domingo, 30 de maio de 2010

Atividades Dirigidas: Copa do Mundo 2010

Texto modificado em 30/05/2010, 9h10 (imagem/Tabela 2)

Imagens capturadas na Internet (Fonte: Google)

Faltam apenas 11 dias para o início do Campeonato Mundial de Futebol (Copa do Mundo) e os alunos já se organizaram em grupos para as atividades de pesquisa acerca de diferentes tópicos a serem abordados, tendo como “fundo de pano” a Copa deste ano, que será realizada na África do Sul.

Em função das proximidades das avaliações escolares (semana passada e a próxima) e, também, das dificuldades em organizar grupos em algumas turmas, o sorteio dos temas e dos países será realizado na próxima 2ª e 3ª feira.

A minha proposta de trabalho é, mais ou menos, similar a do projeto da Copa de 2006, o qual apresentei às duas escolas em que trabalhava (a ex-E.E. Assis Chateaubriand e à E.M. Dilermando Cruz).

Como sabemos, o tema – Copa do Mundo – proporciona uma riqueza de abordagem que ultrapassa o seu nível de tratamento exclusivamente no âmbito esportivo, passando à discussão e análise, também, dos aspectos sociais, políticos, econômicos, ambientais e culturais.

Seu universo de abrangência permite diferentes níveis de trabalho desde unidisciplinar até os integrados, como multi ou interdisciplinar. Sem falar da grande oportunidade de estimular a criatividade dos alunos através de trabalhos manuais e outras habilidades artísticas (música, dança etc).

Eu cheguei a articular, com os alunos, a apresentação de danças típicas como um dos itens a ser pesquisado e oferecido à Comunidade Escolar, tal como eu solicitei no projeto de 2006, mas devido ao pouco tempo disponível para o ensaio em razão do próprio processo ensino-aprendizagem e dos trabalhos dos outros professores, acabei desistindo da empreitada. Para alegria de uns e tristeza de outros!

Sob esta perspectiva mais abrangente e, sobretudo, acerca do continente africano, os trabalhos sobre a Copa do Mundo (2010) serão selecionados de acordo com o ano das turmas e aos seguintes níveis de tratamento:

Copa do Mundo 2010: levantamento de dados geográficos dos 32 países participantes (vide tabelas); participação dos referidos países nos Campeonatos Mundiais anteriores (1930-2010); bandeira; localização geográfica (mapa); o nível de desenvolvimento dos países (desenvolvidos x subdesenvolvidos); o contexto das multinacionais ligadas ao evento esportivo (patrocinadoras e parceiros) face ao fenômeno da globalização, da transferência para os países subdesenvolvidos etc.

África do Sul: as atividades voltadas para o país-sede da Copa 2010 serão direcionadas para a posição deste como a maior economia do continente africano; o contexto histórico e a herança deixada pelo regime Apartheid; Nelson Mandela, entre outros.

Continente africano: tópicos associados ao processo histórico do continente (seus antigos reinos, a partilha e colonização européia, a descolonização); o tráfico de escravos para o Novo Mundo (América); suas riquezas naturais; a fauna e flora; os povos pré-industriais ainda existentes em seu território; seus problemas ambientais e sociais atuais (desnutrição, fome, AIDS etc.); a regionalização do continente africano; a economia e o subdesenvolvimento; os conflitos étnico-culturais e armados; a biografia de determinadas personalidades que fizeram história no continente e em determinadas nações, entre outros.

Este ano temos algo a nosso favor, isto é, um professor de Geografia atuando no Laboratório de Informática. Ele não é da rede de ensino, mas está desenvolvendo um trabalho e se ofereceu para atuar em parceria com os professores da mesma área de conhecimento.

Como o Laboratório de Informática, infelizmente, é um ambiente pouco aproveitado por não comportar uma turma inteira e pela necessidade diária de haver um funcionário para acompanhar e orientar os alunos que queiram pesquisar na Internet, a sua participação e presença neste permitiu um melhor aproveitamento do espaço e da tecnologia. E, com toda a certeza, de fundamental importância para os trabalhos atuais sobre a Copa 2010.

As turmas do 7º ano (1705 e 1706) realizarão atividades de pesquisa integrada nas áreas de Geografia e História (eu e a Profª. Sandra Amadeu). Eles trabalharão temas associados ao continente africano, os quais versarão sobre o seu processo histórico desde os antigos reinos até o período da colonização europeia e da descolonização; do tráfico de escravos para a América; o continente africano e seus países (regionalizações política e étnica); suas riquezas naturais; a fauna e flora e os povos pré-industriais. Estas atividades serão apresentadas através de cartazes e de um “Álbum Histórico-Geográfico: o Continente Africano”.

Tanto as turmas do 8º ano quanto às do 9º ano realizarão atividades de pesquisa sobre os países participantes da Copa (tabela, bandeira, mapa, curiosidades etc.), como também sobre outros temas correlatos.

Os países selecionados às turmas 1804 e 1805 pertencem à América, África e Oceania. Os demais temas a serem pesquisados e apresentados pelos alunos, sob a forma de cartazes, são: o nível de desenvolvimento dos países (desenvolvidos x subdesenvolvidos); as multinacionais associadas ao evento esportivo; o tráfico de escravos para a América (características dos bantos e sudaneses).

Os países selecionados às turmas 1901, 1902, 1903 e 1904 pertencem à África, Europa e Ásia.

Os temas a serem pesquisados pelos alunos serão apresentados, também, sob a forma de cartazes e serão expostos na Unidade Escolar. Estes versarão sobre o processo histórico colonial da África (colonização e descolonização); as formas de regionalização do continente africano; seus problemas ambientais e sociais; os conflitos étnico-culturais e armados; a África do Sul como país emergente; Soweto; o Regime Apartheid; a biografia de determinadas personalidades ilustres, tais como Nelson Mandela, Desmond Tutu, Chris Hani, Shaka Zulu e Frederik De Klerk.

Espero que não só as torcidas se empenhem a gritar e torcer por suas respectivas seleções, mas que os alunos se esforcem para pesquisar e adquirir conhecimentos diversos - no âmbito dos países participantes da Copa do Mundo deste ano, do país-sede do evento esportivo e do continente africano.

Ficha de Dados Geográficos

Imagem capturada na Internet (Fonte: Google)

6 comentários:

  1. Queria fazer o trabalho sobre o Nelson Mandela, pois já ouvi bastante sobre ele e o que fez na África mas nunca me aprofundei sobre a sua vida.

    ResponderExcluir
  2. Amanhã, vou fazer o sorteio dos temas com as turmas. Quem sabe, você não ganha a biografia dele?!

    Vamos esperar até amanhã!

    ResponderExcluir
  3. bom gostei muitooooo
    porém tenho certeza q deveria haver ai uma tabela com os dados estatisticos completos dos 32 paises q disputarão a copa do mundo fifa de 2010
    obrigada....
    pois informação é tudoooo
    ok?!

    ResponderExcluir
  4. Val,

    Obrigada por comentar no meu Blog. A informação, pela qual você sugere, já foi postada anteriormente, no dia 22 de maio, quando falei da Copa deste ano.

    E quanto aos dados estatísticos, eu falei com as turmas que a busca pode ser facilitada com os links situados na lateral esquerda do Blog, onde há a menção de "A Terra em Questão".

    Neste ponto, eu errei em não indicar o caminho através da postagem, no caso de outras pessoas. Mas, não se preocupe, pois será postado em seguida.

    Obrigada pelo comentário e participação.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Professora,
    você disse que os dados geográficos da tabela que você mandou tirar para colocar no trabalho, tem que ter as informações dos anos corretos que está pedindo ao lado, você disse também que tinha postado no blog, só que não estou encontrando, será que você poderia me dizer aonde está ?

    Lucas Henrique da 1902

    ResponderExcluir
  6. tenho um trabalho de geografia a fazer e escolhi o tema da copa do ano passado...mas não consigo entender muito como detalhar esse assunto da maneira que meu professor pede, sera que vc pode me ajudar!pois esse trabalho tem muitas e boasd informações!
    tenho que detalhar os objetivos do estudo envolvendo paisagem, território e lugar!objetivos metodologia e avaliação

    ResponderExcluir