domingo, 6 de novembro de 2011

Fotolog: Escola Municipal Dilermando Cruz

 Imagem capturada no Portal do E-Proinfo e modificada no Adobe Photoshop


Como muitos sabem. eu faço o Curso Avançado em Mídias em Educação pelo E-proinfo (nível de Especialização). Os alunos mesmos sabem, pois em muitas situações eles responderam a um levantamento meu, todos envolvendo um tipo de tecnologia de informação e de comunicação (TIC): computador, rádio, celular etc.

E assim como sempre estou solicitando a colaboração dos mesmos, eu comento sobre o que aprendo no curso, mesmo que seja apenas uma explanação oral.

Desta vez, resolvi postar, pois quando comentei com alguns alunos e até professores, ninguém conhecia esta ferramenta: o Fotolog

O Fotolog é, na verdade, uma página pessoal relacionadas a um espaço on line para postagem de imagens (fotografias).  Diferentemente do weblog (ou Blog), que integra principalmente texto e imagem, neste não se faz uso de texto (somente na descrição da foto), até porque, o foco maior é a imagem e, sendo assim, sua linguagem é outra. No Fotolog (ou Flog), o tipo de linguagem utilizada é a imagética (não verbal).

Como atividade do atual Módulo, que estamos trabalhando, eu criei um Fotolog da Escola Municipal Dilermando Cruz, espaço este que é o cenário do meu TCC (Trabalho de Conclusão do Curso), ou seja, da minha monografia.

Sendo assim, gostaria de compartilhar o endereço do Fotolog e espero a opinião da nossa Comunidade Escolar e de outros acerca do mesmo. Basta acessar o seu endereço eletrônico (abaixo):


Espero que gostem. As postagens são publicadas, tal como no Blog, isto é, de forma cronológica inversa.

3 comentários:

  1. Oi Marli. Parabéns pelo blog. Vi o fotolog, mas vc não acha q essa tecnologia já está ultrapassada? Meus alunos usam Facebook e orkut para compartillhar suas fotos... O q vc acha? Qdo puder, visite os meus blogs. Um é pessoal Coisas de Valor ( www.realvalor.blogspot.com ) o outro é voltado para alunos e clientes e trata de temas como superação e motivação ( www.conversandoparatransformar.blogspot.com ) . Aparece lá! bjs

    ResponderExcluir
  2. Monica,
    Antes de tudo, obrigada por sua visita e comentário no Blog. Como você sabe, a criação de um Fotolog foi uma proposta de atividade do Curso. Daí, eu aproveitar para divulgar neste espaço, tendo em vista que é uma das escolas onde trabalho. Quanto ao fato desta já estar ultrapassada – em termos de tecnologia – eu não sei, mas não acho que a mesma possa ser comparada ao facebook, pois este consiste em uma rede social, na qual é preciso associar. E o fotolog não é preciso. Além do mais, esta não é a minha intenção.
    Quanto ao Flickr, tudo bem, pois este eu até acho uma opção mais avançada dos flogs.

    Ah, já ia me esquecendo... Adorei os seus Blogs. Parabéns!!

    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Professora pelo blog ... Muitas coisa interessante ...
    Veronica Santos turma 1003

    ResponderExcluir