domingo, 17 de outubro de 2010

Curiosidade: Sufixos comuns em nomes de lugares



Imagem capturada na Internet



A curiosidade é grande e embora eu tenha já explicado para algumas turmas, achei melhor publicar no Blog a fim de esclarecer as dúvidas de outros.

Estou falando do emprego de sufixos, comuns, em alguns nomes de lugares (cidades, países etc.).

Como, por exemplo, muito lugares apresentam em comum o sufixo lândia (do inglês ‘land”), que significa "terra". Este sufixo é mais comum em nomes ocidentais, embora possamos encontrá-lo também no oriente.

Na maioria das vezes, estes foram adotados para designar territórios de determinados povos, mas podem ser atribuídos – em outros lugares - em função de religiosidade ou da abundância de algum recurso natural ou produto.

No Brasil, temos a cidade de Cafelândia (SP), que significa “terra do café” (minha tia Celina e família moram lá); Açailândia (MA), nome dado devido à grande quantidade de açaí que existia no município (terra do açaí); Analândia (SP), anteriormente este era denominado de Anápolis, mas seu nome mudou em 1944. É uma referência à padroeira do antigo povoado de Cuscuzeiro (e do atual município), Santa Ana (Sant'Ana), significando assim, “terra de Ana”.

Outros, mundialmente, conhecidos são Disneyland (em inglês) ou Disneylândia (terra do Disney, o seu criador) ou England ou Inglaterra (terra dos ingleses).

Vamos ainda encontrar: na Ásia, a Tailândia (terra dos tais) e a Suazilândia, na África (terra dos suazis).

No entanto, um outro sufixo desperta curiosidade maior, quando combinada com nomes de certos países... Trata-se do sufixo stão, empregado na denominação de alguns países da Ásia, os quais integram a Comunidade dos Estados Independentes (CEI, formada pelas repúblicas da antiga União Soviética), como o Cazaquistão, Quirquistão, Tadjiquistão, Turcomenistão, Uzbequestão.

Este sufixo (stão) tem contribuição da língua persa (stan), que também significa “terra” ou "lugar de". Sendo assim, respectivamente, estes países são terras dos cazaques, quirguizes, tadjiques, turcomenos e uzbeques.

Fontes:

. VITIELO, Márcio Abondanza, A Origem dos Nomes Geográficos - Revista Discutindo Geografia, Ano 3, nº 16 - Editora Escala Educacional;

. Wikipedia

4 comentários:

  1. Legal. Eu sempre tive curiosidade sobre o "stão", pela quantidade de países que possuem este sufixo.

    ResponderExcluir
  2. Agora aprendi, ia morrer e não saberia :x Rs

    ResponderExcluir
  3. Tamiris e Bruna,

    Com relação ao sufixo "stão", não me recordo se foi na turma de vocês que eu comentei, mas o "lândia" já foi há muito tempo (até em séries anteriores). Este ano, inclusive, retornei a falar por ocasião da península da Jutlândia (terra dos jutos - um dos povos da regiâo).

    Na ocasião, eu só encontrei referência quanto à penísula. Depois fui pesquisar melhor e descobrir a razão deste nome.

    Nem todos os países com sufixo "stão" tem este sentido de "terra" ligado a um determinado povo, viu Tamiris!?

    Fico feliz por vocês terem comentado, pois muitos alunos comentam na versão "cara a cara", pois alegam que não sabem comentar no Blog.

    Beijos

    ResponderExcluir