domingo, 27 de novembro de 2011

25 de Novembro: Culminância do Projeto do Anjo Protetor



Dinâmica do Anjo Protetor - Imagem capturada na Internet (Fonte: Anjos de Luz)

Sexta feira (25/11) foi um dia muito especial e de emocionar qualquer um. Pode parecer exagero meu, mas não é, de jeito nenhum!

Muitas lágrimas, gestos de afetividade, de amizade, reconciliações, surpresas felizes e até inesperadas... Estou me referindo ao intervalo do recreio nos dois turnos da E. M. Dilermando Cruz, os quais foram marcados pela culminância do Projeto do Anjo Protetor.

Projeto este pertinente a uma das propostas pedagógicas que selecionamos para trabalhar com valores humanos e a temática Bullying com os alunos (eu e as professoras Sandra Amadeu e Sueli Vieira).

Pois bem, conforme eu havia divulgado às turmas e através de avisos fixados nas paredes da referida Unidade Escolar, o intervalo do recreio e o pátio interno da escola seriam, respectivamente, o momento e o local da revelação.

O único diferencial que eu pude oferecer aos Anjos e aos seus respectivos Protegidos foi o fundo musical, justamente, para mexer mais ainda com o emocional da “galera”. E, como era de se esperar, deu certo!

O 2º Turno que teve uma menor participação nesta relação angelical, em comparação com o 1º Turno, foi igualmente emocionante. E, mais, o grupo se mobilizou numa integração maior, envolvendo outros alunos, inclusive, que não faziam parte nem como Anjo e nem como Protegido. Foi muito legal.

Em ambos os turnos tivemos a revelação do Anjo de um Protegido só; Anjo de vários Protegidos; Anjo de um, mas também Protegido de outro Anjo... Para alguns foi surpresa, para outros somente a confirmação de suas suspeitas...

Muitos choraram no momento da revelação, mas houve quem chorasse porque o seu Protegido faltou ou porque o seu Anjo não se revelou no momento. O motivo pode ter sido a ausência na escola, neste dia, conforme constatei no caso de alguns alunos. Alguns Anjos se mostraram tímidos, mas eu os convenci de ir até os seus respectivos Protegidos. Mas, só tenho noção daqueles que me procuraram alegando estarem com vergonha.

Houve - ainda - quem exibisse um papel escrito cobrando a manifestação do seu Anjo...

Houve um momento mais especial que foi o da reconciliação... Relação entre Anjo x Protegido iniciada pela cumplicidade de amizade e o desejo de levantar o astral do outro, mas que durante o processo foi interrompido por desavenças pessoais.

Eu intervi e ambos se reconciliaram, revelando o compromisso firmado anteriormente  e que, para a felicidade dos dois, conseguiu superar a desarmonia que havia se instalado entre eles. Foi muito bonito.

Fui muito cobrada para que a mesma Dinâmica tenha continuidade no ano que vem. Ah, eu também espero! Por mim, tudo bem! Já temos este compromisso para o ano de 2012.

Outro fato que me chamou muito a atenção foi a fala de alguns alunos, em ambos os turnos, de que se soubesse que seria assim, também, participaria. Mas, somente aqueles que foram movidos pela emoção de ser Protetor de alguém, movidos pela compaixão e altruísmo, abraçou a ideia e nem questionou se valeria a pena ou não.

Este foi o verdadeiro objetivo do Projeto. Os resultados apareceram: alunos, na condição de protegidos, tornaram-se mais confiantes em si, apresentaram aumento de sua autoestima, ficaram mais sociáveis etc. 

Gostei muito, pois esta experiência foi de outra escola em que trabalhei – E.E. Assis Chateaubriand (Cidade dos Meninos, Duque de Caxias) – sob a coordenação de um grupo de professores, mas que eu não pude vivenciar a culminância da mesma, pois fui remanejada para outra Unidade Escolar por Amparo Especial (devido aos cuidados com a minha mãe).

Vejamos alguns registros da relação Anjo X Protegido e do momento da Revelação (1º e 2º Turnos)...


1º Turno







































































































 2º Turno





















4 comentários:

  1. Adoresi a Dinamica

    Deu pra sentir a diferença no recreio
    tinha musica foi legal
    by:thamiresmarcela 1601

    ResponderExcluir
  2. Thamires, A música faz a maior diferença, não? Eu também achei que foi muito legal. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    professora gostei muito da dinamica do anjo ...
    muitas pessoas pessam o mesmo que eu achei legal interessante quero que tenha todo ano !!!
    By: Ana Beatriz Turmaa:1.601

    ResponderExcluir
  4. Ana Beatriz,

    Apesar da culminância não ter sido como foi planejado, devido à semana de provas e eleição, eu achei super legal o dia da revelação do anjo.

    Eu também espero! Vai depender do envolvimento dos professores e dos alunos. Beijos

    ResponderExcluir