domingo, 28 de março de 2010

27 de março: A Hora do Planeta



Imagem capturada no site oficial da Campanha



Desta vez devo reconhecer que falhei, pois embora tenha conversado com algumas turmas a respeito da Hora do Planeta, agendado para hoje, no horário de 20h30 às 21h30, eu não postei nada a respeito de forma antecipada, tal como sugere o site Hora do Planeta.

Mas, estive envolvida com a semana de prova da minha filha e dos meus alunos do Curso Noturno, que ainda continuará semana que vem.

Ontem, à noite, cheguei muito cansada da E.E.E.S. Clóvis Beviláqua. Hoje, pela manhã, terminei de elaborar alagumas provas da E.M. Dilermando Cruz e, às 9 h, fui para a casa da minha mãe. Só voltei para casa às 20h15 e pude participar da referida Campanha, apagando a lâmpada da sala.

Minha filha reparou que as luzes da Igreja da Penha estavam apagadas e indagou-me se esta estaria, também, participando da Campanha. Na hora, eu não pude responder, mas esperamos a confirmação através da própria Campanha, ou seja, até o final do horário desta. Se a igreja acender as lâmpadas às 21h30, realmente ela - enquanto monumento religioso (Santuário de Nossa Senhora da Penha) - participou da mobilização em prol do Planeta Terra.

E dito e feito... Às 21h3o, as lâmpadas da igreja reacenderam-se, aos poucos.

A minha aluna Tamiris Neves, atualmente na Turma 1901, sempre se mostrou engajada na Campanha. Inclusive, foi ela que tocou no assunto em sala de aula e, aqui, neste espaço.

Por mais que possa parecer algo simples, sem grandes efeitos concretos em relação ao Aquecimento Global, a Campanha visa, antes de tudo, a conscientização das pessoas acerca do problema em si e quanto maior for a adesão, grandes serão as expectativas de ações a favor do Planeta Terra e, indubitavelmente, de nossa sobrevivência.

A conscientização é o primeiro passo neste processo. A mobilização de pessoas em todo o planeta, independente da classe social ou de pessoas públicas nas diversas áreas de atuação (política, religião, esportes, artes em geral, como atores, músicos etc) tem um resultado singular para que as grandes empresas e os próprios governantes repensem nas políticas e planos susceptíveis a desencadear ou agravar os efeitos do Aquecimento Global.

O Brasil participa da Campanha desde o ano passado e, de acordo com o site oficial (Hora do Planeta), a mobilização em nosso país superou todas as expectativas.

A Campanha deste ano, com certeza, deve ter sido um sucesso.

Um comentário:

  1. Professora, nem deu pra participar. Sabádo(27.03)eu fui a um evento da Arquidiocese do RJ, que ocorreu no Largo da Carioca , comemorava o Dia Mundial da Juventude.
    E eu cheguei em casa meio euforica, cansada e morrendo de calor. Ai fui logo tomar o banho, quando fui me dar conta do horário já tinha passado :|

    ResponderExcluir