domingo, 17 de outubro de 2010

Horário de Verão: 2010-2011

Imagem capturada na Internet (Fonte: Tê Pirata)

Daqui a menos de uma hora, isto é, à meia noite, os relógios das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão ser adiantados em uma hora.

Este sistema chamado Horário de Verão visa promover a diminuição do consumo de energia no horário de pico, ou seja, no período de 19 a 21 horas, quando a iluminação pública é ligada e a maior parte das pessoas chega em casa, acende as lâmpadas, toma banho, liga o ar condicionado, ventiladores e outros produtos elétricos.

O governo federal visa gerar uma economia de 5% no consumo de energia, considerando todo o dia e não apenas o horário de pico.

Segundo o Secretário de Energia do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner, nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a diminuição do consumo de energia durante o horário de pico será de 1.945 megawatts (MW), a qual equivale a duas vezes o consumo de Brasília (DF) no mesmo horário.

Já na região Sul, a redução da demanda – no mesmo horário - será de 585 MW, o que corresponde a 75% da demanda de Porto Alegre (RS) no mesmo horário.

Como muitos sabem, este sistema de Horário de Verão é alvo de críticas e de elogios, isto é, sujeito constante de reclamações, visto que para muitos a adaptação não se dá facilmente e, muito menos, de forma rápida.

Muitas pessoas passam o dia inteiro sonolenta, de mau humor, dor de cabeça, entre outros sintomas.

Estes problemas ocasionados pela mudança de horário são denominados - pelos especialistas - de desordem temporal interna.

Eu, particularmente, tal como já mencionei em outras matérias a respeito, gosto do horário de verão. Posso até sentir um pouco de sono no período diurno, mas eu gosto.

O fim do Horário de Verão será a zero hora do dia 20 de fevereiro de 2011.

Para saber mais sobre o Horário de Verão, quando foi implantado em nosso país e outras informações a respeito, releiam as antigas postagens sobre o tema nos dois anos anteriores. Clique nos anos: 2009 e 2008.

7 comentários:

  1. Eu não tenho nada contra o horário de verão, mas hoje ele me atrapalhou. Fiz uma prova hoje (EPSVJ), e dormi uma hora a menos rs.

    Sobre o horário...

    Eu gosto porque é uma ótima maneira de se economizar luz, tendo em vista que o verão é uma das épocas onde mais se gasta energia elétrica (ventiladores, ar codicionado).

    ResponderExcluir
  2. Apesar de estar economizando a luz,esse ano eu começei a odiar o horário de verão,pois ontem e hoje eu acortei com muito sono apesar de nao ter dormido tarde (Domingo eu tenho catequese ás 8:00 da manhã e hoje escola ás 7:10)
    Mas se é pra economizar,vamos nos acustumando(pior e que quando a gente acustuma reclama quando acaba rsrsrs)

    Beijos professora

    ResponderExcluir
  3. Tamiris e Andressa,

    No início, a adaptação é difícil, realmente!

    Tem gente que fica até com péssimo humor, mas pelo que pude vivenciar - ontem - dando aula tanto na turma 1901 quanto na 1903, vocês duas estão ótimas!

    É só uma questão de reajustes entre o horário biológico e o novo horário (de verão).

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Professora passei a não gostar desse horario! Todo dia eu acordo 6:30 para ir para escola de manha, certo? rs
    Em uma bela segunda feira, minha mae me acorda 5:30 falando que já está na hora deu ir para escola. Sendo que o relogio dela ainda não tinha se adiantado. rs
    É foi muito tenso, não consegui dormir depois .. rs Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada professora,eu sempre tento estar de bom humor,afinal os meus colegas de turma e os professoras nao tem culpa se eu estou com sono ou não,mas a gente se acustuma.

    Beijos :D

    ResponderExcluir
  6. Bruna,

    Fiquei imaginando a sua "cara" na hora em que acordou e depois ao descobrir a hora exata (pelo horário em vigor, ou seja, a do verão). rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. É professora, KKK Foi dificil acreditar que tinha acordado cedo demais! rs Beijos.

    ResponderExcluir