudicado por culpa de sua atitude e postura mediante ao processo educativo. Inclusive, em termos relações humanas, ele demonstrou maior maturidade e determinação em sua meta.

Fiquei muito feliz em ouvi-lo. Sinto apenas que, muitas das vezes, nós professores alertamos os alunos, a fim de ajudá-lo, mas estes não compreendem as nossas intenções.

A sorte é que muitos aprendem por si mesmo, tal como estes dois alunos. Mas, em compensação, outros não apresentam maturidade suficiente para discernir que o futuro está nas mãos dele mesmo e de mais ninguém!

Espero que este ano, eu consiga superar as minhas falhas e erros cometidos em 2009.

O exercício docente e a responsabilidade são grandes... Temos muito a trabalhar... Copa do Mundo, Continente Africano, Eleições, Aquecimento Global, entre outros tantos temas atuais.

Para iniciar, gostaria que os alunos lessem (ou relessem) alguns o textos, com os quais trabalhamos no ano passado e que iremos discuti-los novamente. Prestem atenção apenas nas mensagens, pois nas referidas postagens há comentários antes. São eles:

. Existe uma coisa difícil de ser ensinada

. Bom Aluno

. Professor Hoje


Para os responsáveis, eu indicaria - neste primeiro momento - o texto abaixo:

. Girassóis e Miosótis


Uma outra coisa que me chamou a atenção, no ano passado, foi saber que dois alunos (meninos) perderam suas respectivas mães por doenças, sendo que um deles - por pouco - não "perdeu" a cabeça e o sentido de sua vida. O outro, apesar da dor e saudade, continuou estudando e foi promovido.

Nestas situações, o papel da família é muito importante! Fiquei feliz em ver que o aluno que ficou reprovado (diante do abandono dos estudos) retornou e se mostrou disposto a mudar, investindo em seu processo educativo. Com certeza, sua mãe está feliz por sua decisão. Daí, resolvi postar uma mensagem do próximo post...

Nenhum comentário:

Postar um comentário