sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Dica de Filme: Amor Sem Fronteira

Texto atualizado em 23/11/2013 - 00:38 h

Um filme que eu gosto de passar, pois engloba vários temas abordados em sala de aula é Amor Sem Fronteiras. Embora, o pano de fundo seja o romance entre uma socialite americana (interpretada pela atriz Angelina Jolie) por um médico assistencialista às causas humanitárias (interpretado pelo ator Clive Owen),  podemos explorar diversos tópicos, como a Guerra Fria, os campos de refugiados, os conflitos armados, características do governo do Khmer Vermelho no Camboja, a fome na Etiópia, movimentos separatitas, os conflitos entre os chechenos e os russos, o tráfico de armas, a queda do muro de Berlim, maior símbola da Guerra Fria etc.

Ontem, dia 13 de outubro, mesmo havendo a Gincana na escola, a turma 1903 assistiu o filme, pois foi a única que ainda não havia assistido. Eles tiveram até direito a um saco de pipoca, promoção Profª Marli Vieira.

Eu já comentei acerca deste filme, neste espaço, mas o faço novamente na tentativa de compartilhar a atividade dirigida realizada durante e logo após a exibição do filme, sendo recolhida antes do término do tempo de aula.  

A imagem, abaixo, foi capturada na Internet - Fonte: GS Filmes.

Assistam o trailer do filme.




PROJETO VÍDEO NA ESCOLA
GEOGRAFIA - Prof.ª Marli Vieira  
                                                            
TEMA GEOGRÁFICO: Conflitos Mundiais
(refugiados, conflitos internos armados e movimento separatista).

FILME: “AMOR SEM FRONTEIRA”
(Beyond Borders, EUA, 2003, Romance/Direção Martin Campbell)

.SINOPSE: O filme retrata a trajetória de vida da socialite americana, Sarah Jordan (Angelina Jolie), que vive em Londres (Inglaterra) com o seu marido Henry Bauford (Linus Roache), que é filho de um influente empresário londrino que preside uma Instituição de Assistência Internacional. A vida boa e pacata que Sarah Jordan leva ao lado do marido muda após a mesma conhecer o médico Nick Callahan (Clive Owen) durante um jantar em homenagem ao seu sogro, no qual o referido médico aparece acompanhado por um menino etíope para protestar contra o corte de fundos para o campo de refugiados onde trabalha.

Após discursar sobre os problemas sociais da Etiópia face ao corte da verba e a justificativa dada pelo presidente da Instituição, o médico é impelido pelos seguranças, que os levam para fora do salão, traçando destinos diferentes para ambos, o médico e o menino etíope.

Sarah Jordan fica comovida com as palavras e o quadro descrito do país africano pelo médico e acaba se envolvendo diretamente às causas humanitárias à Etiópia, arrecadando fundos para comprar medicamentos e comida, os quais ela leva pessoalmente. O seu envolvimento às causas humanitárias aumenta abarcando diferentes regiões do mundo, assim como, também, em relação ao referido médico, por qual ela se apaixona e é correspondida. O seu amor por Nick Callahan é tão forte que, para ela, não há fronteira intransponível, capaz de impedi-la de ir à busca do médico ou até mesmo de se afastar, temporariamente, dos filhos.

As regiões por quais se desenrola a história, a Etiópia, o Camboja e a Chechênia, assinalam bem os conflitos ligados à miséria, fome, doenças, refugiados, a instabilidade política, o tráfico de armas, grupos extremistas e movimentos separatistas, assim como o papel da Organização das Nações Unidas no âmbito da ajuda humanitária.

ATIVIDADE ORIENTADA:
1. A intervenção do Dr. Nick Callahan (Clive Owen) no jantar oferecido em homenagem ao sogro da socialite Sarah Jordan (Angelina Jolie) teve a intenção de:
(   ) Mostrar a falta de assistência alimentar e médica nas populações mais pobres da África.
(   )  Atrapalhar o jantar com o caso da Etiópia, pois a Inglaterra teve forte influência na colonização do continente africano.
(   ) Chamar a atenção de todos em relação à situação caótica da Etiópia e denunciar o corte de verba que o país recebia.

2. A justificativa apresentada pelo presidente da Instituição de Assistência Internacional afirmava que o corte das verbas foi devido ao clima político repressivo da Etiópia comunista... Isso nos remete ao período do contexto do fime que é da:
(   ) Descolonização africana                                                     (   ) I Guerra Mundial    
(   ) II Guerra Mundial                                                               (   ) Guerra Fria
 
3. Regime do Partido Comunista da Kampuchea, que foi o partido governante no Camboja de 1975 a 1979, foi marcado pela violência brutal, pela morte de cerca de 2 milhões de cambojanos através de execuções políticas, fome e trabalho forçado. Devido ao genocídio cometido, este ficou conhecido como o Holocausto cambojano ou Genocídio cambojano. O grupo referente é o do (a):
(   ) Brigadas Vermelhas                                                                      (   ) Khmer Vermelho
(   ) Hamas                                                                                               (   ) Sendero Luminoso

4. Fato histórico importante registrado na Europa no final da década de 80 e exibido no filme:
_______________________________________

5. As pessoas amputadas que aparecem nas cenas do filme são, na verdade, vítimas de um artefato muito utilizado como arma de guerra, no passado e, até hoje, por alguns grupos rebeldes:

(   ) Granada                                                                                          (   ) Espada
(   ) Mina terrestre                                                                            (   ) Bomba de fósforo branco
 
6. O movimento separatista da região da Chechênia foi marcado por muita violência. Os rebeldes chechenos tinham a prática de fazer reféns a fim de que suas exigências fossem atendidas. E, mesmo elegendo o seu próprio presidente, em 1997, a sua independência não foi reconhecida pelo país, do qual este se desmembrou. Este país é:
(   ) Rússia                                                                                               (   ) Irã
(   ) Afeganistão                                                                                    (   ) China

Para saber as respostas das questões acima, clique AQUI!

15 comentários:

  1. Quais são as Respostas ?

    ResponderExcluir
  2. Sr. Anônimo,

    Mande-me o seu e-mail para que eu possa lhe responder, pois esta atividade vai ser passada para outras turmas, ainda, este ano.

    Obrigada,

    Marli Vieira

    ResponderExcluir
  3. pode dar me as respostas pf?

    Obrigada,
    Bárbara Aguiar

    ResponderExcluir
  4. Oi Querida pode me passar as respostas. Obrigada bjus :)

    ResponderExcluir
  5. Laramurta103@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Boderia me passar as respostas----->


    juliabrizolla@hotmail.com

    OBRIGADA *__*

    ResponderExcluir
  7. Lara e Júlia,

    Mil desculpas por só, hoje, estar encaminhando as respostas a vocês duas. Encaminhei nos endereços dos e-mails fornecidos. Um grande abraço.

    Obrigada pela visita ao Blog.

    ResponderExcluir
  8. preciso das respostas rapido meu e-mail miqueiasfake2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. PRECISO DAS RESPOSTAS, meu emial é josianevoorhees@hotmail.com obrigada desde já :)

    ResponderExcluir
  10. poderia me mandar as respostas
    bbbender@yahoo.com.br
    obrigado

    ResponderExcluir
  11. preciso urgente das respostas por favor!!!! :(

    meu e-mail é sidneilange20@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. já encaminhei as respostas por e-mail a ambos, assim como as publiquei no Blog diante de tanta procura.

    Abraços!

    Marli Vieira

    ResponderExcluir
  13. Oi gostaria das respostas....o filme é muito bom

    email: vanessakern2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Vanessa,

    Diante de tantas cobranças quanto às respostas, eu abri um acesso (janela) na própria postagem, onde eu disponibilizo as respostas.

    Vá até o final da postagem e clique em "AQUI". Um grande abraço,

    ResponderExcluir