sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Censo 2010: Somos mais de 185 milhões de habitantes



Imagem capturada na Internet (Fonte*)

Os primeiros resultados do XII Censo Demográfico do Brasil (2010) estão sendo publicados hoje, segundo o site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
 
E o que eu destacaria, neste primeiro momento, já prometendo divulgar os dados oficiais assim que estes forem publicados, diz respeito à população absoluta.
 
A estimativa anterior pairava em torno de 193,2 milhões de habitantes, tal como eu mesma publiquei em matéria neste espaço, contudo, com os resultados do levantamento demográfico deste ano, realizado no período de 01 de agosto a 31 de outubro, os números apontam um queda na projeção (estimativa).
 
Como muitos sabem, o Censo Demográfico é realizado a cada década, ou seja, de 10 em 10 anos. Após a realização do mesmo, uma nova recontagem é feita nos anos subsequentes, através das quais temos uma projeção estimada do aumento do número de habitantes.
 
Como este levantamento trabalha com probabilidade, os dados são estimáveis, podendo apresentar uma margem de erro para mais ou para menos. E, tal como vem se configurando os indicadores sociais, com o declínio das taxas de natalidade e de fecundidade, o número total de habitantes do Brasil também apresentou uma queda.
 
De acordo com os dados preliminares do IBGE, divulgados nos principais meios de comunicação, hoje, a população atual do Brasil é de cerca de 185.712.713 haitantes.
 
No Censo anterior (2000), a população brasileira era de 169.590.693 habitantes. Em 2009, a estimativa era de 191.480.630 habitantes e, mais recentemente, cerca de 193,2 milhões. Estas últimas estimativas contrairam as taxas de crescimento da população presumíveis.
 
Obs.: Fonte* (a imagem foi capturada da fonte Eu na Europa, onde os respectivos autores não dispuseram a fonte de onde extrairam a imagem)
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário