quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Início da II Campanha de Solidariedade 2011

Logotipo da Campanha de Solidariedade da E. M. Dilermando Cruz


Nesta última 3ª feira (04/10), estando coma Turma 1601, reservei um espaço da aula para realizar uma breve reunião acerca da II Campanha de Solidariedade 2011. Precisávamos decidir alguns pontos essenciais para esta segunda arrecadação de donativos, tais como o aumento das metas, as datas, as formas de divulgações, a compra dos brinquedos etc., além de outros informes gerais.
Antes mesmo de mencionar o que acordamos nesta reunião, vale ressaltar que a Campanha da Solidariedade ganhou um espaço permanente para divulgação e outros informativos pertinentes a esta. Há tempo, a nova Coordenadora Pedagógica, Anna Paula, me procurou para saber se eu tinha interesse em ter este espaço e eu aceitei.
Amanhã, nós iremos arrumá-lo. Só há um detalhe a mais... Como a Campanha da Solidariedade só acontece duas vezes por ano, nos outros períodos  este mesmo espaço será ocupado com reportagens de interesse  geral, com foco na Geografia, isto é, em sua área de abrangência (social, político, econômico, ambiental etc.). A Coordenadora Pedagógica, acima citada, concordou.
Pois bem, voltemos aos tópicos tratados na pauta da reunião e determinados em consenso com os alunos da turma:

. METAS
Com 83% de votos a favor, a meta de arrecadação de gelatinas em pó aumentou para 1.500 unidades. Anteriormente, a meta era de 1000 (mil) unidades.
Quanto ao leite em pó, 67% dos alunos presentes votou a favor do aumento da meta, passando de 100 para 130 unidades (sacos e/ou latas).
Este aumento em relação às metas teve como base os totais arrecadados dos respectivos produtos na I Campanha deste ano, que foi um sucesso.
Além disso, não podemos esquecer que a nossa Unidade Escolar abraçou efetivamente a Campanha, incluindo em algumas atividades extracurriculares a arrecadação de donativos para a mesma.
O Grêmio Estudantil, por exemplo, vai promover um Concurso de Talentos na escola e o ingresso para o público assistir as apresentações no Auditório (espaço que não comporta todos os alunos do turno) é a doação de duas gelatinas em pó.
Além desta iniciativa, nesta Campanha, eu enviarei um Ofício a alguns Supermercados a fim de angariar donativos dos mesmos gêneros de alimentos (gelatina e/ou leite em pó).

CALENDÁRIO
Apesar de eu ter anunciado o começo da Campanha da Solidariedade no último Conselho de Classe (28/09), a turma decidiu que o seu início oficial será no próximo dia 10 de outubro (2ª feira).
O seu encerramento será no dia 11 de novembro, que cai em uma 6ª feira e a data da entrega será no dia 16/11 (4ª feira), à tarde, como sempre é feita.
A data do Dia D também foi fixada para o dia 26/10 (4ª feira).

DIVULGAÇÃO
Além do Banner que eu vou mandar confeccionar, com recursos meus, os lembretes e cartazes serão, novamente, utilizados como meios de comunicação e de divulgação, além das incursões de grupos de alunos nas salas de aula.

OUTROS TÓPICOS TRATADOS E ACORDADOS
. Vamos manter a arrecadação dos brinquedos entre os alunos da turma e os professores, assim como através de compra com o dinheiro angariado com os mesmos. Mediante a isso e ao valor acertado na primeira edição da Campanha (R$ 0,50), 86% dos alunos presentes decidiu elevar o valor da contribuição para R$ 1,00.
. Foram mantidas as alunas Sabrina Pereira de Novais e Stephanie Caroline Nascimento Leite em seus cargos, ou seja, supervisora das doações e tesoureira, respectivamente.
. Foi também acertado que os parentes dos alunos da Turma 1601, que participarem e com registro de uma quantidade elevada de donativos terão o sobrenome da família em destaque no cartaz a ser fixado na sala de aula (Amigos da Campanha), pois estes não fazem parte diretamente da nossa Comunidade Escolar.
. Ficou determinado, também, que cada aluno da turma 1601 deverá contribuir, no mínimo, com 02 (duas) unidades de gelatina em pó. Sabemos que alguns alunos da própria turma não contribuiram, na primeira edição da Campanha deste ano, sequer com uma unidade, enquanto o aluno Bruno dos Santos de Oliveira – por iniciativa própria – doou mais de cem unidades.
Espero que fique claro, aqui, que não queremos exigir uma quantidade excessiva e nem a nível de leite em pó, uma vez que o seu valor é mais alto. Mas, queremos que a turma dê o exemplo de cidadania responsável e de solidariedade a uma causa justa. Por isso, ficou acertado com eles mesmos a contribuição de, no mínimo, duas gelatinas em pó.
. Os cartazes e os lembretes de divulgação da Campanha serão pintados pelos próprios alunos.

Bom, agora é trabalhar para que esta segunda edição da Campanha seja mais um sucesso e, quem sabe, supere todas as nossas expectativas.

6 comentários:

  1. oi,professora eu sou a leandra da turma 1.601 , e eu acho que a campanha da solidariedade é muito legal , e que ela ajuda muitas pessoas .

    ResponderExcluir
  2. Saindo totalmente não totalmente assim do assunto, quanto mais eu tenho aula de geografia com meu novo professor mais sinto sua falta. O professor é legal e minhas notas em geografia por incrível que pareça estão ótimas, nem acredito quando tiro nota boa nos trabalhos, mas ele não é a senhora e que SAUDADE, eu queria muito o professor Jules dando aula de novo ele era tão engraçado, falava (fala) com as mãos (não conta pra ele que eu falei que ele fala com as mãos não era só eu que dizia... kkkkk) a nova professora de história fala que ninguém entende absolutamente nada, acho que a única coisa que consegui absorver da aula dela é ela explicando mais de 10 mil vezes o que é antropofagia, também sinto falta da campanha, e minha nossa era tão legal poder conversar sobre acontecimentos brasileiros que mudaram nossa maneira de pensar ou agir ou acontecimentos mundiais como 11 de setembro e suas consequências, queria também poder ajudar de alguma maneira a África , mas não passei da música do Bob Marley que estava vendendo no Itunes para ajudar os necessitados. Como eu sinto falta dos testes relâmpagos, eu sei que a vida é uma linha do tempo e as coisas mudam, mas nunca vou esquecer os nove anos de alegria que tive na E.M. Dilermando Cruz. Beijos Professora Marli te amo.

    ResponderExcluir
  3. Professora, desculpe minha ausência. Queria muito poder participar ativamente na campanha, mesmo como ex-aluna.
    Me entristeço por não ter tempo suficiente para isto, mas ao mesmo tempo, fico feliz em ver que depois de anos trabalhando no projeto juntamente com a minha antiga turma, a campanha não terminou.A nova turma se empenha fortemente no ofício que a eles foi destinado.

    Que este projeto tão grandioso nunca se acabe e a senhora posso aconselhar e ajudar a todos os dispostos a este trabalho =)

    ResponderExcluir
  4. Oie professora estou adorando a campanha !

    By : Thamires 1601

    ResponderExcluir
  5. oie professora é o jonas e o jonatas da 1601 a gente adorou participar da campanha da solidariedade e esperamos continuar participando
    ano q vem e pra sempre.
    Bjss Feliz Natal e Próspero ANO NOVO
    Boas Festas

    ResponderExcluir
  6. Espero contar com vocês dois, também! Obrigada e Boas Festas a vocês e a sua família.

    Mas... não pensem que as aulas acabaram e, muito menos, a Campanha, pois temos que terminar de contar e fazer a entrega, viram?

    Beijos

    ResponderExcluir