quarta-feira, 23 de março de 2011

Orkut: Comunidade Geografia em Foco

Apesar de não ter divulgado neste espaço, até então, tanto os alunos do Ensino Fundamental (E.M. Dilermando Cruz) quanto os do Ensino Médio (Colégios José Marti e Professora Sonia Regina Scudese) foram avisados acerca da reativação da Comunidade Geografia em Foco no site de relacionamento Orkut, no início do ano letivo.

A Comunidade no Orkut foi criada antes do Blog, de mesmo título. Esta foi criada em 2006 e o Blog em 2008.

Por diversas vezes precisei interromper as postagens, os fóruns e/ou as enquetes por motivos particulares e/ou proffissionais.

Com a criação do Blog, a minha participação na Comunidade acabou sendo prejudicada, tendo em vista que o primeiro exige um maior aprofundamento na elaboração de artigos.  

Dei uma parada com o Orkut, mas quando iniciei o curso Por Dentro dos Meios (MultiRio e Planetapontocom), no final de 2009, decidi reativá-lo como proposta de projeto no referido curso (reativação).

No entanto, em 2010, eu acabei pegando 16 turmas. Além do planejamento das aulas, das provas e outros instrumentos de avaliação, bem como as respectivas correções, mais os cuidados com a minha mãe e filha, as postagens no Blog (266 em 2010), entre outras coisas mais, eu acabei adiando a sua reativação.

Muitos alunos me cobraram...

Este ano e, conforme já havia prometido a alguns alunos, eu reiniciei às atividades na Comunidade no dia 15 de fevereiro.

O Orkut ao oferecer um serviço de Comunidade possibilita a nós, educadores, unir a rede social a uma proposta educativa, possibilitando e incentivando a participação dos alunos e de outras pessoas sob um interesse comum, associado - sobretudo - à ciência geográfica, quer seja sob a forma de Fórum quer seja sob a forma de Enquetes.

Até o dia 15 de fevereiro, a referida Comunidade possuia 459 membros. Hoje, ela já conta com 533 membros.

Espero que este número aumente, assim como as participações, que ainda se mostram  tímidas. Alguns alunos alegam que não sabem como escrever, ou seja, expressar a sua opinião ou dar sugestões.

Há até fórum destinado para tirar dúvidas a respeito das aulas e/ou outros assuntos pertinentes às Unidades Escolares em que atuo (E.M. Dilermando Cruz, C.E. José Marti e C.E. Professora Sonia Regina Scudese).

Bom, espero poder contar, cada vez mais, com a participação de todos na Comunidade Geografia em Foco. Participem!

Um comentário:

  1. Professora eu sou a aluna LETÍCA da turma 1.601 e gostei muito do seu blog

    ResponderExcluir