sábado, 16 de outubro de 2010

Dica de Site: Gabriel Perissé

Gabriel Perissé - Imagem capturada na Internet (Fonte: Ler, Pensar e Escrever)

Pesquisei, nos meus arquivos e na Internet, uma mensagem apropriada para o Dia do Professor. Queria uma mensagem que falasse sobre o seu real e importante papel e, ao mesmo tempo, confrontando ao do aluno, afinal é esta relação que permeia a Educação.
Na verdade, não basta apenas o professor, mas os alunos, seus responsáveis, a equipe administrativa, enfim, a escola como um todo. Mas, não restam dúvidas quanto à importância do professor como mediador do processo de ensino-aprendizagem.
E foi nesta busca, que encontrei o texto “O Professor do Futuro”, de autoria de Gabriel Perissé, nos meus arquivos, mas sem referência da fonte (coisas de Marli Vieira, por vezes, antigamente).
Além de escritor e autor de vários livros, Gabriel Perissé é formado em Letras e doutor em Filosofia da Educação (USP).
Procurei na Internet e encontrei o site do referido autor, onde há um amplo material (artigos, palestras, ensaios etc) acerca da Educação e sua ampla área de abrangência.
Adorei, pois de uma falha minha abriu-se um leque de textos, capazes de nos fazer refletir sobre a nossa vocação (professor), do nosso importante papel quanto à orientação aos alunos, que devem ser os agentes ativos da construção do próprio conhecimento, bem como de nossa relação com estes.
Em razão disso, antes de publicar o texto em questão, O Professor do Futuro, achei melhor indicar primeiramente o site. Vale a pena, conferir! O endereço é http://www.perisse.com.br/
Além do texto, por mim selecionado anteriormente, selecionei outro - do mesmo autor - bastante interessante. Ambos serão publicados, em seguida, nas duas próximas postagens.
Ah, já ia me esquecendo... O referido autor tem dois Blogs, sendo que um se encontra inativo. O antigo, que foi desativado, mas há como acessá-lo, ainda, é Ler, Pensar e Escrever. Já o atual Blog é intitulado Terapia Literária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário