quinta-feira, 28 de abril de 2011

Família Real Britânica: Mais um casamento entre o príncipe e a plebeia

O casal William e Kate Middleton - Imagem capturada na Internet (Fonte: Gente IG)


Entre os vários aspectos que envolvem o casamento mais esperado deste ano, ou pelo menos, o mais divulgado nos principais meios de comunicação que é a cerimônia de união entre Guilherme de Gales e Kate Middleton, amanhã (29/04), tem a ver com a forma de governo monárquico, com a globalização, com a Geografia, a velha história do casamento entre um membro da família real com uma plebeia e, talvez tenha, com o Brasil.

Exaustivamente explorado nas mídias e, sobretudo, na economia através da venda de imagens do casal sob a forma de diferentes tipos de souvenir, o cerimonial de amanhã vai ser realizado na Abadia de Westminster (Igreja do Colagiado de São Pedro), em Londres.


Palácio de Westminster, Abadia de Westminster e Igreja de Santa Margarida
Imagem capturada na Internet (Fonte: Wikipedia)

Conhecido, popularmente, como Príncipe William, seu nome completo é William Arthur Philip Louis. Tem 28 anos de idade (completará 29 anos no dia 21 de junho).

Ele é o segundo nobre na linha de sucessão da monarquia britânica (logo depois do pai), filho primogênito do Príncipe de Gales, Charles Philip Arthur George Mountbatten-Windsor (Príncipe Charles) e da princesa Diana Frances Spencer (falecida em 1997, em um acidente automobilístico em Paris, na França).


Princesa Diana com os dois filhos Harry (esq) e William (dir) - Imagem capturada na Internet (Fonte: Caras)

Neto da rainha Elizabeth II, o príncipe William graduou-se como oficial militar pela Real Academia Militar de Sandhurst, devendo ingressar no regimento de cavalaria Blues and Royals da Household Cavalry do Exército Britânico.

O príncipe William namora com Kate Middleton desde o ano de 2004. Eles se conheceram na Universidade de St. Andrews, localizada a norte de Edimburgo, na pequena cidade Fife, na Escócia, onde ambos ingressaram no curso de História da Arte.

Tornaram-se amigos no primeiro ano da graduação (2002) e, no mesmo ano, William enfrentou dificuldades para se adaptar ao referido curso. Por sugestão da própria Kate Middleton, segundo as fontes de pesquisa, ele mudou o seu curso de graduação para Geografia.

No início do 2º ano na Universidade, o príncipe William e mais três colegas foram morar em uma casa alugada da Hope Street, número 13C, no centro antigo de St Andrews. Entre estes colegas estava a sua atual noiva Kate Middleton (os outros dois eram Olivia Bleasdale e Fergus Boyd).

O fato de ambos morarem juntos levantou muita especulação sobre o tipo de relacionamento que ambos mantinham, mas – na época - nada fora confirmado pelos dois. Eles viviam longe da imprensa, em um verdadeiro casulo, que – como tal – fez a vida se transformar radicalmente.

O príncipe William se formou em St Andrews, em 2005, com nota 2:1 em Geografia. O curso de graduação o transformou em um dos membros da família real britânica mais bem sucedido academicamente.

O primeiro herdeiro do trono a ter um diploma foi o seu pai, o príncipe Charles, em Cambridge.

Kate Middleton (seu nome completo é Catherine Elizabeth Middleton) tem a mesma idade do noivo, isto é, 28 anos, sendo – contudo mais nova em meses, pois só fará 29 anos no dia 9 de janeiro de 2012 (o Príncipe William fará em junho).

Ela nasceu no sul da Inglaterra, em Reading.

Seu pai foi piloto de avião e sua mãe aeromoça. Ambos tornaram-se empresários e bem sucedidos com venda de artigos para festas infantis.

A sua admiração pelo membro da nobreza e seu atual noivo é antiga. Segundo fontes de pesquisa, quando adolescente, Kate Middleton tinha na parede de seu quarto um pôster do Príncipe William com uniforme de pólo.

Coincidência, coisas do destino ou não, hoje, eles vivem juntos no Norte de Gales (North Wales) e vão oficializar a união, amanhã.

O fato deles morarem juntos demonstra mudanças nos próprios conceitos da família Real, quando – por ocasião do casamento dos pais do príncipe William (Príncipe Charles e Lady Diana), a virgindade da noiva era considerada uma condição fundamental para o casamento. Mas, isso foi há 30 anos... Os conceitos mudaram.

O casal vai morar na ilha de Anglesey, localizado no norte do País de Gales, cuja população é de cerca de 70 mil habitantes.

Em termos de Globalização há dois aspectos a serem destacados... Primeiro, que a família real vem resgatando a sua imagem através do uso das chamadas TICs (Tecnologias de Informação e de Comunicação), investindo, sobretudo, na Internet, seja em redes sociais, como o Facebook (considerada, hoje, a maior rede social do mundo), no Youtube (desde 2007) e no Twitter (desde 2009).


Segundo, que o próprio evento vai ser transmitido para o mundo todo pela emissora pública de rádio e televisão BBC. A estimativa é que a audiência alcance cerca de 2,5 bilhões de pessoas.

É tempo de globalização, de inovações tecnológicas.

No que se refere ao Brasil, como mencionei no início deste post, eu não posso assegurar até porque não há confirmação oficial, mas de acordo com o que foi publicado nas mídias, o jornal The Guardian afirmou que o vestido escolhido pela noiva é assinado pela brasileira Daniella Helayel. Será mesmo? Muitos acreditam que não, mas há especulações no ar...

Para saber mais sobre os Ancestrais do Príncipe William ou os Sucessores da Coroa Britânica, acesse R7 Notícias.


Fontes de Pesquisa

. BBC Brasil

. Extra

. Revista Veja (edição 16/11/2010 e edição 17/11/2010)

. Wikipedia (várias edições)

Um comentário:

  1. Excelente seu texto!!! Informações muito corretas e precisas!!

    Caso sua paixão, assim como a minha, seja Família Real Britânica, convido-lhe a visitar meu blog onde escrevo um pouco da Realeza...

    www.realezabreitanica.blogspot.com

    ResponderExcluir