sábado, 5 de junho de 2010

Regionalização do Continente Africano




Imagem capturada na Internet (Google)
Modificado em 09/06/2010


Outro dia fui procurada por um aluno do 8º ano (Turma 1804), que queria saber o número real de países do continente africano. Ele disse-me que havia encontrado respostas diferentes na Internet e que até acessou o meu Blog.
 
Questionou-me quanto ao número e eu respondi, tal como postei no Blog, que são 53 países e 1 território, o Saara Ocidental.
 
O Saara Ocidental, ex-colônia espanhola, se encontra anexado e sob o domínio de Marrocos, país vizinho. Ele almeja a sua independência ou o reconhecimento como país independente, já que se declarou sua independência em 1973.
 
Contudo, sua emancipação não foi reconhecida, gerando uma instabilidade entre este e o governo marroquino, que nunca aceitou perder as terras anexadas.
 
O embate entre ambos, por esta causa, desencadeou um conflito que se estendeu até 1991, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) promoveu um cessar fogo e acordaram que ambos iriam participar de um referendo para decidir sobre o futuro do território (Saara Ocidental).
 
Mas, pelo que já li a respeito e, inclusive, do curso que iniciei em 2008 sobre o continente (não concluído), esta questão ainda não foi resolvida.
 
Pesquisei na Internet a respeito e descobri que, ainda, não há nada de concreto a favor da emancipação desta última. Inclusive, o clima de instabilidade ainda persiste, o que vêm preocupando o atual Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, que em abril deste ano prometeu a Mohamed Abdelaziz, líder da Frente Polisário (Saara Ocidental), que as Nações Unidas vão continuar a mediar uma possível solução ao problema, mantendo-se ativo e equitativo (Expresso).
 
Para quem tiver interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre o Saara Ocidental, sugiro o artigo sobre este na Aventuras na História .
 
Por isso, volto a afirmar que a África, terceiro maior continente da Terra, cuja área territorial é de cerca de 30.227.467 Km², possui 53 países e 1 território. A relação dos países e suas respectivas capitais foi postada, neste espaço, no dia 10/11/2008. Acesse diretamente por AQUI e reveja!
 
O mapa abaixo é antigo e faz parte do meu material didático particular. Estou postando, mas com receio (devo admitir), pois trabalho com ele em sala de aula, mas não tenho a referência do livro do qual este foi retirado. Por isso, afirmo que a fonte é desconhecida. Vou me arriscar em nome da boa informação...


Imagem do meu acervo particular (Fonte Desconhecida)

É bastante visível na divisão política do continente, que esta se apresenta configurada por linhas retas ou arcos de circunferência. Isso se justifica pelo estabelecimento de fronteiras artificiais sob o égide da partilha do continente entre as potências européias.
 
Os conflitos étnicos que ocorrem no continente são reflexos da partilha da África, onde não se verificou o respeito aos diferentes povos existentes e seus respectivos territórios. Daí verificarmos que os países africanos, em sua maioria, não apresentam a mesma unidade linguística e cultural.
 
Regionalização do continente africano
Quem tem alguma noção do processo histórico de ocupação e partilha da África entre as potências européias, bem como de sua descolonização (não são estes, os objetivos no momento), regionalizar o continente africano não é uma tarefa nada fácil, tendo em vista a coexistência de fronteiras artificiais herdadas pela partilha de seu território.
 
As formas de regionalização mais usuais de dividir a África são baseadas na divisão regional política e/ou na divisão regional étnica.
 
1. Divisão Regional Política
De acordo com a sua divisão político-administrativa e a localização dos países, o continente africano se apresenta dividido em 5 regiões. Alguns autores consideram 6 regiões, pois consideram a “África do oceano Índico” (ou África Indo-Oceânica) como uma região distinta, desarticulando-a da “África Oriental”.
 
Outras divisões regionais políticas, no entanto, não conferem as mesmas áreas das regiões.
 
A divisão, aqui, apresentada foi extraída do material didático do curso sobre o Continente
 Africano oferecido pelo CEDERJ. E, de acordo com este, politicamente, o continente apresenta-se dividido nas seguintes regiões:
 
I. África Setentrional ou do Norte: constituída por 05 países e um território (Saara Ocidental), distribuídos sob duas sub-regiões: o Machrsch (leste) e o Magreb (oeste);
 
II. África Ocidental: composta por 16 países independentes;
 
III. África Central: compreende 08 países;
 
IV. África Oriental: formada por 10 países, estes se encontram dispostos em duas sub-regiões, a Norte-Oriental (Chifre da África) e a Centro-Oriental;
 
V. África Meridional ou Austral: compreende 14 países;

O mapa abaixo foi modificado, por mim, com a demarcação das 5 regiões africanas.


Mapa modificado no Adobe Photoshop

2. Divisão Regional Étnica
Esta divisão se baseia na grande diversidade étnico-cultural do continente africano. E, em linhas gerais, o continente é dividido em dois grandes complexos regionais, a saber:
 
I . África Branca ou Setentrional (Norte): é constituída por 5 países e o território de Saara Ocidental. Alguns autores, no entanto, incluem Mauritânia nesta região, que se caracteriza pelo predomínio da população branca, de influência árabe e islâmica. Alguns autores denominam-na com “África do Norte ou Islâmica”.
 
Embora todos sejam subdesenvolvidos, estes – comparados com os demais países africanos - apresentam melhores indicadores sociais e econômicos.
 
O deserto do Saara representa um obstáculo natural da África Branca, se constituindo em uma área anecúmena*, ou seja, de baixa densidade demográfica.
 
* Áreas de difícil acesso e fixação do homem.

II. África Negra ou Subsaariana: esta região é formada por 48 países, sendo predominantemente de população negra.
 
Esta região é caracterizada por uma grande diversidade étnico-cultural (povos, línguas, religiões etc.), correspondendo a área do continente africano marcada pelo subdesenvolvimento crônico, pelos conflitos armados, epidemias, Aids, miséria, desnutrição, fome, entre outros problemas sócio-econômicos.
 
Imagem capturada na Internet (Google)


4 comentários:

  1. meu professor pediu:1 mapa da Africa com regionalizaçao baixada na economia do pais.
    como possso achar agora?!!!!!!!!!!!
    vc pode me ajudar??????!

    ResponderExcluir
  2. meu professor me pediul pra fazer a regionalização da africa eo mapa mmais ta muito grande esse texto

    ResponderExcluir
  3. Jailson,

    Em todo tipo de pesquisa, a leitura se é imprescindível, inclusive, para você poder analisar se há alguma referência aos itens solicitados pelo professor.

    Muitos alunos cometem o erro de copiar, na íntegra, o texto original sem ao menos ler o que está escrito. Resultado: não pesquisam, apenas compilam e, ainda por cima, informações desnecessárias (algumas vezes, nem o tema central da pesquisa é tratado).

    Neste meu texto, a facilidade é dada a você, pois tem subtítulos que indicam o tópico que o seu professor pediu.

    Vá direto ao título Regionalização do continente africano, logo abaixo do mapa político e leia.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir