terça-feira, 23 de março de 2010

22 de Março: Dia Mundial da Água


Imagem capturada na Internet (Google)



Hoje é comemorado o Dia Mundial da Água. Ao mencionar em sala de aula (tanto na escola do diurno quanto no noturno) alguns alunos se mostraram contrariados, achando certo “absurdo” ter uma data comemorativa para água. Eu os rebati, explicando a importância da água mediante o agravamento quanto à escassez e a poluição que ameaçam este recurso natural, bem como a contexto histórico pelo qual esta foi articulada e criada.

Como já postei no ano passado... Foi durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), mais conhecida como ECO-92, realizada na cidade do Rio de Janeiro, em junho de 1992, que foi lançada a ideia sobre a criação do Dia Mundial da Água.

No dia 22 de fevereiro de 1993, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) - através da Resolução A/RES/47/193 – instituiu que, a partir daquele ano, o Dia Mundial da Água seria comemorado todo dia 22 de março.

É evidente que há uma necessidade enorme de se promover uma maior conscientização da população, em geral, e – especificamente – de nossos alunos acerca da importância da água, dos problemas atuais vinculados à qualidade, escassez e poluição dos recursos hídricos do planeta. Isto não resta dúvida!




Imagens capturadas na Internet (Google)

E como eu mesma afirmei no ano passado, “ignorar a importância da água significa o mesmo que negar a vida, pois a sobrevivência humana e de todos os demais seres vivos (vegetais e animais) depende da sua disponibilidade, acesso e conservação”.

Sabemos que a área da Terra é de aproximadamente 510 milhões de Km² e deste total, cerca de 71% de sua superfície correspondem as águas, enquanto 29% representam às terras emersas (ilhas e continentes).

Deste percentual de água, que compreende os oceanos, mares, rios, água subterrânea, lagos, lagoas etc., a maior parte é imprópria para o consumo humano, tendo em vista que 97,5% correspondem aos oceanos e mares, ou seja, às águas salgadas. Apenas 2,5% da água, aproximadamente, são 2,5% de água doce.

Deste total de água doce, 2% correspondem às geleiras e 0,5%b às águas subterrâneas. Os rios e lagos, que são as principais fontes naturais de abastecimento de água, pronta para consumo, correspondem aproximadamente 0,01%.

Os problemas já são bastante visíveis, inclusive, porque a sua distribuição no planeta não é uniforme, regular. Há regiões onde a escassez de água é natural e em outras se verifica uma maior abundância.

Tanto em uma ou na outra situação se torna imprescindível o uso racional da água, pois a sua escassez ou mau uso podem agravar - mais ainda - a disponibilidade de água potável para a população mundial.

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que, em 2050, a população mundial chegue a 9 bilhões de pessoas, o que indubitavelmente acarretará um aumento expressivo quanto ao consumo de água.

Pensemos no amanhã, agindo desde já. Há muito a mudar... nossas posturas e pensamentos, ou seja, nossa educação perante os recursos hídricos.

Temos o dever de usá-la de forma racional, evitando o desperdício, a poluição e o seu comprometimento em razão do aumento da escassez de água potável.

Por isso, esta data foi escolhida para ser comemorado o Dia Mundial da Água. Basta apenas refletir sobre a sua importância e agir, desde já!


PLANETA TERRA:

. Área Total : 510 milhões de Km².
Terras Emersas: 149 milhões de Km² (29%).
Água: 361 milhões de Km² (71%)


IMPORTÂNCIA DA ÁGUA
Ciclo da Água
Vida animal e Vegetal
Consumo Humano
Fonte de Recursos e Alimentos
População Ribeirinha
Lazer e Balneabilidade
Produção de Energia Elétrica


DISTRIBUIÇÃO DA ÁGUA:
. Água Salgada – 97,5 %
. Água Doce – 2,5 %


ONDE ENCONTRAMOS ÁGUA:
Oceanos
Mares
Geleiras
Rios
Lagos
Lagoas
Água Subterrânea (Aquífero e Mananciais)
Atmosfera

Obs.: Os seres vivos (vegetais e animais, inclusive, o homem), também, retém água no organismo.


DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA SALGADA:
- Oceanos e Mares (96,6%)

Obs. Alguns depósitos de água subterrânea (0,9) e lagos (0,006) apresentam grande concentração de cloreto de sódio (sal).


DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DOCE
- Água subterrânea (0,514 %)
- Rios e lagos (0,006 %)
- Geleiras (1,979 %)
- Atmosfera (0,001 %)


CONSUMO DE ÁGUA SUPERFICIAL
- doméstico (10%)
- industrial (21%)
- agricultura (69%)


FONTES NATURAIS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA:
- Água da chuva- Águas superficiais (rios, arroios, lagos)
- Águas subterrâneas (aquíferos, mananciais)

 
Todas as imagens abaixo foram capturadas na Internet (Google)




























Um comentário: