segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Atividade Dirigida: Multinacionais




Os alunos do 8º ano da E.M. Dilermando Cruz, que estão pesquisando acerca das Multinacionais, precisam ter bastante atenção quanto aos itens a serem pesquisados e na configuração do trabalho a ser exposto na Unidade Escolar.

Como já expliquei na sala de aula, o trabalho deverá ser apresentado em 01 (uma) ou 02 (duas) folhas de papel Ofício ou A4, com margens de 1,5 cm (tanto a superior e a inferior quanto a da direita e da esquerda)*; o texto deve ser digitado com a fonte Geórgia e tamanho 12.

Todo o texto deve ser digitado com o espaçamento de 1,5 de entrelinhas.

Na parte superior da folha deve constar o logotipo da marca pesquisada (imagem de tamanho médio).

Itens a serem pesquisados:

. Marca;

. Ramo;

. Produto (s);

. País de Origem;

. Ano da Fundação;

. Histórico;

. Presença Global;

. Presença no Brasil;

. Curiosidades;

. Fonte de Consulta.

Vejam o exemplo abaixo:







. Marca: Benetton

. Ramo: Vestuário

. Produto (s): roupas, acessórios e malas

. País de Origem: Itália

. Ano da Fundação: 1965

. Histórico: Em 1965, na cidade de Ponzano Veneto, próximo a Treviso, na Itália, Giuliana Benetton tecia roupas coloridas nos seus tempos livres e o seu irmão, Luciano, as vendia.

Para melhorar a produção, eles venderam uma bicicleta e um acordeão. Com o dinheiro arrecadado com as vendas destes (30 mil liras), os irmãos adquiriram uma máquina de fazer malhas, passando a produzir regularmente. As malhas eram vendidas às lojas na região do Vêneto.

Com o sucesso obtido com as vendas de pulôveres coloridos, os irmãos investiram novamente na empresa e o negócio progrediu. Luciano utilizando uma estratégia de marketing, até então inovadora, conseguiu modificar por completo o mercado do vestuário.

Ele só comercializou com lojas especializadas em roupa de malha e, aproveitando a experiência e o empenho dos vendedores, concedeu descontos para pagamento à vista, comprou e adaptou máquinas de segunda mão (mais baratas), as quais executavam o trabalho pretendido.

Assim foi criada a empresa Maglificio di Ponzano Veneto dei Fratelli, uma empresa familiar gerida por quatro irmãos, Luciano, Giuliana, Gilberto e Carlo.

A aposta de Luciano foi marcada pela diversidade das cores, criando a mensagem comercial – “United Colours of Benetton”.

Essa idéia da cor a fez ser conhecida mundialmente e é um dos ícones da marca.

A partir de 1966, o grupo passou a contar com a colaboração do estilista francês Lison Bonfils, cuja parceria deu bons resultados na expansão dos negócios.

Três anos após a instalação da primeira fábrica, a Benetton inaugurou a primeira loja própria na cidade de Belluno, localizada na região de Vêneto, nos Alpes italianos. Foi um grande sucesso!

Em 1969, uma loja da Benetton foi aberta em Paris, França, onde, graças ao seu estilo e às cores das roupas, conquistou o público jovem de imediato.

Nos dez primeiros anos, a marca Benetton apostou no mercado doméstico, tendo conseguido abrir mais de 200 lojas nesse período.

Em meados dos anos 70, no entanto, as vendas no mercado italiano estabilizaram e a empresa passou a prestar mais atenção aos outros mercados europeus. Os fortes investimentos no mercado exterior fizeram com que cerca de 60% da produção da empresa fosse exportada em 1978.


. Presença Global: + 120 países

. Presença no Brasil: Sim

. Curiosidades: - No início, o nome Benetton nem sempre aparecia em todas as lojas. Algumas delas eram denominadas pelas marcas que vendiam (Sisley, Tomato, Merceria e 012), pois deste modo, caso alguma dessas fracassasse, a marca Benetton não sofreria consequências negativas.

. Fonte de Consulta: Mundo das Marcas


3 comentários:

  1. Professora, que trabalho é esse que eu não estou sabendo!
    E queria lhe avisar que na segunda feira faltei por que eu fui mlá na escola CEFET confimar minha inscrição entende? Se poder ainda me dá um pontinho na materia, pois não queria faltar, mais era apenas o dia em que minha mae podia, pois ela trabalha.

    Beijos, e já anotei sua materia.

    ResponderExcluir
  2. Bruna,

    Este trabalho é para as turmas do oitavo ano (antiga sétima série). Não é para o nono ano.

    Lembra do ano passado? Globalização, multinacionais, Hino Marqueteiro?

    Fique calma!

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá professora, eu estou fazendo o trabalho das multinacionais e peguei a APPLE no ramo eu coloco computadores ou informática?
    silvia 1804

    ResponderExcluir