segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Dilma Rousseff: A Primeira Presidente Mulher do Brasil




Dilma Rousseff - Imagem capturada na Internet (Fonte: Msn Notícias)

 
Não há mais o que contestar... Antes mesmo do encerramento da apuração dos votos do segundo turno, os números já definem a vitória de Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores (PT) como presidente do Brasil.
 
A expectativa de muitos eleitores não paira só no nível da continuidade dos programas políticos, econômicos e sociais do atual governo federal, mas – sobretudo - por ser a primeira mulher a presidir o nosso país.
 
Marina Silva era a outra candidata à presidência nestas eleições de 2010, mas ficou de fora da disputa no segundo turno, cujo adversário à Dilma Rousseff foi o candidato do PSDB, José Serra. Na verdade foram os eleitores da Marina Silva que conduziram o segundo turno, a qual se manteve íntegra a seus princípios, optando pela neutralidade, sem direcionar apoio a um ou a outro candidato na disputa que começou no dia 03 de outubro e vai ser encerrado hoje.
 
Ser a primeira presidente mulher do Brasil é algo bem mais abrangente que simplesmente governar como chefe de Estado. É a superação do perfil tradicional, masculino, dos governantes do Brasil. Além disso, representa a própria vitória do governo do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, uma vez que foi a primeira vez na história que o candidato indicado pelo governo vigente ganha às eleições.
 
O compromisso é grande, não restam dúvidas! Mas, a expectativa da população brasileira é maior ainda, tanto entre os seus eleitores convictos quanto aos demais, que votaram no outro candidato (José Serra) ou optaram por anular o seu voto.
 
Dilma Rousseff não vai ser a primeira mulher – no mundo - a assumir o cargo de presidente. Várias mulheres já exerceram e, ainda, exercem o cargo máximo de um país. O bom desempenho independe do sexo.
 
Mulheres no poder ainda representam uma porcentagem muito pequena, mas exemplos de boa administração feminina, o mundo tem para relatar.
 
Vejam alguns exemplos de mulheres no poder através do site Terra Notícias e/ou acessando a postagem publicada neste espaço em março de 2010!

2 comentários:

  1. Só espero que ela melhore o Brasil.
    Ela tem várias propostas e acredito que elas os cumpra e não faça como tantos outros que só falam e não fazem.

    ResponderExcluir
  2. Achei muito bacana ela no poder... Sinal de que o machismo está sumindo cada vez mais. Ela é uma guerreira mesmo! Tomara que ela consiga melhorar o Brasil!!! Shirlayne T. 1903

    ResponderExcluir