quinta-feira, 15 de setembro de 2011

14 e 15 de Setembro: Fórum “Sustentabilidades e a sala de aula: valores éticos e formação cidadã”

Imagem do meu acervo particular


Hoje teve início o Fórum Rio + 12: “Sustentabilidades e a sala de aula: valores éticos e formação cidadã”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME/Rio de Janeiro).

A programação que vai até amanhã (15/09), conta com a participação de vários professores do I e II Segmento do Ensino Fundamental, sobretudo de Geografia, bem como das demais áreas de conhecimento, Coordenadores Pedagógicos, Diretores, professores de Gerência de Educação (GED), responsáveis e alunos das dez Coordenadorias Regionais de Educação (CRE).

Este Fórum precede o evento mundial “Rio + 20” (Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável) a ser realizado em junho de 2012, tendo como objetivo consolidar as ações da SME e com seus parceiros (FIRJAN/SESI, Canal Futura e UERJ), respectivamente, na elaboração da Carta de Princípios Escolares para um Mundo Sustentável (com os professores da Rede) e o Projeto Heróis do Futuro (com os alunos).

O evento está sendo realizado no Centro Cultural Veneza, na Avenida Pasteur, nº 184, no bairro de Botafogo.

Eu (Geografia) e a Prof.ª Sueli Vieira (Ciências) estamos participando e representando a nossa Unidade Escolar, isto é, a E. M. Dilermando Cruz (Bonsucesso).

Nós já havíamos participado, junto com os professores Marcos (Geografia, também) e Eliane Castro (Prof. I) da mesma escola, do Pré-Fórum, que foi realizado no dia 11 de agosto, às 13 h, na E.M. Anísio Teixeira, Jardim Guanabara, na Ilha do Governador.

Neste foram formados Grupos de Trabalho (GT) visando um levantamento dos problemas ambientais existentes nos bairros de abrangência das Unidades Escolares dos professores do grupo. No nosso caso, o levantamento constou dos problemas ambientais identificados nos bairros da região da Leopoldina 1: Bonsucesso; Ramos; Olaria; Penha e Brás de Pina.

Estes levantamentos e discussões tiveram por finalidade à elaboração de uma Carta de Princípios Escolares para um Mundo Sustentável, a qual vai ser discutida, amanhã, no segundo e último dia do referido Fórum, no horário da tarde.

As ações da SME com a realização do Fórum “Sustentabilidades e a sala de aula: valores éticos e formação cidadã” têm por objetivos principais, segundo a mesma:

- Subsidiar o professor para o desenvolvimento e implementação de projetos escolares, que considerem - com base em valores éticos e sustentáveis - a formação para a materialização de ações, por meio do incentivo à participação dos jovens e dos responsáveis em fóruns locais (Associações de Moradores)”;

- Adotar práticas sustentáveis na relação sociedade-espaço, em escala local e global, a partir da Unidade Escolar.

Em razão do adiantado da hora, deixarei para amanhã, a descrição e análise do primeiro dia do Fórum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário