segunda-feira, 23 de agosto de 2010

MariMoon: da exclusão à inclusão e fã clube





Imagem capturada na Internet (Fonte: Google)



Muitos alunos me procuraram, porque leram a postagem sobre “Bullying” (15/08) e destacaram a relação com as artistas citadas no artigo. Afinal, as mesmas representam o público jovem.

A aluna Tamiris Neves, da turma 1901, levou até uma antiga revista Capricho (2008) para a sala de aula, na qual uma das matérias era também sobre a Mari Moon e a sua condição de vítima de bullying na idade escolar.

O que eu não pude responder a muitos alunos, que me procuraram e que, no momento em que escrevi e postei, também não tive a ideia de pesquisar, foi o nome verdadeiro da Mari Moon, apresentadora da MTV.

Eu prometi pesquisar, afinal a curiosidade foi grande e eu mesma quis saber. E para poder dar mais sentido, resolvi pesquisar mais sobre a sua vida.

Pois bem, pesquisei e descobri...



Imagem capturada na Internet (Fonte: Google)

O seu nome verdadeiro é Mariana de Souza Alves Lima. Seu codinome (ou nome artístico) foi inspirado no desenho japonês Sailor Moon (anime).

Ela nasceu em São Paulo, no dia 27 de setembro de 1982 (signo Libra). Este ano, MariMoon completará 28 anos.

Na verdade, não é só o seu nome artístico tem a ver com os desenhos japoneses, mas também os cabelos coloridos e determinadas roupas, como a combinação de mini-saia e coturno (bota de cano alto, amarrado com cordões, tipo usado por militares).

Para quem não sabe a diferença entre mangás e animes (vejam a postagem do dia 10 de julho de 2008), o primeiro referem-se às histórias em quadrinhos japonesas, enquanto o segundo constituem os desenhos animados japoneses, transmitidos na TV e no cinema.




Imagem capturada na Internet (Fonte: Google)


Do anonimato, o sucesso deu os seus primeiros passos... Sua história “deslanchou” após ter criado um fotolog, em 2003, com a intenção de postar imagens dela e de outros artistas amadores.

Nesta época, ela já se apresentava com os cabelos coloridos (ela começou a pintá-los aos 20 anos) e, muitas das vezes, suas fotos eram sensuais.

Sua página teve ampla repercussão na rede e devido ao grande acesso, diário, dos internautas, ela acabou sendo convidada para participar de campanhas publicitárias, revistas etc.

Ela também criou uma loja virtual, na qual poderia vender roupas criadas por ela mesma (grife MariMoon).

Ser estilista foi por um acaso, pois como ela não encontrava nada – a seu gosto – nas loja, acabou tendo que optar por criar as suas próprias roupas e acessórios.

As vendas começaram em eventos de anime e suas coleções passaram a ser revendidas pela marca MissBella, em 2007. Não achei nada que indicasse que as vendas continuam até hoje (se alguém souber, favor me enviar a fonte).





Imagem capturada na Internet (Fonte: Google)



Em 2007, MariMoon foi eleita pela revista Criativa como uma das 25 mulheres mais criativas.

Em janeiro de 2008, ela passou a apresentar o programa Scrap MTV e, no final do mesmo ano, ela foi premiada na 7ª edição do Prêmio Jovem Brasileiro como “a apresentadora do ano”.

Atualmente, além do programa Scrap MTV, MariMoon apresenta o Acesso MTV, junto com Titi Müller. Esta última, por sinal, minha filha gosta muito.


Imagem capturada na Internet (Fonte: Google)


Ela já foi capa da Capricho, revista voltada para o público jovem, em duas edições. A primeira foi a edição nº 998, de 06/08/2006 e a segunda foi este ano, na edição nº 1102, de 01 de agosto.

A aluna Tamiris Neves levou - para a sala - outra edição da mesma revista, na qual uma das reportagens era também sobre a MariMoon (Edição 1057, 09/11/2008).

Por sinal, em 2009, ela foi eleita e premiada pela referida revista como "a mais estilosa do ano".

MariMoon também apresentou um reality show produzido pela MTV Brasil em parceria com a revista Capricho, o programa era “Colírios Capricho”.


Imagem capturada na Internet (Fonte: Google)


Em março deste ano, ela participou do Programa Um Contra Cem (SBT) e ganhou o prêmio de 300 mil reais.

Sua marca são os cabelos coloridos. Até uma boneca (Barbie) foi modificada pelo artista plástico Marcus Baby para ser a cópia fiel da apresentadora do MTV, Mari Moon. Com direito a um piercing nos lábios e os famosos coturnos. Vejam a reportagem na página oficial do artista (Bonecos do Baby).



Seus cabelos já foram pintados de diversas cores e, há anos, pelo mesmo cabelereiro. Hoje é uma ajudante deste. Seus cabelos já foram pintados de azul, vermelho, rosa, roxo e verde.

"As pessoas podem não saber meu nome, mas vão falar, 'aquela do cabelo colorido'", diverte-se MariMoon (Portal CARAS).

A menina que sofreu bullying na escola, se sentiu excluída do grupo por seguir um modismo próprio, hoje, é apresentadora de televisão (MTV), estilista, fotologger e empresária.

Espero ter atendido a curiosidade de muitos alunos... Curiosidades a mais, acessem o site oficial dela e o seu fotolog.



Imagens capturadas na Internet (diversas fontes):







3 comentários:

  1. Gostei da postageeeeem aaaaaaaaaaaa e até que enfim eu tive alguma coisa para escrever aqui ACHO QUE VOU PINTAR MEU CABELO DE VERDE kk' brincadeira

    ResponderExcluir
  2. Thaynara,


    Fiquei super feliz por ver a sua participação. Gostei mesmo!

    Ah, já ia me esquecendo... Você não precisa pintar os seus cabelos de verde, a cor natural deles é bonita, tá?!

    Beijos e volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. A Marimoon é meia "maluquinha". De vez em quando vejo o progama que ela apresenta na MTV. Bom, ela é um exemplo vivo de que o bullying pode ser minimizado, já que agora ela é uma pessoa que tem emprego, é famosa.

    ResponderExcluir