quarta-feira, 23 de março de 2011

22 de Março: Dia Mundial da Água


Imagem capturada na Internet
Fonte: Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental

Texto modificado em 22/03/2024 às 21h00

Hoje comemoramos o Dia Mundial da Água. Embora, a sociedade moderna tenha mais acesso às informações e seja consciente quanto à importância de atitudes conservacionistas em relação ao uso e consumo da água, muitos dissociam o discurso da prática cotidiana.

O desperdício de água é, ainda, um dos grandes vilões determinantes da escassez e quantidade de água no planeta. E, junto com os crescentes níveis de poluição, a qualidade da água, sobretudo, a potável corre sério risco em termos de disponibilidade e consumo apropriado.

Além destes fatores, desperdício e poluição, não devemos esquecer que o próprio aumento da população, o crescimento das cidades e das atividades econômicas, principalmente, as dos setores primário (agropecuária) e secundário (indústrias), contribuíram e, ainda, contribuem para a redução da quantidade e dos níveis de qualidade da água no planeta.

No que tange ao cidadão comum é bastante comum vermos vassouras sendo substituídas por mangueiras que lançam jatos de água nos detritos (lixos) espalhados nas calçadas; presenciarmos torneiras abertas ou gotejando nos lavatórios ou bebedouros nas escolas e/ou em diversas residências; vazamento nas descargas em banheiros, entre tantas outras situações, nas quais fica evidenciado o mau uso da água.

É preciso que haja mudança de atitude. Mudança de atitude enquanto ser individual e social, pois segundo dados apresentados em um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado em 2002, a escassez de água potável no planeta deverá atingir, em 2025, cerca de 4 bilhões de pessoas.

E, ainda sob esta perspectiva, de quantidade e qualidade de água, não devemos esquecer da vida animal e vegetal, que em qualquer tipo de ecossistema, sofre e sofrerá os efeitos negativos do mau uso da água.

2 comentários:

  1. sou profª de alfabetizaçao de adultos, pesquisei vários sites e este foi otimo para eu poder me direcionar como trabalhar o dia mundial da agua, maravilhoso

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz por poder ajudar. Se você quiser pode utilizar, também, letras de música, como Planeta Água (Guilherme Arantes), Sobradinho (Sá e Guarabira), por exemplo.

    Em março de 2009, eu disponibilizo um modelo de atividade baseada na análise da música Planeta Água e, em outra, compartilho letras de músicas.

    Procure na seção Categorias, o item Água (ele está no final da lista).

    Abraços

    ResponderExcluir