domingo, 6 de novembro de 2011

05 de Novembro: Dia da Cultura


Logotipo do Site (imagem capturada na Fonte e modificada através do Adobe Photoshop)


Embora o dia esteja acabando, eu não poderia deixar de mencionar a data de hoje e compartilhar o endereço de um site muito interessante e pertinente à data comemorativa, isto é, o Dia da Cultura.

Como fui para casa da minha mãe às 9 h e só retornei às 19h20, não pude publicar nada a respeito, antes. E, como eu já estava para postar há mais tempo, aproveito a oportunidade para compartilhar uma dica de site que oferece muitas informações acerca dos povos indígenas do nosso país.

Povos estes, denominados de pré-industriais, tendo em vista as condições de vida (vida em aldeias afastadas dos grandes centros urbanos), a organização social e o uso de técnicas rudimentares. Este último aspecto é até relativo, pois muitos grupos já conhecem e fazem uso de determinadas tecnologias modernas, mas de uma maneira geral, podemos assim classificá-los: povos pré-industriais.

Para conhecer um pouco mais dos povos indígenas do nosso país, a sua população, a sua língua, a sua cultura, a sua organização e política, suas atividades econômicas, a situação atual do seu território, a localização da aldeia, entre outros aspectos, basta acessar o endereço do Site Povos Indígenas no Brasil, que faz parte do Portal do Instituto Socioambiental.

O referido site apresenta os dados e informações acerca da realidade desses povos e seus territórios através de textos, tabelas, gráficos, mapas, listas, fotografias etc.  Vale a pena conferir!

Cinta Larga: jovem com arco, flecha e adornos à margem do Rio Roosevelt.
Fotografia de Jesco Von Puttkamer, 1972
(Foto capturada no Site Povos Indígenas no Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário