terça-feira, 6 de abril de 2010

Curiosidades: origem dos nomes dos Oceanos


Mapa-Mundi 
Imagem do meu Acervo Particular

Texto atualizado em 05/11/2017 às 8h15

   . Oceano Atlântico: seu nome tem origem mitológica, isto é, deriva de Atlas, nome do filho do Deus dos mares - Netuno - e pai das Atlântidas.
 
. Oceano Pacífico: seu nome tem origem histórica. Em 1520, o navegador português Fernão de Magalhães ao percorrer o litoral sul-americano, a oeste da Cordilheira dos Andes, ficou admirado com as suas águas tranquilas. Daí a denominação atribuída a este (Pacífico).
 
Sua denominação, no entanto, contradiz literalmente à sua dinâmica real, uma vez que este faz parte do Círculo do Fogo, sendo constantemente afetado por erupções vulcânicas e abalos sísmicos (terremotos e maremotos).
 
. Oceano Índico: seu nome tem origem geográfica, pois este banha a costa litorânea da Índia e da Indonésia.
 
. Oceano Glacial Ártico: sua origem também é geográfica. Encontra-se localizado no Polo Norte, sob a constelação da Ursa Menor. O seu nome, em razão disso, é derivado da palavra grega Arctos, que significa "urso".
 
. Oceano Glacial Antártico: é outro oceano, cuja origem do nome é geográfica. Este, por sua vez, recebe esta denominação pelo fato de se localizar em posição geográfica oposta ao oceano Glacial Ártico (Ártico - Antártico).

10 comentários:

  1. Estou satisfeita,porque consegui oque queria,para meu trabalho de escola.

    ResponderExcluir
  2. Bia Pereira,

    Se você não percebeu a origem do nome explica o porquê dos nomes, alguns foram escolhidos devido a sua localização geográfica, como por exemplo, o oceano Índico (próximo da Índia), outros foram com base a mitologia grega (oceano Atlântico = Atlas, nome do filho do Deus dos mares (Netuno)ou histórica, como o oceano Pacífico.

    Espero ter esclarecido. Se você procura para atividade de escola pode anotar, pois quando se fala de origem é de onde e como surgiu o nome. Abraços e obrigada por sua visita ao Blog.

    ResponderExcluir
  3. MEU O CARA QUE FEZ ESSE BLOG DA DE NOTA 10 MUITO BOM ESSE BLOG !!!

    ResponderExcluir
  4. exlemte ameiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  5. Ótimo site,me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  6. uau muito obrigado me ajudou pra caramba valeu

    ResponderExcluir
  7. Me ajudou bastante...
    Valeu☺

    ResponderExcluir