segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

2010-2011: Horário de Verão acabou

A 0 h de hoje, domingo, os relógios foram atrasados em uma hora, uma vez que o Horário de Verão acabou à meia noite de ontem.

Foram 127 dias com o ajuste dos mesmos em uma hora adiantada a fim de atender o Decreto Federal nº 6.558 de 08/09/2008, o qual institui que o Horário de Verão passa a vigorar – anualmente - a partir do 3° domingo do mês de outubro, terminando no 3° domingo de fevereiro do ano subsequente.

O referido decreto ainda faz uma ressalva no caso da data final coincidir com o carnaval. Nesta situação, o término de sua vigência passa para semana seguinte.

O horário de verão (2010-2011) começou a vigorar no dia 17 de outubro do ano passado e os estados assistidos foram os das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, além do Distrito Federal.

Em virtude de o ganho ser considerado pequeno, em termos de economia no consumo, os estados das regiões Norte e Nordeste não são submetidos ao Horário de Verão.

O Horário de Verão foi adotado em nosso país, em 1931, através do Decreto nº. 20.466 (de 01 de outubro de 1931), no governo do Presidente Getúlio Vargas.

A medida, por sua vez, não foi adotada continuamente nos anos subsequentes, tendo sido interrompida por muitos anos. O Horário de Verão só passou a ser cumprido, anualmente, a partir de 1985.

Com esta medida, o governo Federal visa gerar uma economia de 5% no consumo de energia, considerando todo o dia (e não apenas o horário de pico).

Eu não li muito a respeito, mas ao que parece, a redução no consumo - no período - atendeu a expectativa do governo.

Embora, muitos conhecidos meus estivessem torcendo pelo término do horário, eu – particularmente – gosto do Horário de Verão, pois como trabalho à noite, em uma das minhas escolas, prefiro sair de casa ainda com a luz do Sol.

2 comentários:

  1. Ola professora !!!
    Achei muito legal o seu blog eu gostei das imagens , textos , etc.
    Mas oque eu achei mais intereçante foi os alunos ajudarem tanto com a campanha da solidariedade!!!
    beijos ate a prossima aula!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ana,

    Que bom que você gostou! Realmente, o espírito solidário de nossa Comunidade Escolar é que faz a diferença. Os alunos participam e contribuem muito com as Instituições ligadas ao tratamento do câncer.

    Participe sempre e até a próxima aula.

    Beijos

    ResponderExcluir