terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Rede Estadual de Ensino: Início do Ano Letivo de 2011

Imagem capturada através do Adobe Photoshop


O ano letivo da rede estadual do Rio de Janeiro teve início ontem e, como eu já havia comentado, este ano, estou lotada em dois colégios de Ensino Médio: Colégio Estadual José Marti (período noturno) e Colégio Estadual Prof.ª Sonia Regina Scudese (período do diurno/tarde).

A frequência no primeiro dia de aula, em ambas as Unidades Escolares, não foi muito elevada, sendo mais baixo no primeiro colégio. Isso já era esperado por nós, professores, sobretudo, em relação ao curso noturno.

A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro – através do seu portal (SEEDUC) - disponibilizou o Currículo Mínimo da rede estadual de Ensino, o qual temos que tomar por base na hora da elaboração do nosso plano de curso.

Este serve como referência básica, comum, a todas as Unidades Escolares da rede, cabendo a cada professor em sua área específica, durante a elaboração do planejamento, complementá-lo com outros conteúdos pertinentes e relevantes em sua disciplina.

Segundo a SEE, os conteúdos apresentados se encontram alinhados às matrizes de referência dos principais exames nacionais e estaduais. Controvérsias a parte, não podemos esquecer que o documento deixa bem claro que “O Currículo Mínimo visa estabelecer harmonia em uma rede de ensino múltipla e diversa, uma vez que propõe um ponto de partida mínimo — que precisa ainda ser elaborado e preenchido em cada escola, por cada professor, com aquilo que lhe é específico, peculiar ou lhe for apropriado”.

Para quem tiver interesse em acessar o referido documento, seja o de Geografia ou de outra disciplina (Língua Portuguesa/Literatura , Matemática, História, Filosofia e Sociologia) basta acessá-lo através do Portal da SEEDUC (Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro), AQUI!

Um comentário:

  1. OLÁ BOM DIA, COMO CONSIGO UMA VAGA PARA O 2º ANO DO ENSINO MÉDIO PARA MINHA IRMÃ? SOU NOVA NO RJ E NÃO CONHEÇO ESCOLAS PROXIMA A UNICA INDICADA POR MUITOS FOI A CE PROFª SONIA REGINA SCUDESE, JÁ QUE MORA RUA TIBOIM E ELA FICA NA RUA TABORARI...LIGUEI PARA LÁ E ELES FALARAM QUE NÃO ERA POSSIVEL..PQ JÁ TINHA ALUNOS O SUFICENTE...E AGORA NÃO SEI O QUE FAZER...O MATRICULA JÁ NAO ACEITA JA NO 2º ANO TEM QUE IR A ESCOLA, AGORA NÃO SEI O QUE FAZER, ELA VEM MORAR COMIGO VEM DO RN JÁ QUE PERDEMOS NOSSA MÃE E MINHA VIDA JÁ MONTADA NO RJ...VC TERIA ALGUMA LUZ PARA MEU PROBLEMA. OBRIGADA E ESPERO UMA RESPOSTA, ATT...GRACE KELLY CARVALHO.

    ResponderExcluir