terça-feira, 22 de junho de 2010

Curiosidade: A Calçada dos Gigantes





Imagem capturada na Internet (Google)


Ainda no contexto do continente europeu, além das falésias e dos fiordes, há uma formação bastante interessante e que desperta grande curiosidade, atraindo diversos turistas. Trata-se da “Calçada dos Gigantes” (The Giant's Causeway).

Segundo a lenda local, a calçada foi construída por um gigante irlândes na intenção de lutar com outro gigante de origem escocesa.

Seu nome era Finn MacCool e um dia dirigiu-se para o norte, na costa, onde poderia olhar a Escócia através do estreito de Moyle. Este procurava pelo gigante escocês Benandonner, que era o seu maior rival e que vivia desafiando sua reputação e força.

Como os dois nunca haviam se encontrado, Finn MacCool decidiu convidar Benandonner para ir à Irlanda, para um duelo final.

Contudo, não havia um barco suficientemente grande para carregar o gigante escocês. Em razão disso, Finn MacCool construiu uma calçada feita por pedras gigantes a fim de que seu rival pudesse cruzar o canal, não tendo assim nenhuma desculpa para evitar o confronto.

No entanto, assim que Benandonner se aproximou, Finn MacCool se deu conta que seu inimigo era muito maior e mais assustador do que ele havia imaginado.

Ele correu para sua casa e pediu conselho a sua mulher sobre o que fazer. Sua esposa, Oonagh, que era bem prática e objetiva, mandou-lhe que se disfarçasse de bebê e o colocou em um berço gigante feito de madeira.

Sua esposa aconselhou que ficasse quieto e fingisse estar dormindo. Logo depois, a sombra de Benandonner surgiu na porta do casal.

Oonagh convidou o gigante Benandonner para entrar, mas pediu que este não fizesse barulho para não acordar o filho de Finn.

Quando o gigante viu o tamanho da "criança" imaginou como seria o tamanho do pai do bebê e fugiu correndo de volta para a Escócia, destruindo a calçada após cruzar o estreito, para evitar que seu inimigo fosse atrás dele.

Lenda interessante para a formação geológica de cerca de 40.000 colunas de basalto, de formas poligonais, dispostas lado a lado, como se fosse uma calçada (daí, a sua denominação), localizada na costa nordeste da ilha da Irlanda, mais especificamente na Irlanda do Norte, território que faz parte do Reino Unido.


Imagem capturada na Internet (Fonte: Administrativo)

De acordo com os dados geológicos, as colunas são provenientes do resfriamento relativamente rápido da lava basáltica durante uma erupção vulcânica ocorrida há cerca de 60 milhões de anos.

As lavas subiram por fendas no calcário a 1000º C e ao entrar em contato com o mar e o ar, o basalto se solidificou, formando as colunas, cuja altura 'máxima pode chegar a 6 metros, enquanto a largura pode ser de até meio metro.

Ela foi descoberta em 1693. Em 1986, ela foi declarada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO sob a denominação de "Calçada dos Gigantes e sua Costa" e, no ano seguinte, como Reserva ,Natural Nacional.

Todas as imagens abaixo foram capturadas na Internet com a finalidade de ilustração
























Fontes:

. Cruzeiro do Sul

. Mosaicos do Sul

. Material didático particular

2 comentários:

  1. Nossa, que legal,achei bem bonito :D

    ResponderExcluir
  2. Tamiris,

    Eu também acho! Um outro caso de derrame de basalto, bastante interessante, é o que ocorre no município de Torres, no Rio Grande do Sul (fazem parte da Formação Serra Geral).

    Neste município, as rochas basálticas se apresentam, hoje, sob a forma de falésias e morros (Morro do Farol, Guaritas e Itapeva).


    Quando eu morei em Santa Catarina tive a oportunidade de conhecer durante um trabalho de campo pela UFSC.

    Qualquer dia desses, eu vou postar a respeito deste, pois foi o maior derrame de basalto do mundo. Sua extensão vai até a parte sul de São Paulo.

    Lá, no município de Torres,são os únicos testemunhos no litoral do Rio Grande do Sul.

    Beijos

    ResponderExcluir