sábado, 11 de junho de 2011

Dinâmica do Anjo Protetor

                              Imagem capturada na Internet (Fonte: Asas de um Anjo)


Texto modificado em 11/06/2011 às 08h35

 
Conforme postei no dia 17 de abril acerca das propostas de atividades apresentadas por mim e as professoras Sandra Amadeu (História) e Sueli Vieira (Ciências) a fim de trabalhar o tema Bullying, na última 4ª feira (08/06), eu dei início à Dinâmica do Anjo Protetor.

As únicas turmas que faltam tomar ciência são a 1601 e 1602, pois as outras seis turmas já estão a par dos procedimentos a serem seguidos.

A turma 1903 apresentou alguns alunos mais resistentes a participar, mas foi um grupo bem pequeno (graças a Deus!). Eu cheguei a me aborrecer com certos comentários de alguns deles, mas de uma maneira geral os alunos gostaram da proposta.

Em função disso, a atividade é opcional. É uma pena, pois um dos pilares da chamada Educação para o Século XXI é "Aprender a Conviver" e, neste aspecto, trabalhar valores humanos elevados, a solidariedade, o se doar faz uma grande diferença. Vivemos em sociedade e não podemos ignorar o próximo e, sobretudo, o nosso papel como cidadão responsável.

Muitos alunos se mostraram bem cientes da importância de trabalhar estes valores e de trabalhar a autoestima dos alunos.

A proposta apresentada, na ocasião, à Coordenadora Márcia Ruggi (atualmente, ela não está mais na função), estabelecia um número máximo de 3 alunos para serem escolhidos entre os chamados “protegidos”, mas eu aumentei este número para cinco.

Assim sendo, cada anjo protetor deverá encaminhar cartinhas, bilhetes e/ou cartões aos seus protegidos com palavras de apoio, de encorajamento, de estima e de força ao (s) seu (s) respectivo (s) protegido (s).

Não precisa ser, necessariamente, aluno da mesma turma, podendo ser de outra turma, conhecido ou desconhecido e, inclusive, de outro turno.

Eu e as professoras Sandra Amadeu e Sueli Vieira seremos as responsáveis pelo recebimento (cartas, bilhetes, cartões etc.). Para facilitar mais ainda, coloquei uma sacola presa na porta do meu armário (Sala dos Professores), do tipo “Sacola de Coleta” para os mesmos fins.

A entrega do “correio” deve ser bastante valorizada e realçada no ato da entrega.

Até o presente momento, oito alunos já foram escolhidos pelos seus Anjos Protetores e receberam cartinhas. Alguns se mostraram surpresos.

Espero que os sigam as orientações prestadas, evitando colocar em risco a permanência da Dinâmica até o final do ano.

3 comentários:

  1. Estou adorando essa dinâmica
    é muito bom e satisfatório mandar a cartinha e depois ver o rostinho de felicidade do meu protegido em ter recebido minha carta. Posso até não está ganhando tantas, mais o que importa pra mim é ajudar as pessoas que realmente precisam de ajuda. Ajudarei no que eu puder para fazer com que meu protegido fique mais feliz do que já é. Não acaba com a dinâmica não professora! estou gostando muito... Toda semana eu mando várias =). Shirlayne T. 1903

    ResponderExcluir
  2. Shirlayne,

    Adorei o seu comentário, ainda mais por saber que você é anjo protetor e não quer o seu fim por esta razão.

    Além de anjo, você é também protegida de alguém, né?

    Muito bom...

    beijos

    ResponderExcluir
  3. essa fo e extremamente linda

    ResponderExcluir