quarta-feira, 1 de junho de 2011

01 de Junho: Início da I Campanha da Solidariedade 2011



Logotipo da Campanha da Solidariedade da E.M. Dilermando Cruz


Amanhã, dia 01 de junho, teremos o início da I Campanha da Solidariedade de 2011 da E.M. Dilermando Cruz, localizada no bairro de Bonsucesso, município do Rio de Janeiro (RJ).

Como muitos já sabem, o projeto foi iniciativa de um grupo de alunas, no ano de 2007, quando ingressaram no antigo ginásio (5ª série/atual 6º ano). Elas desejavam dar continuidade às atividades da ex-professora da 4ª série (atual 5º ano), profª Eliane Castro, quanto à arrecadação de donativos para o Hospital Mário Kroeff (Penha Circular, município do Rio de Janeiro).
Elas pediram se eu poderia ajudá-las, o quê prontamente aceitei diante do belo exemplo de solidariedade. Foi a partir deste primeiro contato, que o projeto começou e transcorreu com o mesmo grupo (com algumas saídas de alunos e entrada de outros) até o ano passado (2010).



Profª Eliane Castro (dezembro de 2010)



O projeto cresceu muito e, hoje, podemos afirmar que a Escola Municipal Dilermando Cruz é uma Escola Solidária, graças à participação de sua comunidade escolar e dos alunos envolvidos diretamente nas campanhas anuais.




A referida turma em 2009 




Grupo de alunos da turma no dia da formatura (2010)


 Pois bem, a Turma 1901 se formou e a 1601 assumiu o compromisso de dar continuidade ao referido projeto.

Um fato que me chamou muita atenção, acerca desta turma (1601), é que eles estão ansiosos por demais para iniciar a Campanha e muitos não se sentem acanhados em visitar as salas das turmas do 6º ao 9º ano. Nem mesmo optando por se vestirem estilizados. Achei muito legal.

Já realizamos reuniões anteriores, mas na última 2ª feira (30/05) fizemos o sorteio dos primeiros grupos que irão divulgar a Campanha nas salas de aula. Também fechamos com os alunos que iriam pintar os cartões de avisos (lembretes) para as turmas iniciais (I segmento do Ensino Fundamental) e os cartazes.

O material (cartolina e impressos) foi entregue, ontem e hoje.



 Imagem da Campanha de 2010: Alunas da Turma 1501, da profª Eliane Castro,
 contribuindo com donativos
(da direita para a esquerda, Milena, Ana Caroline e Sabrina Pereira)
Hoje, as mesmas alunas são da turma 1601



Hoje, antes da correção do exercício de aula, fiz uma apresentação de como o grupo deve entrar na sala e o que eles devem falar nas turmas acerca da Campanha.

Amanhã, a divulgação nas salas só acontecerá no 1º turno (parte da manhã), pois como esqueci de levar a Autorização para os alunos, estes só poderão iniciar - as visitações nas salas do turno da tarde - na próxima 5ª feira (02/06), quando trouxerem o documento assinado pelo responsável.

Sete cartazes foram confeccionados pelos próprios alunos. Eu mesma, ainda, não os vi, mas amanhã eles levarão e estes serão fixados nas paredes internas e externas da Unidade Escolar, assim como pequenos comunicados deverão ser fixados nos murais de cada sala de aula.

Como muitos já sabem, as Instituições beneficiadas com o Projeto da Campanha da Solidariedade, ligadas ao tratamento de câncer, são:

. Hospital Mário Kroeff (Penha Circular)

. Casa de Apoio à Criança com Câncer – São Vicente de Paulo (Irajá) 

6 comentários:

  1. tem alguem da turma 1901 do ano 2010 ajudando? Quando a Senhora vai estar no turno tarde?

    ResponderExcluir
  2. Ainda não, mas muitos já pediram que eu avisasse para eles poderem vir ajudar (Letícia, Ágatha, Jheniffer e outros).

    Amanhã, os alunos irão fazer a divulgação no turno da tarde.

    Você não se identificou. Por acaso, você foi da turma 1901?

    ResponderExcluir
  3. Oi professora, é victória que era da 1901. To estudando de manha entao nao da pra mim ir ai no colegio, mas vou ficar de olho no blog pra quando for o dia d e estiver arrecadando a tarde vo ver se é possivel eu ir ai e levarei doaçao.

    ResponderExcluir
  4. Ok, Victória! Fiquei muito feliz em ler sua mensagem. Eu sei que vocês, no momento, estão com outra realidade e maior responsabilidade.

    Ficarei muito feliz com a sua contribuição.

    Beijos e saudades

    ResponderExcluir
  5. fui sim da turma 1901.

    ResponderExcluir