domingo, 20 de junho de 2010

Curiosidades: Falésias e Fiordes

 
Ação erosiva das ondas do mar
Imagem capturada na Internet (Google)
 

Como prometi aos alunos, estou postando as imagens de falésias e fiordes. A explicação ou um simples desenho no quadro branco não tem a mesma eficácia da qual a imagem impõe. E, como todos sabem, o livro didático de Geografia não faz referência nenhuma e nem faz uso de imagens. Por isso, os avisei sobre a postagem neste espaço.
 
Mas, antes, retomando a explicação em sala de aula, vamos ver os conceitos destes, que se encontram associados à costa litorânea...
 
As falésias consistem em formas de relevo litorâneo, abruptas e escarpadas, resultantes da ação erosiva constante das ondas do mar sobre a rocha e/ou material sedimentar ou vulcânico (abrasão marinha).
 
Por sofrerem a ação do mar, permanentemente, estas são denominadas de falésias vivas (ou ativas). Quando estas se encontram localizadas mais para o interior do continente, distantes dos efeitos abrasivos do mar, são chamadas de falésias mortas (ou paleofalésias).
 
O trabalho erosivo das ondas do mar, abrasão marinha, se faz pelo solapamento da base e, posteriormente, há o desmoronamento do material sobrejacente. É evidente que outros agentes erosivos agem sobre a topografia litorânea, mas para a formação de falésias, o agente principal são as ondas do mar.
 
Notem os conceitos envolvidos sobre a costa alta e costa baixa...
 

Falésia Dover (Inglaterra)
Imagem capturada na Internet (Google)


 
 Falésia de Etretat (França)
Imagem capturada na Internet (Google)


Falésias no Monte Argentário (Itália)
Imagem capturada na Internet (Google)

 
Como eu comentei na sala de aula, em nosso litoral, principalmente, nordestino, encontramos falésias talhadas em terrenos argilosos, as de Formação Barreiras. Sua extensão, no entanto, é registrada desde o Amapá até o estado do Rio de Janeiro.
 

 Falésias na Praia Canoa Quebrada (Ceará)
Imagem capturada na Internet (Fonte: Guia do Litoral)

 


 Falésias na Praia de Canoa Quebrada (Ceará)
Imagem capturada na Internet (Fonte: Guia do Litoral)

 

Praia de Pitinga em Arraial d'Ajuda e ao fundo as falésias (Bahia)
Imagem capturada na Internet (Fonte: Folha OnLine)

 

 Falésias na Praia de Trancoso, Porto Seguro (Bahia)
Imagem capturada na Internet (Google)

 

Os fiordes são grandes vales rochosos ou, melhor dizendo, corredores estreitos e profundos localizados na costa alta. Estes, ao contrário das falésias, foram escavados pela erosão glaciária e, hoje, se encontram cobertos pelas águas do mar.
 
A palavra fiorde é de origem norueguesa, significando algo semelhante a “porto seguro”, ou seja, aquele que apresenta águas calmas, que favorece a atividade pesqueira, o transporte e a ancoragem de barcos e navios.
 
Alguns vales (fiordes) chegam a exceder 350 Km de comprimento e uma profundidade de cerca de 1.500 m. Os paredões rochosos podem ultrapassar 1.000 m de altura.
 
Todas as imagens abaixo consistem no fiorde Gerianger, na Noruega (fontes diversas através do Google) .
















Fontes de Consulta:

 . GUERRA, Antonio Teixeira - Dicionário Geológico e Geomorfológico (IBGE)

 

8 comentários:

  1. Realmente, fica bem melhor de entender vendo figuras.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, Tamiris! Fica muito mais fácil. Por isso que o Blog acaba sendo útil, também!

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Juliana

    Também achei professora tirou a minha Duvida

    ResponderExcluir
  4. Caraca agora eu vi realmente a diferença entra Fiordes e Falésias.

    ResponderExcluir
  5. Otima Explicação!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Otimo blog, show de bola!! Explicação melhor ainda... Parabéns e continue assim tirando dúvidas e salvando vários alunos aqui em Recife-PE. Abraço, lucca.

    ResponderExcluir
  7. Então só pra ver se realmente entendi: o fiordes é um rio salgado, e a falésia é um penhasco?! Um fiordes é cercado por falésia?

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, Gevânea! Tratam-se de formas de relevo distintas. Tanto uma forma quanto a outra são encontradas na costa litorânea.

    As falésias foram formadas a partir do trabalho das ondas do mar, que solaparam a sua base, ou seja, havia uma formação (rochosa ou sedimentar) na região litorânea, próxima ao mar, que sofreu erosão das ondas marinhas, cujo trabalho resultou nas famosas falésias, podendo estas serem abruptas ou escarpadas.

    Já os fiordes, mesmo sendo típicos também do litoral (costa alta), são corredores estreitos e profundos que foram formados à partir da erosão glaciária, ou seja, a erosão causada pelas gelei-ras. Esse tipo de erosão cava vales profundos em forma de “U”, os quais acabaram ficando sub-mersos pelas águas do mar (invasão das águas).

    Não se trata de um rio (veja a formação do vale ou corredor rochoso) e nem a erosão sofrida foi causada pelas ondas do mar (erosão marinha) e, sim, pelas geleiras no sentido da montante a jusante.

    Obrigada por sua visita! Espero ter tirado a sua dúvida! Um grande abraço!

    ResponderExcluir