segunda-feira, 14 de março de 2011

Aonde a Geografia falhou na vida de Thomas, baterista do grupo Restart?

Neste retorno às aulas, após o feriadão, além da curiosidade de alguns alunos acerca do carnaval (como foi o meu), dois temas foram bastante comentados nas turmas. Um deles era a situação do Japão após o forte terremoto seguido por tsunami e o segundo foi sobre a gafe do baterista do Restart, Thomas, acerca da população amazonense e da situação urbana. 

É claro que ele não foi o primeiro e nem será o último a praticar deslizes no âmbito da Geografia, mas como pessoa de domínio público (artista), o seu erro adquire um peso maior, inclusive, sendo capaz de macular a imagem do grupo.

Eu desconhecia o fato, isto é, o conteúdo e a entrevista que o grupo Restart havia participado. Soube, ontem, quando estava na casa da minha mãe e ela assistia o Domingo Espetacular na Record.

Na referida entrevista (desconheço o veículo de comunicação), Thomas é indagado sobre em qual cidade ele gostaria que o grupo tocasse e ele responde que gostaria de tocar no Amazonas (...) no meio do mato...

E ele continua, dizendo que não sabe se tem público no Amazonas e que nem sabe se tem gente, civilização.

Bom, neste curto diálogo, dá para perceber que a Geografia faltou no currículo do baterista e, pelo jeito, não foi só na escola, mas também no acesso às informações oferecidas nas mídias modernas, tal como acompanha a Sociedade Moderna sob a denominação conferida de “Sociedade do Conhecimento”.

A matéria jornalística mostrou a indignação das fãs de Manaus com o referido rapaz, que se estendeu ao grupo. Muitos comentaram a respeito da sua declaração no vídeo publicado no YouTube.

Segundo a mesma reportagem do Domingo Espetacular, Thomas tentou se defender e corrigir a sua gafe, publicando desculpas em uma rede de relacionamento (Twitter), na qual alegou ter sido um mal entendido. Mas, pelo que eu pude apurar na Internet, “o tiro saiu pela culatra”.

Infeliz ou não em sua declaração; falho ou não no campo da Geografia do Brasil... Uma coisa é certa, Thomas não será o primeiro e nem o último a cometer disparates em termos geográficos.

Talvez, isso sirva de alívio a ele e ao grupo, que acabou sendo afetado por sua declaração.

Vejam o curto diálogo no vídeo abaixo:


10 comentários:

  1. Professora, aqui é a Letícia de Oliveira ex aluna 1901, queria te pedir pra quando começar a campanha da solidariedade, pra senhora avisar a mim ok? Farei o possível pra poder ir aí na Dilermando ajudar! E matar as saudades *-*

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post, infelizmente ainda há pessoas que não conhecem a região Norte do país o suficiente para saber que aqui também há áreas urbanas. Beijos...

    ResponderExcluir
  3. Quando alguém fala que no Amazonas não tem civilização é porque nem folheia um jornal. Muito dos eletrônicos feitos no país são produzidos do Pólo Industrial de Manaus, e por acaso lá só trabalham máquinas? Não existe capital do estado? Sem falar também das aldeias indígenas.

    E o pior de tudo é que esse menino deve ter dito uma boa escola.

    ResponderExcluir
  4. Letícia,

    Minha linda, quanto tempo, heim! Pode deixar que eu lhe avisarei. A turma 1601 está bem animada.

    Em abril, nós iremos realizar a primeira reunião.

    Vou adorar ter-lhe como voluntária. Também estou com muitas saudades.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Patrícia,

    Obrigada por sua visita e comentário. Como eu mesma mencionei no post, infelizmente, ele não foi e nem será o último a cometer este tipo de erro, que é a falta de informação e de conhecimento.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Tamiris,

    Minha linda, quanto tempo! Estou sentindo muito a sua falta no Blog, pois você era a aluna mais assídua na seção dos "comentários".

    E você falou uma coisa muito coerente, ele deve ter tido uma boa escola... Mas, o que fazer se muitos não tem compromisso com o seu próprio processo educativo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Professora, aqui é a Juliana ex aluna 1904 professora se a senhora quiser ajuda na campanha solidariedade esse ano de tarde pode me chama e me avisa o dia da campanha para eu leva gelatina

    Beijooos
    Saudades :/

    ResponderExcluir
  8. Gisele 1903... kkkkkkkk
    Quem Falhou foram eles PROF meu Deeuus, velhoo desse jeitoo errando coisas do 6° ano. Onde esse mundo vai parar ????
    Mas falando sério agora ele deveria se envergonha do erro que cometeu e do mesmo jeitoo que ele errou deveriia se corrigir da mesma forma.Estudar nãão é só para aqueles que nãão são famosos não, afinal, els não vão ficar jovens para sempre.

    ResponderExcluir
  9. Oi professora, sou a Camila da 1005 do Scudese. A minha opinião é que eles devem ter perdido muitos dos fãs que ali estão. Sinceramente ele é muito burro para dizer uma coisa dessa. Ele tinha que se cretratar em frente as câmeras. Isso vai prejudicar muito a carreira dele. E ele tinha que ter aulas particular de geografia, para ver se ele aprendia dessa vez.

    ResponderExcluir
  10. André Lucas , 1903 .
    Acho isso uma falta de respeito sobre a socidade do amazonas , eles devem saber que somos seres humanos mesmo sendo diferentes por issonao gosto dessa banda preconçeituosa.
    Mesmo as pessoas do amazonas sendo diferentes mais elas nasceram assim, e eles deveriam voltar para a escola!
    bjos '

    ResponderExcluir