terça-feira, 19 de julho de 2011

Encerrada a I Campanha da Solidariedade 2011

Ontem, chegou ao fim a I Campanha da Solidariedade de 2011 da E.M. Dilermando Cruz. Embora, a data do seu encerramento tenha sido na última 6ª feira, dia 15/07, recebemos ainda gelatinas e leite em pó das professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental e realizamos as compras de alguns brinquedos.

No sábado passado, eu fui até o Saara (Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega), no Centro do Rio, para comprar brinquedos com o dinheiro doado à Campanha pela Prof.ª Vera Lúcia Chagas (Matemática) e, também, com a quantia da minha parte.

Como muitos sabem, deixamos de arrecadar brinquedos junto à Comunidade Escolar, pois o trabalho de triagem era muito grande, o que demandava tempo e providências posteriores para tentar deixar alguns brinquedos em bom estado de uso.

Além disso, o descarte era muito elevado, pois entre as contribuições encontrávamos muitos brinquedos mal conservados, quebrados, faltando peças, sujos com necessidade de uma pré-lavagem, entre outros aspectos. E a preocupação sempre foi para o seu destino final, ou seja, à criança que vai recebê-lo (em tratamento de câncer) e o local (hospital e outra entidade ligada a esta doença).

Outro problema, que sempre enfrentamos em relação às contribuições de brinquedos é a falta de espaço para armazená-los. Este ainda consiste no maior problema das nossas Campanhas semestrais.

Para isso, contamos sempre com o apoio da Prof.ª Andrea Paiva, que cede espaço em sua sala de aula para guardamos os donativos. Este ano, mediante o quantitativo alcançado, tivemos que recorrer também à Prof.ª Sandra, que cedeu também um espaço de sua sala para o armazenamento das caixas com os produtos doados.

Diante desta falta de espaço físico na Unidade Escolar e dos riscos da Comunidade Escolar não compreender o descarte dos brinquedos mal conservados, optamos por comprá-los e só arrecadá-los entre os professores e os alunos da turma. Deixamos a compra e entrega dos mesmos para o final da Campanha, só assim evitamos criar mais problemas em relação à falta de espaço.

Em anos anteriores, eu levava aluno junto comigo ao centro comercial do Saara (comércio varejista e atacadista), mas diante do aumento da violência urbana, sobretudo, de assaltos com riscos de balas perdidas, passei a ir com eles comprar os brinquedos no mesmo bairro da escola, isto é, em Bonsucesso.

Contudo, foi uma ideia brilhante ir ao Saara, no sábado passado, pois além de encontrar uma maior variedade de brinquedos, os preços também foram mais em conta.

Ontem, às 13h10, eu e a aluna Stephanie Caroline Nascimento Leite fomos até Bonsucesso. O aluno Bruno dos Santos de Oliveira também foi selecionado para ir às compras com a gente, mas este não apareceu no horário marcado.

Eu e a referida aluna Stephanie Caroline andamos muito, pois havia pouca oferta de brinquedos a preço condizente aos nossos objetivos. Entre eles, a turma 1601 arrecadou o total de R$ 37,00 (trinta e sete reais).

Na próxima reunião, a ser realizada no início de agosto, além de avaliarmos esta I Campanha da Solidariedade do ano e da turma 1601, em termos do que deu certo e/ou errado, haverá prestação de conta com os gastos dos brinquedos.

Posteriormente, o mesmo será feito neste espaço a fim de compartilhar com a Comunidade Escolar.

Relação dos brinquedos comprados (no Saara e em Bonsucesso):

- 03 jogos de panelinhas;
 
- 04 jogos de mantimentos de cozinha;
 
- 04 cartelas com frigideira e escumadeira;
 
- 05 máquinas fotográficas;
 
- 03 jogos de ferramentas;
 
- 05 jipes;
 
- 04 pares de raquetes de tênis;
 
- 06 cordas;
 
- 06 vai e volta;
 
- 02 quadros de giz;
 
- 03 tabuleiros de jogos;
 
- 05 dominós;
 
- 05 caixas de lápis de cor;
 
- 03 jogos de quebra cabeça;
 
- 12 livros de história;
 
- 06 livros para colorir;
 
- 04 bate-bola;
 
- 08 bolas desmontáveis;
 
- 05 jogos de Resta 1;
 
- 12  mini bolas;
 
- 10 petecas grandes;
 
- 06 flautas doces.
 
 
Vale a pena ressaltar, ainda, que além destes, tivemos doações de brinquedos usados de alunos da turma 1601 e professores (eu e o Prof. Antonio, de Educação Física).
 
 
 













A aluna Stephanie Caroline


2 comentários:

  1. Olá professora!!!!Depois de séculos estou postando a minha opinião sobre a 1 campanha da solidariedade 2011!!!!Quero dizer q fico muito feliz de ver q ainda tem professores da rede municipal q se interessam na solidariedade do proximo e vç é um deles.Acho essa campanha maravilhosa e ainda tem alunos q ajudam nela!!!Tambem quero dizer pra vç não ligar pra quem ficar criticando a campanha porque isso é sinal de q a pessoa esta muito incomodada com quem ajuda e é solidario!!!ENFIM,bjs!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Wislley,

    Obrigada por suas palavras de apoio e carinho. Como eu comentei na sala, eu apaguei o "Comentário" em respeito aos alunos envolvidos na Campanha da Solidariedade (Turma 1601).

    A pessoa que escreveu - como sempre não se identifica - só disse besteira, pois nem o conceito de ser solidário, ele demonstrou conhecer.

    Eu não tenho o hábito de deletar comentários, pois acho que o Blog abre um espaço democrático, mas - neste caso específico - eu precisei apagar, pois foi aluno da escola e este só teve a intenção de debochar dos alunos e dos objetivos da Campanha. E foi, justamente, em respeito aos alunos da turma 1601, que muito se esforçaram para o sucesso da mesma, que eu exclui.

    Mais uma vez, obrigada! Beijos

    ResponderExcluir