segunda-feira, 8 de março de 2010

8 de março: Dia Internacional da Mulher II

Imagem capturada na Internet (Google)


O Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia 08 de março desde 1975. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de homenagear as várias operárias da cidade de Nova York (EUA), que morreram sufocadas e queimadas em um incêndio numa fábrica de tecidos - no dia 08 de março de 1857 - onde elas estavam reunidas, em greve, contra as más condições de trabalho.

As operárias reivindicavam a redução da jornada de trabalho por dia (de 16 para 10 horas diárias), a equiparação do salário do sexo feminino com o dos homens, que desempenhavam a mesma função (recebiam menos de 1/3 do salário dos homens) e direito à licença maternidade.

O protesto foi seguido pela greve e, segundo os registros, as saídas de emergência da fábrica foram bloqueadas pelo lado de fora, pelos donos da fábrica que - em conjunto com as autoridades policiais - atearam fogo com a intenção de amedrontá-las e encerrar a manifestação.

No entanto, o incêndio rapidamente tomou grandes proporções e a tragédia - já anunciada - se converteu na morte de 129 operárias queimadas e por asfixia.


Fonte: Meu material didático (fonte desconhecida)

Um comentário:

  1. No curso nós (Eu, Bruna Kely, Camila e Victória). comentamos dessa história, que a senhora mesmo nos repassou.

    ResponderExcluir